A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

soleira de admitância para o município de teresópolis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "soleira de admitância para o município de teresópolis"— Transcrição da apresentação:

1 soleira de admitância para o município de teresópolis
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Florestas Departamento de Ciências Ambientais IF 115-Manejo de Bacias Hidrográficas soleira de admitância para o município de teresópolis Juliene M. S Amancio Priscila S Ferreira

2 Apresentação Teresópolis é o segundo município do Comitê com a maior concentração da população, cerca 151 mil habitantes, segundo o IBGE. O Rio Paquequer, com extensão de 37 km, drena o município de Teresópolis. Predominam relevos extremamente marcados pela presença de encostas íngremes. A economia da cidade gira em torno, principalmente da agricultura, ocupando 44% do território sob a jurisdição do Comitê.

3

4 Problematização: Falta de água para a agricultura
Teresópolis encontra-se a Sotavento da Serra do Mar; Cabeceira da Bacia; Predomínio de rochas e finas camadas de solos; A ocupação urbana encontra-se próximo as várzeas e encostas.

5

6 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Soleira de Admitância Critérios para a Seleção do Local: Implantada em cascata no trecho superior e médio da rede de drenagem. A quantidade das soleiras vai depender do perfil longitudinal do rio. Baixo custo, podendo ser implantadas com a mão de obra local, gerando serviço ambiental.

7 RESULTADOS Aumento da quantidade de água infiltrada. Escoamento maior, proveniente dos aquíferos, mantendo a perenidade dos rios. Garantir água para a agricultura nas épocas de estiagem. Mantém a umidade do solo, favorecendo a vegetação ao redor. Aumenta por consequência o tempo de propagação de intumescência na parte jusante do rio. Estratégia de adaptação para atenuar as mudanças climáticas, dotando o ecossistema de resiliência.

8 CENÁRIOS FUTUROS Com intervenção: Aprimoramento da área, com intervenção bióticas; perenização do rio; garantia de água em período de estiagem para a produção agrícola; evita picos de cheias nas áreas à jusante; ajudará no abastecimento das águas subterrâneas. Sem intervenção: Falta de água para a população local, interferência negativa na economia, gasto com o bombeamento de 300m de água servida e com o tratamento da mesma.

9 Bibliografia Caderno de Ações do Rio Piabanha
Comitê de Brasileiro de Barragens Caderno de Ações do Rio Piabanha Dissertação - Modelo de Avaliação da Economia Hídrica de Reservatórios Hidrelétricos em Operação; Aloisio Caetano Ferreira Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades

10 Obrigada!


Carregar ppt "soleira de admitância para o município de teresópolis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google