A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Influência da Reforma na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Influência da Reforma na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 A Influência da Reforma na Educação
26º Workshop A Influência da Reforma na Educação Instituto Presbiteriano Mackenzie São Paulo, SP

2 A EFICÁCIA DA ALFABETIZAÇÃO FÔNICA PARA A ESTRUTURA, PROCESSO E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE LEITURA E ESCRITA. Rosana Rocha Medeiros São Paulo/S.P

3

4 HONLEXISTONAMINDELONA
Leia com atenção: HONLEXISTONAMINDELONA Quais foram as rotas de leitura que você usou?

5 Objetivos Verificar os benefícios da alfabetização fônica na área cognitiva da criança. Discorrer sobre a importância da rota fonológica e lexical para o desenvolvimento da leitura. Analisar a eficácia da consciência fonológica aplicada a crianças não alfabetizadas. Refletir sobre o propósito da leitura e da escrita.

6 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 O ponto de partida para o verdadeiro conhecimento é o desejo de conhecer a Deus, motivado por um desejo de incompletude, próprio do ser humano, provocado pelas operações externas da alma. Esse sentimento o impulsiona a buscar a Deus, tornando-se o maior ideal que o ser humano pode almejar ( Giles, 1987, p. 61)

7 A LINGUAGEM COMEÇOU NA ETERNIDADE!

8 Palavras-chave Propósito Linguagem Rotas de leitura
Consciência fonológica Alfabetização Fônica

9 QUAL É O PROPÓSITO DA LINGUAGEM?
O homem foi criado para se relacionar, primeiro ele se relacionou com seu Criador, depois com a sua família. A LINGUAGEM oral foi o meio usado para a expressão de sentimentos, ideias, instruções, pensamentos, enfim.

10 A alfabetização fônica favorece o contato da criança com as rotas de leitura fonológica e lexical.

11 Conforme A. e F. Capovilla, a consciência fonológica é a habilidade de discriminar e manipular os segmentos da fala, ou seja, as palavras, as sílabas e os fonemas, Além disso, diversos estudos também têm relatado que procedimentos para desenvolver consciência fonológica são eficazes em produzir a aquisição bem sucedida de leitura e escrita competentes.

12 Qual é a principal percepção para o desenvolvimento da consciência fonológica?

13 Visto que o ouvir e o falar estão envolvidos tanto na leitura quanto na escrita, todos devemos aprender a ouvir antes de aprender a falar. Apenas quando aprendemos a ouvir em obediência nos tornamos capazes de aprender a falar os sons individuais ( fonética) e comunicar aos outros de forma ordenada (soletrar) (Jehle, 2016, p. 143).

14 1) BRINCAR DE OUVIR (PERCEPÇÃ O AUDITIVA)  sons verbais e não verbais   2)PERCEPÇÃO DE FRASES 3)PERCEPÇÃO DE PALAVRAS Desenvolver a consciência da diferença entre frases e palavras; Este é o primeiro passo rumo a descoberta de que a linguagem oral é feita de níveis de unidades linguísticas cada vez menores.   4)ALITERAÇÃO e RIMAS  

15 6)Percepção de FONEMAS -BRINCAR DE OBSERVAR (PERCEPÇÃO VISUAL
Ao direcionar a atenção das crianças para a estrutura sonora das palavras promovemos a consciência de que a Fala não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma.   5)PERCEPÇÃO DE SÍLABAS   6)Percepção de FONEMAS   -BRINCAR DE OBSERVAR (PERCEPÇÃO VISUAL -CATÁLOGOS DE A à Z - PALAVRAS DESENHADAS   -BRINCAR DE TOCAR (PERCEPÇÃO TÁTIL)   Brincar com letras sentindo seu formato, separando-as, formando fileiras, colunas, etc PERCEPÇAÕ FONO-ARTICULATÓRIA  

16 6. Desenvolvimento

17

18 Reforma e Alfabetização
Propósito Reforma e Alfabetização Lutero traduziu o novo testamento para o vernáculo alemão, em 1522 foi publicado e se transformou na base para todo um processo de alfabetização pública. Por que Lutero fez isto? Para Lutero, Não há outra ofensa que pese tanto diante de Deus e que mereça maior castigo do que negligenciar a educação das crianças (Giles, 1987, p. 119).

19 Você sabe qual é a linha de alfabetização adotada no Brasil?

20 JEHLE, Paul. Educação por princípios: Fundamentos do currículo escolar
JEHLE, Paul .Educação por princípios: Fundamentos do currículo escolar . São Paulo: Aecep, 2016. BORGES, Inez Augusto. Educação e Personalidade: A dimensão sócio-histórica da educação cristã. São Paulo: Mackenzie, 2002. MARILYN,A.;FOORMAN, B.; LUNDBERG, I. BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006. SEABRA, A., & Capovilla, F. C. Problemas de Leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, 2011.


Carregar ppt "A Influência da Reforma na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google