Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PEDAGOGIA AVALIAÇÃO Profª SUELI FANIZZI PONTE, João P. e SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática do 1º Ciclo. Capítulo 11: Avaliação. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.
2
COMO COMEÇAR? “... Os objetivos que se pretendem avaliar são os do currículo de Matemática do 1º ciclo do ensino básico, ou seja, o conhecimento, a compreensão e a capacidade de utilização dos conceitos e processos matemáticos dos alunos e o modo como eles encaram a Matemática e se relacionam com esta área disciplinar” (p. 225).
3
Por que avaliar? O que avaliar? Como avaliar? Quando avaliar?
4
A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO REGULADOR DA APRENDIZAGEM
Quando avaliar? Planejamento O que avaliar? Coleta das informações por meio de diferentes instrumentos Interpretar os resultados e fazer inferências Tomar decisões e estabelecer novas ações O que avaliar? NO INÍCIO DO TRABALHO (SONDAGEM) NO DIA A DIA AO FINAL DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Por que avaliar? Como avaliar? AO FINAL DE UM DETERMINADO PERÍODO
5
FUNÇÃO CLASSIFICATÓRIA
FUNÇÃO FORMATIVA
6
FORMATIVA OU PROCESSUAL
TIPOS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Verificar se o aluno tem os pré-requisitos necessários para iniciar o estudo de um determinado assunto. FORMATIVA OU PROCESSUAL Verificar o progresso do aluno de acordo com os objetivos de aprendizagem (o propósito é ajudar os alunos e não compará-los entre si) SOMATIVA Verificar as aquisições do aluno (realizada ao final de um determinado período ou sequência de trabalho) p. 227
7
AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA
EM PORTUGAL AVALIAÇÃO AFERIDA AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA NO BRASIL AVALIAÇÕES EXTERNAS MACRO AVALIAÇÕES AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS NÃO HÁ
8
AVALIAÇÃO PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO – p. 229 Congruência curricular
Integração no processo de ensino-aprendizagem Diversificação de formas e instrumentos Predominância do propósito formativo Transparência Natureza construtiva (tratamento dado ao erro)
9
AS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS: propósito formativo??
CURRÍCULO MACRO AVALIAÇÕES (PROVAS PADRONIZADAS) RESULTADOS INSATISFATÓRIOS INVESTIMENTO EM NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS
10
PORTFOLIOS (interdisciplinar / utilizado em um período maior)
FORMAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (individuais, em duplas ou grupos e no coletivo) FICHAS DE TRABALHO “prova” (exercícios, questões de resposta aberta, atividades de investigação etc) PRODUÇÕES DE TEXTO APRESENTAÇÕES ORAIS OBSERVAÇÃO PORTFOLIOS (interdisciplinar / utilizado em um período maior)
11
AVALIAÇÃO NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (formas e instrumentos)
PROCESSUAL SOMATIVA
12
AVALIANDO O ESTÁGIO – DINÂMICA
Formar grupos por ano de escolaridade ou segmento do ensino. Compartilhar as experiências vivenciadas no estágio. 3) Guiar os comentários a partir de duas questões: a) O que estou aprendendo com a experiência do estágio? b) É possível estabelecer relações entre as aulas da disciplina e a experiência vivenciada no estágio? Quais? Exemplifique. 4) Expressem, como quiserem, na cartolina, a experiência do estágio (desenhos/palavras/recortes etc). 5) Apresentar à sala.
13
QUESTÕES PARA A DINÂMICA DE ESTÁGIO (uma forma de avaliar o estágio)
a) O que estou aprendendo com a experiência do estágio? b) É possível estabelecer relações entre as aulas da disciplina e a experiência vivenciada no estágio? Quais? Exemplifique.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.