A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Saúde da Família

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde de Hipertensos e Diabéticos na Estratégia de Saúde da Família Mutirão, Esperantina/PI Especializando: Juan Carlos Rojas Fernandez Orientadora Francieli Cristina Sponchiado

2 Introdução Alta prevalência de HAS e DM no mundo.
No Brasil 35% da população de 35 anos e mais é portadora de HAS. Constituem fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.

3 No Brasil a DM associada a HAS são responsáveis pela principal causa de mortalidade e hospitalizações. Estão associadas a 62,1% dos diagnósticos primários de insuficiência renal crônica.

4 Caracterização do município
1-Esperantina está situada na região norte do estado. 2-Possui uma área de km2 e uma população de habitantes. 3- Predomina o clima tropical megatérmico e subumido. 4-No município existe uma rede de atendimento básico com 16 Equipes de Saúde da Família e um hospital regional. 5-Existe uma rede de centros de apoio a saúde(CRAS, SAMU, NASF, CREAS)

5 Lugares e símbolos de Esperantina

6 Caracterização da ESF A ESF Mutirão: localiza-se na zona urbana.
A população estimada é de 2371 habitantes. Cadastrados usuários hipertensos. Cadastrados 95 diabéticos. A equipe trabalha em uma casa adaptada

7 Composição da equipe

8 Antes da intervenção Baixo nível de informação sobre educação em saúde na população. Estilos de vida inadequados na população. Baixa cobertura de medicamentos da farmácia popular e da farmácia básica. Problemas organizativos, de planejamento, registro e controle do programa.

9 Elevada prevalência de fatores de riscos associados a estas doenças.
Muitos usuários se encontravam pendentes de fazer os exames clínico e complementares preconizados pelo protocolo do Ministério da Saúde. A maioria não possuía estratificação de risco cardiovascular. Baixo % de usuários com avaliação odontológica.

10 Objetivo geral Melhorar a atenção aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabete Mellitus na Estratégia de Saúde da Família Mutirão, município de Esperantina/PI.

11 Objetivo específicos 1- Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos. 2- Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. 3- Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. 4- Melhorar o registro das informações. 5- Mapear usuários com diabetes e/ou hipertensão de risco para doença cardiovascular. 6- Promover a saúde destes usuários.

12 Metodologia Intervenção realizada em 3 meses (12 semanas). Iniciada no dia 06 de abril e finalizada no dia 25 de junho do ano de 2015. Utilizou-se o protocolo de atenção do MS (Cadernos de Atenção Básica da Saúde Nº 36 e Nº 37 de 2013) para a realização das ações.

13 Utilizou-se a planilha de coleta de dados e ficha espelho instrumentos disponibilizados pelo curso de especialização. A equipe organizou-se para oferecer atenção de qualidade a todos os usuários com HAS e DM.

14

15 Resultados No decorrer da intervenção foram acompanhados e avaliados integralmente 192 usuários com Hipertensão Arterial (HAS) e 69 usuários com Diabetes Mellitus (DM).

16 Objetivo 1: Ampliar a cobertura dos usuários com HAS e/ou DM.
Meta 1.- Cadastrar 60% dos usuários com HAS da área de abrangência no Programa da UBS.

17 Objetivo 1: Ampliar a cobertura dos usuários com HAS e/ou DM.
Meta 2- Cadastrar 70% dos usuários com diabetes da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de diabéticos residentes na área de abrangência da unidade de saúde cadastrados no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Denominador: Número total de diabéticos residentes na área de abrangência da unidade de saúde.

18 Objetivo 2: melhorar a qualidade da atenção dos usuários com hipertensão e/ou diabetes.
Meta 3.- Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários com hipertensão.

19 Meta 4.- Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários com diabetes.
Indicador. Numerador: Número de diabéticos com exame clínico apropriado. Denominador: Número total de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

20 Meta 5.- Garantir a 100% dos usuários com hipertensão a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Indicador. Numerador: Número total de hipertensos com exame complementar em dia. Denominador: Número total de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

21 Meta 6.- Garantir a 100% dos usuários com diabetes a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Indicador. Numerador: Número total de diabéticos com exame complementar em dia. Denominador: Número de hipertensos e diabéticos com prescrição de medicamentos.

22 Meta 7. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos usuários com hipertensão cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Denominador: Número de hipertensos e diabéticos com prescrição de medicamentos.

23 Meta 8. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos usuários com diabetes cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Denominador: Número de diabéticos com prescrição de medicamentos.

24 Meta 9 .- Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
Indicador. Numerador: Número de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Denominador: Número total de hipertensos inscritos no programa e pertencentes à área de abrangência da unidade de saúde.

25 Meta Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos cadastrados. Indicador. Numerador: Número de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico. Denominador: Número total de diabéticos inscritos no programa e pertencentes à área de abrangência da unidade de saúde.

26 Objetivo 3: melhorar a adesão dos usuários com hipertensão e/ou diabetes ao programa.
Meta 11.- Buscar 100% dos usuários com hipertensão faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Indicador. Numerador: Número de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa Denominador: Número total de hipertensos cadastrados na unidade de saúde faltosos às consultas.

27 Meta 12.- Buscar 100% dos usuários com diabetes faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Este indicador obteve 100% de cobertura ao longo dos três meses de intervenção. Indicador. Numerador: Número de diabéticos faltosos às consultas médicas com busca ativa. Denominador: Número total de diabéticos cadastrados na unidade de saúde faltosos às consultas.

28 Objetivo 4: melhorar o registro das informações.
Meta 13.- Manter ficha de acompanhamento de 100 % dos usuários com hipertensão cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde com registro adequado na ficha de acompanhamento. Denominador: Número total de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

29 Meta 14.- Manter ficha de acompanhamento de 100 % dos usuários com diabetes cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde com registro adequado na ficha de acompanhamento. Denominador: Número total de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

30 Objetivo 5: mapear usuários com diabetes e/ou hipertensão de risco para doença cardiovascular.
Meta 15.- Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100 % dos usuários com HAS cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde com estratificação do risco cardiovascular. Denominador: Número total de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

31 Meta16.- Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100 % dos usuários com Diabetes Mellitus cadastrados na unidade de saúde. Indicador. Numerador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde com estratificação do risco cardiovascular. Denominador: Número total de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

32 Objetivo 6: promover a saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes.
Meta 17.- Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com hipertensão. Indicador. Numerador: Número de pacientes hipertensos que receberam orientação sobre alimentação saudável. Denominador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

33 Meta 18.- Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários com diabetes. Indicador. Numerador: Número de pacientes diabéticos que receberam orientação sobre alimentação saudável. Denominador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

34 Meta 19.- Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários com hipertensão. Indicador. Numerador: Número de pacientes hipertensos que receberam orientação sobre prática regular de atividade física. Denominador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

35 Meta 20.- Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários com diabetes. Indicador. Numerador: Número de pacientes diabéticos que receberam orientação sobre prática regular de atividade física. Denominador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

36 Meta 21.- Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com hipertensão.
Indicador. Numerador: Número de pacientes hipertensos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo. Denominador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

37 Meta 22.- Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários com diabetes mellitus. Indicador. umerador: Número de pacientes diabéticos que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo. Denominador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

38 Meta 23: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos.
Indicador. Numerador: Número de pacientes hipertensos que receberam orientação sobre higiene bucal. Denominador: Número de hipertensos cadastrados na unidade de saúde.

39 Meta 24: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.
Indicador. Numerador: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos. Denominador: Número de diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

40 Discussão A intervenção realizada teve grande impacto para a equipe, o serviço e para a comunidade. Possibilitou a aprendizagem no cotidiano do serviço. Ajudou na melhoria da qualidade dos atendimentos.

41 Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem
O curso chegou no final com 100% de minhas expectativas. Melhorei e atualizei minha aprendizagem em relação ao trabalho na Atenção Básica no Brasil. Pude conhecer e aprender uma nova forma de estudo e ensino (à distância) e melhorei muito meus conhecimentos sobre a língua portuguesa.

42 Os desafios possibilitaram aprendizagens únicas e me fez acreditar que sempre há uma alternativa para mudar, melhorar, lutar e vencer. A intervenção mostrou que mesmo com grande dificuldades, desafios no dia a dia é possível realizar saúde com qualidade e fazer a diferença na UBS.

43 MUITO OBRIGADO... Palestras Apoio do NASF Reunião da Equipe
Atendimento a usuários Atividade física com grupo HAS e DM Atendimento domiciliar MUITO OBRIGADO...


Carregar ppt "Especialização em Saúde da Família"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google