Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Economia Solidária no Brasil
Princípios da Economia Solidária no Brasil
2
Economia solidária é definida como o ‘’conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão’’.
3
Princípios Autogestão; Democracia; Solidariedade; Cooperação;
Respeito a Natureza; Comércio Justo; Consumo Solidário.
4
Auto Gestão Os participantes das organizações exercitam as práticas participativas nos processos de trabalho, nas definições estratégicas e cotidianas dos empreendimentos, na direção e coordenação das ações nos seus diversos graus e interesses.
5
Democracia Na economia solidária a democracia é exercida da forma que todos são iguais, todos têm o mesmo poder de decisão, se tiver que delegar todos votam por igual e as pessoas que os representam tem que se submeter à sua vontade senão são substituídas e são eleitas outras.
6
Cooperação Organizações coletivas associativas com existência de interesses e objetivos comuns, a união dos esforços e capacidades, a propriedade coletiva de meios de produção, a partilha dos resultados e a responsabilidade solidária.
7
Dimensão Econômica Agregação de esforços e recursos para produção, beneficiamento, crédito, comercialização e consumo, envolvendo elementos de viabilidade econômica permeados por critérios de eficácia e efetividade, ao lado dos aspectos culturais, ambientais e sociais.
8
Solidariedade Expressa a justa distribuição dos resultados alcançados; nas oportunidades que levam ao desenvolvimento de capacidades e da melhoria das condições de vida dos participantes;
9
Respeito a natureza A própria natureza da economia solidária expressa as dimensões que também são comuns aos eventos sustentáveis: as vertentes sociais, econômicas e ambientais. Assim valorizando muito os aspectos políticos, ecológicos e culturais das situações consideradas.
10
A economia solidária vem com uma forma diferenciada de pensar e de “fazer” economia, talvez esteja começando um novo caminho em termos da construção de um mundo mais solidário onde o indivíduo seja o foco principal longe da frieza dos números e dos índices que marcam a economia de mercado. Talvez possamos forçar as mudanças econômicas tão almejadas em prol de um mundo econômico menos agressivo e injusto.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.