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Estudos de Mercado II Aula 2- Conceitos avançados de marketing

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Apresentação em tema: "Estudos de Mercado II Aula 2- Conceitos avançados de marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos de Mercado II Aula 2- Conceitos avançados de marketing
Curso : Publicidade e Propaganda 4º. semestre Profª. Cristiane Horta

2 O que consumimos? Serviços Médico Dentista Seguro Baladas Cinemas
Produtos Alimentos Material Higiene / Limpeza Automóveis Auto peças Imóveis Material construção Roupas e acessórios Calçados Combustível Software Eletrônicos Móveis Aparelho celular Revistas / Jornais Remédios Material Escolar Serviços Médico Dentista Seguro Baladas Cinemas Restaurantes Telefonia Cursos Cabeleireiro Manicure Locação de vídeo Passagem aérea Hospedagem

3 Principais Tipos/Áreas de Marketing
Tipo Descrição Exemplo Produto Marketing destinado a criar trocas para produtos tangíveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangíveis Marketing destinado a criar ações favoráveis em relação a pessoas Marketing destinado a atrair pessoas para lugares Marketing destinado a criar apoio para idéias e questões ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejáveis Marketing destinado a atrair doadores, membros, participantes ou voluntários Estratégias para vender os computadores Infoway Estratégias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratégias para obter votos para Fernando Henrique Cardoso Estratégias para levar pessoas a passar férias na Bahia Estratégias para coibir o uso de drogas ilícitas Estratégias para aumentar o número de associados do fã-clube do Roberto Carlos Serviço Pessoa Lugar Causa Organização Fonte: CHURCHIIL Jr., G. PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes Saraiva, 2003. 2 3 3 3

4 Produto Pessoa = Show do Djavan
Lugar = Viagem para Fernando de Noronha Atividade = Fazer exercícios físicos Organização = Participar da ESPM Social Idéia = Adotar uma filosofia de vida diferente

5 Pessoas voltar

6 Lugares voltar

7 Serviços voltar

8 Organizações voltar

9 Idéias voltar

10 Orientações de Marketing
1. Marketing como Filosofia de Negócio É o marketing integrado, isto é, toda a empresa mobilizada para obter e manter clientes. 2. Marketing Estratégico É a adaptação estratégica da empresa às condições do ambiente e do mercado. 3. Marketing Operacional São as atividades de (pesquisa), produto, preço, distribuição e comunicação.

11 1)Marketing como Filosofia de Negócio
Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais.

12 Marketing Integrado PRODUÇÃO MARKETING CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.
O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora CLIENTE FINANÇAS REC. HUM.

13 2)Marketing Estratégico
É preciso adaptar as variáveis internas, controláveis, às variáveis externas, incontroláveis. Esta adaptação estratégica da empresa ao seu ambiente de negócios em linha com o seu posicionamento é o: “COMPOSTO MERCADOLÓGICO ESTRATÉGICO”

14 3)Marketing Operacional
É um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. E um conjunto de atividades desempenhadas para obter e manter clientes com o melhor retorno para a empresa. COMUNICAÇÃO PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL RELAÇÕES PÚBLICAS MARKETING DIRETO PRODUTO CARACTERÍSTICAS: QUALIDADE DESIGN MARCA SERVIÇOS VARIEDADE... PREÇO PREÇO DE LISTA DESCONTOS CONCESSÕES CONDIÇÕES DE CRÉDITO... DISTRIBUIÇÃO CANAIS COBERTURA LOCALIZAÇÃO ESTOQUES LOGÍSTICA...

15 Principais críticas sociais do marketing
O impacto do mkt sobre os consumidores individuais: Preços altos Práticas desonestas Vendas sob pressão Produtos de qualidade inferior(ou perigosos) Obsolescência planejada Serviços de baixa qualidade para consumidores menos favorecidos

16 Principais críticas sociais do marketing
O impacto do mkt sobre os a sociedade como um todo: Falsas necessidades e excesso de materialismo Carências de bens sociais Poluição cultural Excesso de poder político

17 Ações da cidadania e ações públicas para a regulamentação do mkt
Defesa do consumidor: movimento de defesa do consumidor que agrupa cidadãos e agências governamentais com a finalidade de melhorar a relação de direitos e poderes entre compradores e vendedores. Exs.: PROCON, CONAR Defesa ambiental: Movimento organizado que alia cidadãos, empresas e agências governamentais com foco na proteção e melhoria do ambiente de vida da população. Os ambientalistas não se colocam contra o mkt, querem criar a consciência em pessoas e organizações e tenham maior cuidado com o meio ambiente e operações que realizam. Ex.: empresa: Grupo Pão de Açúcar(Projetos reciclagem); entidade: Greenpeace, Mata Atlântica.

18 Defesa ambiental: a) Empresas que dão ênfase à prevenção (minimizar resíduos antes que sejam criados) Programas de mkt verde- desenvolvimento de produtos ecologicamente mais seguros, embalagens recicláveis e biodegradáveis, melhor controle da poluição e utilização mais eficiente da energia em suas operações. Ex.: McDonald´s b) Empresas que praticam a supervisão do produto: minimizando TODOS impactos ambientais durante o Ciclo de vida do produto. Adoção de projeto ambiental(DFE – Design for environmment), com a criação de produtos fáceis de recuperar. Ex.: empresa Xerox. c) Empresas que planejam novas tecnologias

19 Ações empresariais para o marketing socialmente responsável
Marketing socialmente engajado: filosofia que determina que o mkt de uma empresa deve dar apoio ao melhor desempenho do sistema de marketing a longo prazo. E consiste em 5 princípios: Marketing orientado para o consumidor (organizar suas atividades de forma a perceber, atender e satisfazer às necessidades de um grupo definido de consumidores. Marketing Inovador (busca constante de melhorias) Marketing de valor (aprimoramento contínuo da oferta) Marketing com visão social ( definir sua missão em termos sociais amplos e não só limitados ao produto) Marketing de responsabilidade social ( tomadas de decisão levando em consideração as necessidades dos consumidores, os requisitos da empresa e os interesses dos consumidores e sociedade a longo prazo)

20 Orientação de Marketing Social ou societal
A Orientação de Marketing Social sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que a concorrência, de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Satisfazer a necessidade dos consumidores + Interesses públicos

21 Marketing societal O marketing é adequado aos tempos atuais ?
Como estamos observando e agindo de forma responsável socialmente em questões como: negligência ambiental; escassez de recursos; explosão demográfica; fome e miséria; exclusão social; seviços sociais negligenciados, face perda de funções do estado-nação?

22 Cidadania corportiva como uma orientação de marketing
Foco: práticas consideradas socialmente responsáveis podem ser utilizadas como instrumento de marketing pelas empresas.

23 Cidadania corporativa: performance social dos negócios
Quatro dimensões da cidadania corporativa: Econômica Legal Ética Filantrópica

24 Cidadania corporativa – responsabilidade social
Conceito de responsabilidade social, atualmente ainda não está consolidado. Representa: uma transformação na concepção da empresa e de seu papel na sociedade. Definição: Como o relacionamento ético e responsável da empresa com todos os grupos de interesse que influenciam sua atuação, ou são por ela impactados, bem como o respeito às questões ambientais e o investimento em ações sociais.

25 Responsabilidade social – escola de macromarketing
FOCO: papéis e impactos das atividades de marketing na sociedade e vice-verso. Escopo principal: necessidades e preocupações societais e suas influências no marketing, examinando a ética nos negócios, sem desconsiderar as expectativas dos stakeholders. Conceitos adicionais: Organizações: são compostas por uma complexa teia de relacionamentos e contratos tanto explícitos como stakeholders e a empresa. Stakeholders: empregados, acionistas, clientes, fornecedores etc. >> Ajudam: a empresa a alcançar seus objetivos. >> Definição: pessoas ou grupos que têm ou reinvidicam posse, direito ou interesses em uma organização.

26 Marketing societal- contribuições
A PRÓXIMA SOCIEDADE, conforme (DRUCKER, 2002, p ) “Nos países desenvolvidos, o fator dominante da Próxima Sociedade será algo a que pessoas, em sua maioria, estão começando a prestar atenção: o rápido crescimento da população de idosos e o rápido encolhimento da população da geração mais jovem”. “O que ainda não foi percebido é que um número crescente de pessoas mais velhas – acima de cinqüenta anos, digamos – não continuará trabalhando como empregados tradicionais em tempo integral...” “O encolhimento da população mais jovem irá causar uma perturbação ainda maior, porque nada parecido aconteceu desde os últimos dias do Império Romano [...] O mercado de massa homogêneo [...] passará a ser determinado pela meia idade ...”.

27 Referências bibliográficas
CHURCHIIL Jr., G. PETER, J. P. Marketing: criando valor para os clientes Saraiva, 2003. KOTLER, Philip. Princípios de marketing. P Hall, 2003. KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary . Princípios de marketing. – São Paulo: Pearson Education Prentice-Hall do Brasil 9ª edição, 2003. ETZEL, Michael J.; Bruce J. Walker, Willian J. Stanton. Marketing. Sao Paulo: M.Books, 11ªed, 2001. HOOLEY, Graham J. SAUNDERS, John A., PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo - Education Prentice-Hall do Brasil, 1997. PINTO, Marcelo de Rezende & LARA, José Edson. A cidadania corporativa como uma orientação de marketing: um estudo de varejo. Revista RAE: FGV, vol. 44 Bibliografia complementar: - TREVISAN, Fernando Augusto. Balanço Social como instrumento de marketing. Revista ERA eletrônica, Vol. 1, Número: 2, jul-dez/2002. - REVISTA EXAME. Ano 38. Ed Número Matéria: Funcionário feliz = lucro maior.


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