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Exportação Prof. Felipe Borini.

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Apresentação em tema: "Exportação Prof. Felipe Borini."— Transcrição da apresentação:

1 Exportação Prof. Felipe Borini

2 Exportação

3 Serviços também são exportados
Exemplos: arquitetura, educação, bancos, seguros, entreterimento e informação. Entretanto, muitos serviços puros não podem ser exportados, pois não podem ser transportados.

4 Exportação Brasil

5 Quantas empresas exportam?

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7 Onde estão essas empresas?

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9 Qual o % de Grande, Média e Pequena

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11 Quem tem importância para as exportações?

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13 O que exportamos?

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16 Com está nossa situação hoje?

17 Quais são as maiores empresas exportadoras do Brasil?
Exame 2015

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28 Vídeo Barreiras

29 Vantagens e Desvantagens

30 Vantagens da exportação
Aumento das vendas e lucros. Aumento nas economias de escala. Base de consumidores diversificada, redução da dependência do país-sede. Estabilidade nas flutuações nas vendas associadas com os ciclos econômicos ou sazonalidade. Estratégia de entrada no mercado de baixo custo. Risco mínimo. Flexibilidade máxima. Desenvolvimento de relações exteriores úteis.

31 Desvantagens da exportação
Requer que a empresa adquira novas capacidades e redirecione recursos organizacionais. Sensível as tarifas e outras barreiras de comércio. Sensível aos índices de flutuações cambiais. Comparada ao IDE, a empresa tem menos oportunidades para satisfazer os clientes e combater os concorrentes.

32 Exportação Indireta x Exportação Direta

33 Alternativas de arranjo organizacional para exportação
Escritório da empresa no mercado externo

34 Exportação direta versus indireta
Exportação indireta: Contratação de intermediários localizados no mercado doméstico da empresa para realizar as atividades de exportação, tais como empresas de gerenciamento de exportações (EMC), do inglês, export management company)) ou uma trading company. Esses intermediários assumem responsabilidade para encontrar compradores estrangeiros, embarcar produtos e receber os pagamentos. Exportação direta: Contratação de intermediários localizados no mercado externo para desempenhar as funções de exportação, tais como distribuidores ou agentes. Realizam atividades da cadeia de valor no mercado-alvo.

35 Video Exporta Fácil

36 Metodologia para Exportar

37 O mercado internacional requer o método PIME (promoção, informação, mercado, empresa).

38 Exportar com o método PIME
Promoção (1) Estrutura (4) EXPORTAÇÃO Informação (2) Mercado (3)

39 PROMOÇÃO Diferenças culturais A feira internacional A marca Missão empresarial

40 Missão Brasileira no Chile
Missão Brasileira no Chile

41 INFORMAÇÃO Avaliação da capacidade exportadora Identificação dos riscos e barreiras Utilização da base de suporte à exportação Definição de informações necessárias Identificação das fontes de informação Elaboração do plano de exportação

42 MERCADO Seleção do mercado Seleção da forma de presença do mercado Seleção do parceiro Engenharia de preços

43 EMPRESA Capacidade técnica e inovação tecnológica Qualidade do gerenciamento da exportação Integração gerencial

44 Video Exportação de Biquini

45 Como não exportar? Erros mais freqüentes
Falta de avaliação da capacidade exportadora.. Falta de divulgação interna da cultura exportadora. Falta de política de marca. Falta de pesquisa de mercado. Comunicação inadequada. Falta de seleção de parceiros comerciais.

46 Como não exportar? Não organizar um serviço pós-venda eficiente.
Não conhecer a legislação do país exportador. Não considerar as diferenças culturais. Não adaptar a promoção ao mercado. Monitoramento da atividade da concorrência escasso. Atuação em um segmento de mercado equivocado. Identificar a capacidade de produção como a capacidade exportadora. (Erro mais comum.)

47 Riscos

48 Principais riscos Risco país. Risco cambial.
Risco nas condições de pagamento. Risco de variabilidade da demanda. Risco da variabilidade do preço. Risco de incremento nos custos. Risco técnico. Risco jurídico.

49 Os Consórcios de Exportação

50 http://www2. rj. sebrae. com

51 Detalhes Associação sem fins lucrativos Funcionários bilíngues
Marca própria = exemplo Tropical Spice (autonomia da equipe de coordenação de moda) Marca individual Qualidade coordenada

52 Detalhes Dificuldade na conciliação
Defasagem tecnológica entre associados Dificuldade de reformulação para atender as exigências de qualidade. Necessidade de entender a cultura no exterior.


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