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Telejornalismo I Profa. Lívia Saggin.

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Apresentação em tema: "Telejornalismo I Profa. Lívia Saggin."— Transcrição da apresentação:

1 Telejornalismo I Profa. Lívia Saggin

2 Breve história da televisão no Brasil
Chega em 1950 por Assis Chateaubriand. A TV Tupi, São Paulo. Depois, chega ao RJ. Aproveita elementos do rádio Inicia com programas de humor, entretenimento e alguns telejornais Presença das telenovelas

3 Breve história da televisão no Brasil
Década de 1960: consolidação da TV no Brasil Televisão ganha formato comercial: disputa de audiência e publicidade Década de 1970: período pós-ditadura. A TV ganha novos moldes: abandona modelos do rádio, constrói novos formatos de narrar as notícias. Período de avanço tecnológico.

4 Breve história da televisão no Brasil
Década de 1980: aparecimento dos programas de debate. Consolidação de um sistema de telejornalismo em rede. Surgimento do “âncora” no telejornal. Jornalista que dirige, apresenta e comenta.

5 Breve história da televisão no Brasil
Década de 1990: presença maior de entradas ao vivo. A presença do repórter na rua. Utilização de repórteres alocados em cenários internacionais. Fomento da ideia de que telejornalismo de qualidade era dado em “tempo real”: imediatismo, rapidez, agilidade.

6 Breve história da televisão no Brasil
Anos 2000: crescimento das TV’s por assinatura Queda dos índices de audiência da TV aberta: necessidade de mudança Presença do “repórter amador”, “cinegrafista amador”, exploração de imagens “reais”. Tentativa de recuperar credibilidade.

7 Jornalismo audiovisual e o contexto brasileiro
Uma outra perspectiva: Jornalismo audiovisual e o contexto brasileiro televisão como mediadora e construtora das realidades socioculturais produção jornalística e cidadania compromissos éticos e cidadãos da reportagem

8 Processos de transformação tecnológica
múltiplas telas: novas possibilidades produção, circulação e consumo audiovisual expansão da abrangência e cobertura audiovisual dos acontecimentos

9 Um panorama contextual
Jornalismo audiovisual é um dos formatos mais assistidos no mundo Faz parte do cotidiano das pessoas, mediando suas experiências e conhecimentos do mundo e sobre o mundo Precisa se comprometer ética e socialmente com as realidades recortadas e enquadradas no formato comunicacional

10 Especificidades do jornalismo audiovisual
É intimista: fala diretamente com a audiência Apresenta nível de instantaneidade cada vez maior Mobiliza dois dos principais sentidos humanos: audição e visão Construção de: verossimilidade, proximidade e participação

11 Principais formatos NOTA SIMPLES: Matéria sem reportagem externa
NOTA COBERTA: Imagens acompanhadas da voz do apresentador  REPORTAGEM: Forma mais completa de apresentação da notícia. Contém o texto, imagens, presença do apresentador, do repórter e dos entrevistados

12 Estrutura formal da notícia
Pirâmide invertida: estrutura convencional do jornalismo contemporâneo. Principais elementos da notícia são distribuídos nos parágrafos iniciais: o lide.

13 A notícia no telejornal
O telejornalismo também utiliza características da reforma jornalística que introduziu a técnica do lide – a notícia objetiva e sintética com pouca ou nenhuma intervenção opinativa. A linguagem da notícia na televisão é bastante próxima da linguagem do jornal impresso. 

14 A notícia no telejornal
Diversos elementos que o jornal escrito explicita – onde, quando, por exemplo – o telejornal oferece através de outros recursos, como créditos de repórter com o local onde a reportagem foi feita. As imagens no telejornal são parte constitutiva do texto, acrescentando e complementando a informação (linguagem não verbal). O texto verbal exerce funções de orientação e síntese daquilo que é apresentado pela imagem. 

15 Exercícios: a) Escolha uma matéria de uma página de jornal impresso – versão online (de qualquer editoria); b) Identifique o lide e seus elementos. c) Reescreva o lide de forma mais direta, considerando as imagens pensadas anteriormente. d) Considerando que você é repórter de telejornalismo, pense em imagens que podem cobrir essa notícia. Seja detalhista: pense no cenário, nos detalhes das imagens, no posicionamento dos entrevistados. Como você cobriria o mesmo acontecimento?

16 Exercícios: a) Acesse o canal de um telejornal (disponível na internet: canal oficial da emissora, YouTube, etc.) b) Identifique uma matéria no formato NOTA SIMPLES c) Identifique uma matéria no formato NOTA COBERTA d) Identifique uma matéria no formato REPORTAGEM d) Justifique os enquadramentos dos formatos

17 Notícia x Reportagem A questão do tempo (de produção e da reportagem)
A questão do aprofundamento no tema A questão dos cuidados técnicos e estéticos A produção em equipe: pesquisa, execução e edição

18 Para Cremilda Medina [...] a reportagem compreende desde a simples articulação de uma notícia – uma expansão que situa o fato em suas relações mais óbvias com outros fatos antecedentes, consequentes ou correlatos – até o ensaio capaz de revelar, a partir da prática histórica, conteúdos de interesse permanente. “Entrevista: o diálogo possível” Cremilda Medina. São Paulo: Ática, 1990.

19 O repórter necessita Oferecer um olhar diferenciado à quem assiste
não desistir do tema, mesmo que ele não seja inédito procurar o inexplorado, o que não foi abordado com profundidade ampliar o foco da notícia

20 A boa reportagem A boa reportagem é aquela “que responde, sim, às expectativas do telespectador, mas que também possibilita que ele levante novos questionamentos, perceba que há outras formas de ver a notícia em questão”. “Reportagem na TV: como fazer, como produzir, como editar”. Alexandre Carvalho. São Paulo: Contexto, 2010.

21 E na prática? Imagens e palavras andam juntas: o repórter deve desenvolver a compreensão da imagem no seu texto Rigor na apuração dos fatos: quanto mais informação sobre o tema, melhor. Exatidão dos fatos, qualificação e idoneidade das fontes A reportagem DEVE conter diferentes versões do acontecimento/tema A reportagem precisa ser completa em si mesma, com início, meio e fim

22 E na prática? Sempre que possível, conte a história em
ordem cronológica Faça um texto CLARO, CONCISO, DIRETO, SIMPLES E OBJETIVO. Lembre-se: é um texto escrito para ser falado Em temas mais complicados, não hesite em pedir auxílio. Jornalismo é trabalho em equipe É preciso conhecer o público para quem se fala

23 O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação e se situa no detalhamento, no efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética. “Manual de Telejornalismo”. Heródoto Barbeiro e Paulo de Lima. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

24 Para relembrar... O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação. Art. 7 - Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ( )


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