A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Profa. Dra Pavlova Christinne

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Profa. Dra Pavlova Christinne"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Profa. Dra Pavlova Christinne
Cavalcanti Lima 1

2 Responsabilidade Social
“Compromisso contínuo dos negócios pelo comportamento ético, pela contribuição ao desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos empregados, de suas famílias e da comunidade”. World Business Council for Sustainable Development, 1999

3 Responsabilidade Social
“É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais, e promovendo o desenvolvimento social.” Instituto ETHOS de Responsabilidade Social e Empresarial

4

5 Visões diferentes... Visão liberal Responsabilidade das empresas: empregos, lucros, impostos. O social não é de sua competência específica • Visão crítica- Empresas como vilãs Visão política –Empresas são muito poderosas para ficar fora do debate público

6 Ética e Responsabilidade Social
Moral e Valores -Abordagem normativa Direitos , Deveres e Cidadania -Abordagem contratual Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão. RSE como vantagem competitiva-Abordagem gerencial ou estratégica

7 Ética na perspectiva empresarial
Ética é uma característica inerente a toda ação humana e é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", e avalia e julga suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

8 Ética na perspectiva empresarial
Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que, para ser competitivo, eu posso mentir? Devo ajudar um concorrente em situação difícil, mesmo correndo risco de que amanhã ele não faça mesmo por mim? Existe alguma ocasião em que seria correto transgredir a lei?

9 AGENDA Papel social das empresas Conceitos de Resp.Social Empresarial - RSE Primeiros passos em RSE Conceito de Balanço Social Tipos de informações Balanço Social Modelos de Balanço Social Importância do Balanço Social Justificando a RSE Quem se beneficia com a RSE

10

11 Fornecedores Acionista(s) Funcionários EMPRESA Clientes Concorrentes
Mercado Financeiro EMPRESA Funcionários Clientes Concorrentes Consumidores Governo Outros

12 META Prosperidade Sobrevivência Competitividade Produtividade
Qualidade Prosperidade META 4

13 PODER DAS eMPRESAS FORÇA DAS EMPRESAS
13

14 RESPONSABILIDADE SOCIAL
X P C T A I V S ECONÔMICAS LEGAIS ÉTICAS SOCIAIS 14

15 Desenvolvimento sustentável
GESTÃO Relação Ética Transparente Solidária Desenvolvimento sustentável Preservação recursos ambientais e culturais Respeito a diversidade Promoção da redução das desigualdades sociais

16 PRIMEIROS PASSOS EM RSE
1. Visão e Missão 2. Ética 3. Auditoria e Prestação de Contas 4. Comunidade 5. Direitos Humanos 6. Meio Ambiente 7. Mercado 8. Local de trabalho

17 FOCO ESTRATÉGIA AÇÕES

18 FILANTROPIA x RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Ação individual e voluntária Ação coletiva Fomento da caridade Fomento da cidadania Base assistencialista Base estratégica Restrita a empresários filantrópicos e abnegados Extensiva a todos Prescinde de gerenciamento Demanda gerenciamento Decisão individual Decisão consensual

19 BALANÇO SOCIAL CONCEITO
“ (...) É UM INSTRUMENTO DE GESTÃO E INFORMAÇÃO QUE VISA REPORTAR, DE FORMA MAIS TRANSPARENTE POSSÍVEL INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS DO DESEMPENHO DAS ENTIDADES, AOS MAIS DIFERENTES USUÁRIOS. ” TINOCO,1980 19

20 CAPITAL/TRABALHO BALANÇO AMBIENTAL COMUNIDADE SOCIAL DESENVOLVIMENTO
SUSTENTAVEL 20

21 RECURSOS HUMANOS Nº EMPREGADOS NO INÍCIO E NO FIM DO ANO
Nº EMPREGADOS POR FAIXA ETÁRIA TEMPO DE EMPRESA Nº DEPENDENTES MENORES ESCOLARIDADE, SEXO, COR QUALIFICAÇÃO Nº MENSAL EMPREGADOS TEMPORÁRIOS 21

22 PERCENTUAL DE MULHERES
PARTICIPAÇÃO EMPREGA DOS NO LUCRO NUMERO E VALOR HORAS EXTRAS TRABALHADAS TOTAL REMUNERAÇÃO PAGA A MULHERES ENCARGOS SOCIAIS E TRIBUTOS PAGOS PERCENTUAL DE MULHERES EM CARGO DE CHEFIA ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR 22

23 GASTOS COM TREINAMENTO
PROGRAMA DE ESTÁGIOS REEMBOLSO EDUCAÇÃO SAÚDE DOS EMPREGADOS SEGURANÇA NO TRABALHO PLANO DE SAÚDE E P I ASSISTÊNCIA MÉDICA E P C MEDICINA PREVENTIVA QUALIDADE DE VIDA 23

24 SEGUROS(PARC EMPRESA) ATIVIDADES RECREATIVAS
OUTROS BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIA PRIVADA SEGUROS(PARC EMPRESA) P. ESP. APOSENTADORIA EMPRÉSTIMOS BENEF. AOS APOSENTADOS ATIVIDADES RECREATIVAS TRANSPORTES CRECHES 24

25 150 MELHORES EMPRESAS P/ TRABALHAR
SALÁRIOS, EM GERAL, NA MÉDIA OU ACIMA DO MERCADO BENEFÍCIOS EXTRAPOLAM O PADRÃO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO/DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO FUNCIONÁRIO IDENTIDADE EM RELAÇÃO AO NEGÓCIO E À CULTURA DA EMPRESA Revista VOCÊ S.A, EDIÇÃO ESPECIAL, SETEMBRO/2013.

26 CONSERVAÇÃO OU MELHORIA
DESPOLUIÇÃO REFLORESTAMENTO CONSERVAÇÃO OU MELHORIA MEIO AMBIENTE MÉTODOS NÃO POLUENTES 26

27 O NEGÓCIO É SER VERDE “ Atitudes sustentáveis deixaram de ser uma escolha das companhias para se tornar pilares de sua sobrevivência e um sinal de viço das economias.” Élisabeth Laville (Revista Veja, 16/09/2009)

28 COMUNIDADE - EXTERNA CULTURA EDUCAÇÃO HABITAÇÃO SEGURANÇA LAZER
SAÚDE PÚBLICA ASSISTÊNCIA SOCIAL DEFESA CIVIL SANEAMENTO URBANIZAÇÃO OBRAS PÚBLICAS CAMPANHAS PÚBLICAS 28

29 BALANÇO SOCIAL Modelos
IBASE INSTITUTO ETHOS

30

31

32

33

34 BALANÇO SOCIAL - Modelo Inst. Ethos
PARTE I - APRESENTAÇÃO 1. Missão e visão 2. Mensagem do Presidente 3. Perfil do Empreendimento 4. Setor da Economia PARTE II – A EMPRESA 5. Histórico 6. Princípios e Valores 7. Estrutura e Funcionamento 8. Governança Corporativa

35 PARTE III – A ATIVIDADE EMPRESARIAL
9. Diálogo com partes interessadas 10. Indicadores de desempenho 10.1 Indicadores de desempenho econômico Impactos por meio da geração e distribuição de renda; resultados oriundos da produtividade, critérios e retornos de investimentos realizados na própria empresa e na comunidade. 10.2 Indicadores de desempenho social

36 PARTE IV – ANEXOS Demonstrativo do Balanço Social – Modelo Ibase
Descrição dos projetos sociais Outras informações

37 JUSTIFICATIVA DA RSE Pressões externas
Benefícios ou vantagens mercadológicas Benefícios econômicos Incentivos fiscais Diminuição de custos sociais

38 BENEFÍCIOS DA RSE PARA A EMPRESA
Diminuição de conflitos e processos Valorização da imagem institucional e da marca Maior lealdade do consumidor Maior capacidade de recrutar e manter talentos Sustentabilidade do negócio no longo prazo Acesso a mercados e capitais diferenciados

39 RESPONSABILIDADE SOCIAL ? ASPECTO SOCIAL DE UMA NECESSIDADE ?

40 “ TENHO ESPERANÇA DE VER AS EMPRESAS PRODUZINDO UM APENAS UM ÚNICO RELATÓRIO, QUE UNIFICASSE TODAS AS INFORMAÇÕES DE NEGÓCIOS, FINANÇAS E SUSTENTABILIDADE.” Fábio Barbosa – Presidente da Febraban (Você SA, Setembro/2009)

41 OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO


Carregar ppt "RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Profa. Dra Pavlova Christinne"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google