Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarlos Eduardo Alves César Alterado mais de 7 anos atrás
1
Contextualização das Principais Escolas da Psicologia
2
Principais Escolas da Psicologia
Início dos anos 1900 Século V 1649 1879 1962 1967 Wundt cria 1º laboratório em Leipzig – Psicologia Experimental - ESTRUTURALISMO PSICOLOGIA COGNITIVA ...A evolução da Psicologia continua: Neuropsicologia, Ecletismo, Psicologia Positiva, Terceira Onda, etc. Sócrates, Platão, Aristóteles. PSICOLOGIA HUMANISTA BEHAVIORISMO GESTALT FUNCIONALISMO Reneé Descartes: corpo e alma são entidades distintas PSICANÁLISE
4
PRIMÓRDIOS DA PSICOLOGIA
INFLUÊNCIAS FISIOLÓGICAS INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS Mapeamento funções cerebrais; Estudo do Sistema Nervoso; Mecanicismo; Relação Quantitativa mente-corpo; Psicofísica; Etc. Mecanicismo; Descartes: MENTE-CORPO Positivismo; Empirismo; CIÊNCIA Materialismo;
5
Em meio a inúmeras discussões sobre constructos fisiológicos, ainda em discussão sobre a função da percepção nos sentidos, era chegada a hora de estudar e quantificar esse portão de entrada para a mente: a psicologia experimental estava pronta para começar.
6
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Os primórdios da psicologia experimental: As primeiras aplicações do método experimental à mente, ou seja, ao que consistia o estudo da Psicologia são creditadas a quatro cientistas: Hermann Helmholtz, Ernst Weber, Gustav Fechner e Wilhelm Wundt. Todos eram cientistas alemães, especializados em Fisiologia e cientes do impressionante avanço da Psicologia Moderna.
7
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Wilhelm Wundt foi o fundador da psicologia como disciplina acadêmica formal. Instalou o primeiro laboratório, lançou a primeira revista especializada e deu início à psicologia experimental como ciência. Temas de suas pesquisas como: Sensação e percepção, atenção, sentimentos, reação e associação, tornaram-se capítulos básicos de livros didáticos e são até hoje fontes inesgotáveis de estudo. O método da introspecção.
8
Método de ANÁLISE Estruturalista
Consiste em construir modelos explicativos de realidade, chamados estruturas. Por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo. É um método que contraria oempirismo, que vê a realidade como sendo constituída de fatos isolados. Para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior.
9
ESTRUTURALISMO Aproximadamente > 1860, Europa.
Objeto de Estudo: Consciência Principais teóricos: Wilhelm Wundt, Edward Titchener Idéia Central: estudo da consciência separada em seus elementos subjacentes.
10
FUNCIONALISMO Aproximadamente 1860, Estados Unidos.
Principais teóricos: Willian James, Edward Titchener, John Dewey Objeto de Estudo: consciência Idéia Central: estudar os processos, operações e atos mentais como formas de interação adaptativa, no sentido de descobrir sua função.
11
BEHAVIORISMO Início século XX, Estados Unidos.
Principais teóricos: Pavlov, John B. Watson , B. F. Skinner Objeto de Estudo: Comportamento Idéia Central: Estuda os papéis das forças ambientais na produção do comportamento.
12
GESTALT Início século XX, Europa.
Principais teóricos: Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Kohler, Piaget Objeto de estudo: Percepção Idéia Central: o todo da experiência pessoal é muito maior do que simplesmente a soma dos seus elementos constituintes.
13
PSICANÁLISE Início século XX, Europa.
Principais teóricos: Sigmund Freud Objeto de estudo: Inconsciente Idéia Central: tentar trazer os conteúdos do inconsciente para o conhecimento consciente, para que os conflitos possam ser revelados.
14
PSICOLOGIA HUMANISTA 1962, Estados Unidos
Principais teóricos: Carl Rogers, Maslow. Objeto de estudo: Potencial de autorrealização. Idéia Central: O indivíduo possui possibilidades inimagináveis de compreender-se de modificar os conceitos que tem de si-mesmo, suas posturas e seu comportamento; esse potencial pode ser liberado se a pessoa puder ser trazida a uma situação caracterizada por um clima favorável para o desenvolvimento psíquico.
15
PSICOLOGIA COGNITIVA 1967, Estados Unidos.
Principais teóricos: Neisser, Festinger, Beck. Objeto de estudo: a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. Idéia Central: A maneira como os indivíduos percebem e processam a realidade influencia a maneira como eles se sentem e se comportam.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.