A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Refletindo sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos

2 LDB 9394/96 EJA Modalidade de ensino
Pessoas que não tiveram acesso e/ ou permanência ao ensino regular na idade própria

3 Não é um ensino de categoria inferior
EJA Não é um ensino de categoria inferior Atenção às especiais necessidades do perfil dos educandos e faixa etária desse grupo

4 EJA Função Reparadora Equalizadora Qualitativa

5 EJA Continuidade de estudos
Objetivo Continuidade de estudos Garantia de sistematização e apropriação de conhecimentos nas diversas áreas. Valorização de espaços educativos que privilegiem as interações de experiências do jovem e adulto visando fortalecer a sua autoestima e identidade cultural para a construção de sua personalidade.

6 Perfil do aluno da EJA A grande maioria é trabalhador;
Possui certo conhecimento de mundo; Possui uma diversidade sócio-econômico-cultural; Ousam menos porque possuem autocrítica e autocensura;

7 Perfil do aluno da EJA Autoestima baixa – interfere de maneira negativa no processo de aquisição de conhecimentos Aspiram na aprendizagem fins imediatos, querendo saber onde e como irão utilizar os conhecimentos adquiridos; Gosta de ser ouvido e envolvido nas situações de aprendizagem; São resistentes as mudanças

8 Perfil do aluno da EJA Autoestima baixa – interfere de maneira negativa no processo de aquisição de conhecimentos Aspiram na aprendizagem fins imediatos, querendo saber onde e como irão utilizar os conhecimentos adquiridos; Gosta de ser ouvido e envolvido nas situações de aprendizagem; São resistentes as mudanças

9 Educação de Jovens e Adultos
Evasão escolar Educação de Jovens e Adultos Horários incompatíveis Trabalho / Escola Moradia Doenças Violência Metodologia pedagógica inadequada Questões familiares

10 Questões de relevância para a permanência e bom funcionamento da escola
O perfil do profissional para trabalhar com a EJA; Preparo da Escola para receber jovens e adultos; Situações didáticas e conteúdos adequados para os alunos; Uso de materiais pedagógicos adequados; Política de Gestão interna da Escola.

11 Utilização de novas tecnologias
Quais as ações que a escola tem desenvolvido para garantir a permanência do aluno? Gincanas Jograis Corais Utilização de novas tecnologias Palestras Gincanas pedagógicas Feiras

12 Formação para professores da EJA
Quais as ações desenvolvidas pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos? Formação para professores da EJA Mostra de Talentos Viabilização da utilização pelos alunos de novas tecnologias Participação nos projetos desenvolvidos pelas escolas Seminários – articulação com as Universidades

13 1ª ETAPA : CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Levantar estatísticas da evasão na Escola e em cada sala de aula, com os alunos; Tornar os alunos conscientes que a perda da escolaridade acarreta prejuízos no desenvolvimento pessoal, acerca da não continuidade dos estudos; Comparar os índices de evasão da Escola, com índices nacionais, por região, da clientela da EJA;

14 1ª ETAPA : CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Fazer levantamento diagnóstico dos alunos para comparar com o resultado final dos projetos didáticos; Fazer comparações dos últimos anos da evasão escolar (construir gráficos, realizar cálculo de operações, analisar dados percentuais).

15 2ª ETAPA : PERFIL DA ESCOLA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Definição da Escola adequada para a Educação de Jovens e Adultos; Debate em sala de aula; Construção de um painel coletivo com as conclusões; Seminário promovido na escola para a Educação de Jovens e Adultos

16 Sugestões de atividades didáticas:
Pesquisa e entrevistas entre os alunos sobre os interesses dos grupos da escola; Levantamento e tabulação das principais questões que levam os alunos a abandonar às escolas (construir textos, fazer listas, gráficos, etc). Sugestões de atividades didáticas: Colagem Produção de textos Dramatização Representação através de desenhos Maquetes

17 ESCOLA QUE QUEREMOS: QUE NORMAS DEVEM EXISTIR NA ESCOLA DO NOTURNO?
COMO DEVEM SER AS ATITUDES DO DIRETOR, DO PROFESSOR, DO ALUNO, DO FUNCIONÁRIO DA ESCOLA? QUE AULA GOSTARIAM DE TER? QUE NECESSIDADES TEMOS PARA APRENDER?

18 3ª ETAPA : PRODUÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO
Monitoramento da presença e da frequência dos alunos realizada pelos próprios alunos; Divulgar informações sobre os alunos da Educação de Jovens e Adultos através de um jornalzinho que circule na escola, tais como: profissões / serviços – classificados, notícias, etc. Entrevistas com profissionais que abordem os requisitos e o perfil profissional necessários à inserção no mercado de trabalho;

19 Estimular a participação dos alunos da EJA em concursos e prêmios literários;
Incentivar a socialização e valorização dos saberes profissionais e dos talentos inerentes aos alunos da turma ( Mostra de Talentos); Possibilitar um intercâmbio entre a Escola mais próxima que tem Educação de Jovens e Adultos para realizar alguma atividade em parceria ou para apresentações;

20 Realizar atividade extraclasse, eventos sociocultural, para estimular a participação na escola, proporcionando o planejamento da atividade (orçamento, cronograma, roteiro, objetivo). Realização de “Sexta Cultural”; Releituras: diversas modalidades textuais apresentadas entre os grupos.; Jogos – campeonatos; Aulas de dança


Carregar ppt "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google