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METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PEDAGOGIA AVALIAÇÃO Profª SUELI FANIZZI PONTE, João P. e SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática do 1º Ciclo. Capítulo 11: Avaliação. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

2 COMO COMEÇAR? “... Os objetivos que se pretendem avaliar são os do currículo de Matemática do 1º ciclo do ensino básico, ou seja, o conhecimento, a compreensão e a capacidade de utilização dos conceitos e processos matemáticos dos alunos e o modo como eles encaram a Matemática e se relacionam com esta área disciplinar” (p. 225).

3 Por que avaliar? O que avaliar? Como avaliar? Quando avaliar?

4 A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO REGULADOR DA APRENDIZAGEM
Quando avaliar? Planejamento O que avaliar? Coleta das informações por meio de diferentes instrumentos Interpretar os resultados e fazer inferências Tomar decisões e estabelecer novas ações O que avaliar? NO INÍCIO DO TRABALHO (SONDAGEM) NO DIA A DIA AO FINAL DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Por que avaliar? Como avaliar? AO FINAL DE UM DETERMINADO PERÍODO

5 FUNÇÃO CLASSIFICATÓRIA
FUNÇÃO FORMATIVA

6 FORMATIVA OU PROCESSUAL
TIPOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Verificar se o aluno tem os pré-requisitos necessários para iniciar o estudo de um determinado assunto. FORMATIVA OU PROCESSUAL Verificar o progresso do aluno de acordo com os objetivos de aprendizagem (o propósito é ajudar os alunos e não compará-los entre si) SOMATIVA Verificar as aquisições do aluno (realizada ao final de um determinado período ou sequência de trabalho) p. 227

7 AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA
EM PORTUGAL AVALIAÇÃO AFERIDA AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA NO BRASIL AVALIAÇÕES EXTERNAS MACRO AVALIAÇÕES AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS NÃO HÁ

8 AVALIAÇÃO PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO – p. 229 Congruência curricular
Integração no processo de ensino-aprendizagem Diversificação de formas e instrumentos Predominância do propósito formativo Transparência Natureza construtiva (tratamento dado ao erro)

9 AS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS: propósito formativo??
CURRÍCULO MACRO AVALIAÇÕES (PROVAS PADRONIZADAS) RESULTADOS INSATISFATÓRIOS INVESTIMENTO EM NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS

10 PORTFOLIOS (interdisciplinar / utilizado em um período maior)
FORMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (individuais, em duplas ou grupos e no coletivo) FICHAS DE TRABALHO “prova” (exercícios, questões de resposta aberta, atividades de investigação etc) PRODUÇÕES DE TEXTO APRESENTAÇÕES ORAIS OBSERVAÇÃO PORTFOLIOS (interdisciplinar / utilizado em um período maior)

11 AVALIAÇÃO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (formas e instrumentos)
PROCESSUAL SOMATIVA

12 AVALIANDO O ESTÁGIO – DINÂMICA
Formar grupos por ano de escolaridade ou segmento do ensino. Compartilhar as experiências vivenciadas no estágio. 3) Guiar os comentários a partir de duas questões: a) O que estou aprendendo com a experiência do estágio? b) É possível estabelecer relações entre as aulas da disciplina e a experiência vivenciada no estágio? Quais? Exemplifique. 4) Expressem, como quiserem, na cartolina, a experiência do estágio (desenhos/palavras/recortes etc). 5) Apresentar à sala.

13 QUESTÕES PARA A DINÂMICA DE ESTÁGIO (uma forma de avaliar o estágio)
a) O que estou aprendendo com a experiência do estágio? b) É possível estabelecer relações entre as aulas da disciplina e a experiência vivenciada no estágio? Quais? Exemplifique.


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