A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campo conceitual aditivo: Uma abordagem na resolução de problemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campo conceitual aditivo: Uma abordagem na resolução de problemas"— Transcrição da apresentação:

1 Campo conceitual aditivo: Uma abordagem na resolução de problemas
Gabriel magro Thais Guimarães

2 Equipe Projeto Fundão – Setor Matemática
Coordenação: Claudia Segadas Vianna Professores multiplicadores: Ângela Maria Guimarães da Silva Edite Resende Vieira Doralice Quintanilha Silveira Elizabeth Pastor Garnier Elizabeth Ogliari Marques (coordenação do grupo) Estagiários: Gabriel Magro Thais Guimarães

3 Motivação Proposta Objetivo

4 Atividade Organização da atividade Problemas de composição;
Problemas de comparação; Problemas de transformação.

5 Exemplo de problema de comparação
Atividade Olha minha pilha de cartas Roberta! Já tenho 8 cartas a mais que você! Quantas cartas Roberta tem? Já percebi Júnior! Você ficará com 17 cartas! Exemplo de problema de comparação

6 Atividade Exemplo de problema de composição
Nós dois fizemos 26 pontos. Eu consegui 15 pontos. Quantos pontos Luana fez? Luana e Jaime brincam de amarelinha e contam os pontos conseguidos no final da brincadeira. Exemplo de problema de composição

7 Exemplo de problema de transformação
Atividade Quantos litros de tinta José usou para pintar o muro? Para pintar o muro da frente de sua casa José comprou 18 litros de tinta. Terminei o muro! Que bom! Vou aproveitar os 6 litros de tinta que sobraram para pintar outra coisa! Exemplo de problema de transformação

8 Atividade Como a atividade aconteceu?

9 Atividade

10 Atividade

11 Atividade

12 Atividade

13 Referências bibliográficas
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; GATIRANA, V.; NUNES, T. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 3ª ed. São Paulo: PROEM, 2008. MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; SANTANA, E., R.; CAZORLA, I., M. As estratégias de resolução de problemas das estruturas aditivas nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Cempem – FE – Unicamp – v.18 n.34 – jul/dez – 2010. STANIC,G. M. A.; KILPATRICK, J. Perspectivas históricas da resolução de problemas no currículo de Matemática. Universidade da Georgia, EUA, 1989. ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. ICMSC – USP – SP – UNESP – Rio Claro – SP

14


Carregar ppt "Campo conceitual aditivo: Uma abordagem na resolução de problemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google