A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia e Saúde Pública:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia e Saúde Pública:"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia e Saúde Pública:
Construindo a interdisciplinaridade através de ações sociais.

2 Autores José Tarcísio Franco de Camargo¹
Eliana Anunciato Franco de Camargo¹ Ademir Salvi Junior¹ Estéfano Vizconde Veraszto² Gilmar Barreto³ Patricia Aparecida Zibordi Aceti¹ ¹ Centro Regional Universitário de E. S. do Pinhal (UNIPINHAL) ² Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ³ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

3 Reflexão inicial O cenário que observamos a respeito da educação em engenharia é aquele que desejamos?

4 Alguns pontos do cenário que se observa
O que observamos, com frequência, é um ensino fragmentado e descontextualizado da realidade do aluno e da sociedade na qual este se insere. Muitas vezes falta autonomia para professores e gestores tomarem decisões a respeito de currículos e métodos.

5 Alguns pontos do cenário que se observa
Há uma excessiva visão mercadológica da educação: prepara-se muito para o mercado de trabalho e pouco para a vida em sociedade. A educação ainda não se desvinculou de um paradigma ultrapassado: “tecnicismo”.

6 Mas o que prevê a legislação?
De maneira geral, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propõem uma organização educacional onde sejam previstas: A permeabilidade em relação às mudanças que ocorrem no mundo científico e nos processos sociais; A interdisciplinaridade; A formação sintonizada com a realidade social; A perspectiva de uma educação continuada ao longo da vida; A articulação entre teoria e prática, presentes na tríade “ensino, pesquisa e extensão”.

7 O que, então, devemos fazer?
É preciso construir mecanismos que levem à superação do modelo “que se observa” em direção ao modelo “que se deseja”. Face à dificuldade intrínseca em se obter uma solução ampla para um problema desta magnitude, é razoável adotar abordagens que possam contribuir para uma solução parcial desta situação.

8 Um contexto, uma proposta e um resultado
Um contexto: as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) permeiam tanto o ambiente educacional quanto social de maneira muito abrangente. Uma proposta: desenvolver ações interdisciplinares, apoiadas nas TICs, onde prevaleça uma abordagem “orientada para objetivos sociais”. Um resultado: Projeto “Mapa do Aedes”.

9 Projeto “Mapa do Aedes”
A essência do “Mapa do Aedes” consiste em fornecer às pessoas e ao poder público uma ferramenta para auxiliar o monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti.

10 Projeto “Mapa do Aedes”
Por quê? Contribuir de forma ativa para a solução de um problema crítico de saúde pública. Conscientizar as pessoas a respeito da seriedade da questão da Dengue, Zika e Chikungunya. Permitir que a população participe, de forma ativa, na solução deste problema. Integrar universidade, população e poder público, em torno de uma solução para um problema grave.

11 Projeto “Mapa do Aedes”
Como? Através da integração entre a população, universidade e poder público por intermédio das TICs. Fornecendo ferramentas para que a população possa identificar e divulgar possíveis locais de criação do Aedes. Fornecendo ferramentas para que o poder público possa monitorar e atuar sobre possíveis locais de criação do Aedes marcados pela população. Divulgando, de forma ampla e democrática, o estado deste problema em um determinado intervalo de tempo.

12 Projeto “Mapa do Aedes”
De que forma? Através de um aplicativo para smartphones Android (Marcador do Mapa do Aedes), o qual permite que qualquer pessoa possa “marcar” um local onde exista um possível foco do mosquito. Através de um aplicativo para smartphones Android (Visualizador do Mapa do Aedes), o qual permite que qualquer pessoa possa “visualizar” os locais marcados como possíveis criadouros do mosquito.

13 Projeto “Mapa do Aedes”
De que forma? Através de um website, com características semelhantes ao “Visualizador do Mapa”, o qual permite que pessoas e o poder público possam monitorar os locais marcados como suspeitos. Através de um banco de dados que armazena e disponibiliza as informações registradas.

14 Projeto “Mapa do Aedes”

15 Projeto “Mapa do Aedes”

16 Projeto “Mapa do Aedes”
O Mapa do “Aedes” foi utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Espírito Santo do Pinhal (SP), durante o 1º. Semestre de 2016, para a identificação e controle de pontos suspeitos de conter criadouros do Aedes. O projeto gerou “mutirões” de alunos do UNIPINHAL, que promoveram varreduras em busca de criadouros no Município de E. S. do Pinhal. Outro resultado relevante deste projeto foi a construção de sólidas ações interdisciplinares entre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica e Farmácia do UNIPINHAL.

17 Síntese As novas tecnologias da informação e da comunicação estão presentes no cotidiano de professores e alunos e, portanto, devem ser exploradas no ambiente educacional formal. É preciso superar a excessiva “visão mercadológica” da educação, tornando-a mais humana e preocupada com as questões sociais. A superação de paradigmas ultrapassados passa por uma interação/integração mais forte entre professores e alunos (fundamentada na interdisciplinaridade).

18 Obrigado!


Carregar ppt "Engenharia e Saúde Pública:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google