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FORMULÁRIO para cadastro de matéria prima (roh)

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Apresentação em tema: "FORMULÁRIO para cadastro de matéria prima (roh)"— Transcrição da apresentação:

1 FORMULÁRIO para cadastro de matéria prima (roh)
Central de Cadastro Autor: Alessandra Araujo – Fevereiro/2015

2 BEM VINDO! Este material deverá auxiliá-lo no passo a passo de como preencher o formulário para o cadastro de uma matéria prima.

3 O que é matéria prima (ROH)?
Matéria prima do tipo (ROH) são sempre adquiridas externamente e, em seguida, processadas. Um registro mestre de material desse tipo contém dados de compras, mas não de vendas, pois as matérias-primas não podem ser vendidas. ROH é a sigla utilizada dentro do Sistema SAP para material de tipo matéria prima.

4 Exemplo de matérias primas (ROH)
Manteiga de cacau Albumina Amido de milho Ovo integral em Pó

5 Exemplo de matérias primas (ROH)
Você também poderá realizar uma pesquisa no SAP, para verificar quais os produtos que tem atualmente cadastros como Matéria prima ! Para saber como realizar a pesquisa com maiores detalhes, veja no tutorial: SAP – Transação MM03

6 1º Passo – Baixar formulário no Zendesk
Antes de iniciarmos com a explicação do formulário você deverá saber onde baixar o formulário: Acessar o link Clicar em “Formulários” Selecionar “Matéria Prima” Clique no documento para baixar o formulário

7 Dicas úteis Os campos em “branco” no formulário deverão ser preenchidos pelo solicitante. As informações inseridas no formulário são de responsabilidade do solicitante. Os formulários poderão ser atualizados na rede sempre que houver necessidade e sem aviso prévio, assim solicitamos baixar o formulário sempre que for realizar um novo cadastro, caso seja enviado um formulário desatualizado, este será devolvido e a Central de Cadastro deverá solicitar novo envio.

8 2º Passo – Preencher o Formulário
Os campos acima deverão ser preenchidos com as informações da pessoa que está solicitando o cadastro. No campo “Centro” deverá ser informado para qual empresa o item será cadastrado. O padrão é que o cadastro seja realizado na empresa “1000 – IBAC” e depois expandido para as demais empresas conforme necessidade. No campo “Expandir?” deverá ser preenchido quando o material for utilizado pelas demais empresa da Cacau Par, além da “1000 – IBAC”.

9 2º Passo – Preencher o Formulário
Preencher os campos acima com as informações do produto que será cadastrado. Descrição do Material: nome do produto campo limitado a 40 caracteres; Unid.medida básica: preencher com a forma que será comprado; Ex: KG, CX, ROL etc. GrpMercads.: deverá selecionar a qual grupo o produto em questão pertence, dentro do grupo criado para matéria prima. Ao lado lista existente atualmente: Peso bruto: deverá ser maior ou igual que o peso líquido (produto na embalagem). Peso líquido: deverá ser preenchido com o peso apenas do produto, ou seja, sem a embalagem. Importante: Quando for realizar um cadastro onde a unidade de medida básica é KG os dois campos deverá ser preenchido com o mesmo peso: 1 KG = 1 KG

10 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Comércio Exterior: Importação, no campo Código de Controle deverá ser informado o código NCM do material, esse nr deverá ser adquirido com o fornecedor deste produto. Caso o solicitante não saiba informar o código no momento da solicitação, deverá preencher este campo com , a Central irá realizar o cadastro e deverá deixar o material bloqueado até que esta informação seja atualizada no sistema. Os demais campos são bloqueados, pois as informações são únicas para esse tipo de material. NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.

11 2º Passo – Preencher o Formulário
Os campos são bloqueados, pois as informações são únicas para esse tipo de cadastro.

12 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Dados Principais o solicitante deverá preencher apenas o campo destacado acima, com a quantidade do produto que compõe o material, de acordo com a unidade de compra informada anteriormente (CX, GAL, etc.) Os demais campos já deverão vir preenchidos automaticamente - Peso Bruto, Peso Líquido e Unidade de Medida. Dd. Centro/Armazen. – Dados prazo de vencimento Tmp.valid.restante: neste campo o solicitante deverá informar em dias quanto tempo a CS permite a entrada deste produto antes de seu vencimento, o mesmo poderá ser calculado em 2/3 de seu vencimento, ou seja um produto com total de validade de 365 dias o Tmp.valid.restante deverá ser de 244 dias. Prazo de validade: deverá ser informado o prazo total da validade do produto da sua fabricação.

13 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Administração Depósito 1, o solicitante deverá preencher apenas o campo destacado “Unidade de medida WM”, unidade do material em qual deverá ser armazenado. Ex: Um material que a compra é feita em KG, porém ele vem em CX, “CX” deverá ser a unidade de armazenamento no campo Unidade de medida WM. Administração Depósito 2 o solicitante deverá informar a quantidade que deverá compor o Palete de acordo com a Unidade de medida WM preenchida anteriormente.

14 2º Passo – Preencher o Formulário
Em Contabilidade 1 o solicitante deverá preencher o campo Valor do Custo do Insumo de acordo com o preço unitário ou seja o preço Net informado pelo fornecedor, caso não tenha usar 0,01. Em Contabilidade 2 no campo Origem de Material o solicitante deverá informar sua origem: Nacional: quando o produto é fabricado no Brasil utilizar o 0 - Nacional; Importado: quando o produto for fabricado em outro País utiliza o 1- Estrangeiro -import. direta;

15 Próximos passos Finalizamos aqui as etapas referente ao formulário, próximos passos você deverá aprender como enviá-lo a Central de Cadastro para que seja cadastro no Sistema SAP. Lembramos que este material estará disponível quando quiser relembrar do processo!

16 3º Passo - Abrir chamado no Zendesk
Acessar o link Clicar “Enviar uma Solicitação” Selecionar o Tipo de Solicitação: “Central de Cadastro” e qual o assunto do chamado Inserir as informações solicitadas Anexar o formulário devidamente preenchido e validado pelas áreas responsáveis. Clicar em enviar

17 4º Passo - Cadastrar produto no SAP
A Central de Cadastro é responsável em realizar o cadastro da matéria prima enviado através do Zendesk (visto no passo anterior) no Sistema SAP. A Central de Cadastro tem um prazo de 72 horas para a conclusão do atendimento do chamado aberto. Após o processo de cadastro a Central retorna o chamado com o número do produto cadastrado gerado pelo sistema.

18 1 2 3 4 Tutorial concluído! Baixar formulário no Zendesk Solicitante
Parabéns! Finalizamos aqui todas as etapas para que você possa realizar o preenchimento do formulário para o cadastro desta matéria Prima. 1 Cadastrar produto (formulário) no SAP Central de Cadastro Abrir chamado no Zendesk Solicitante Preencher o formulário Solicitante Baixar formulário no Zendesk Solicitante 2 3 4 No slide seguinte deixamos nosso contato. Obrigada!

19 Ramal 9892


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