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Para onde estão indo nossos alunos?
por Reuber Santiago – PROEN/IFCE
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Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes?
Diagnóstico apontando para altas taxas da evasão escolar; Identificação de uma vasta lista de possíveis causas de evasão; Construção do Plano de Permanência e Êxito do IFCE, consolidando: causas de evasão agrupadas por categoria; sugestões de medidas de intervenção para as causas apontadas. Contexto Atual Por que realizar a identificação da trajetória dos estudantes?
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PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto
Curso técnico em informática; Todos os campi; Todas as formas de oferta (integrado, concomitante e subsequente); Ingressantes entre e ; Egressos com êxito (conclusão) e sem êxito (evasão). PESQUISA DE EGRESSOS Projeto Piloto EVASÃO CONCLUSÃO
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1 1 Processo de realização do projeto Escolha do curso
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 1 1 Escolha do Curso Maior número de matrículas Maior número de campi Todas as formas de oferta
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2 2 1 Processo de realização do projeto Pergunta de Partida
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 2 1 2 Pergunta de Partida Para onde estão indo nossos egressos?
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3 3 2 1 Processo de realização do projeto Categorias de Análise
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 3 2 1 3 Categorias de Análise Definição das categorias para responder à pergunta de partida
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4 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Definição das questões
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 4 3 2 1 Definição das questões Poucas questões Enunciados curtos Questões fechadas Validação do questionário 4
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5 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Obtenção dos dados
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Obtenção dos dados Definição e configuração de ferramenta – Limesurvey s de convite com links personalizados s de lembrete Estudo de melhor dia/horário para envio da pesquisa 5
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6 6 5 4 3 2 1 Processo de realização do projeto Análise dos Resultados
Aspectos tratados durante a execução da pesquisa 6 Escolha do curso Pergunta de partida Categorias de análise Definição das questões Obtenção dos dados Análise dos resultados 5 4 3 2 1 Análise dos Resultados Cruzamento com sistema acadêmico Construção da visualização dos resultados Principais conclusões 6
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Aspectos considerados na pesquisa
Categorias de Análise Perfil Escolaridade atual Local de estudos anteriores Escolaridade dos pais Mundo do Trabalho Inserção Área de atuação Vínculo empregatício Renda Localização Egressos P M E C Continuidade de Estudos Início de novo curso Nível e modalidade de ensino Relação com área de estudo Curso Avaliação geral Infraestrutura Conhecimentos práticos Qualificação docente
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1.334 e-mails vazios ou mal formados 2.146 convites enviados
Informações sobre Matrículas (Técnico em Informática no IFCE – Mai/17) 5.055 matrículas 964 com êxito 2.516 sem êxito 1.575 em curso 3.480 egressos s vazios ou mal formados 2.146 convites enviados Cerca de 200 s inválidos 1.946 convites entregues
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Telas do questionário apresentado aos egressos participantes
Telas do questionário apresentado aos egressos participantes
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Histórico de Respostas
Datas com maior ocorrência de respostas
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Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% De onde vieram as respostas? Phone
Dispositivos utilizados para ter acesso ao questionário Desktop ou Laptop 83,9% Tablet 0,1% Phone 16%
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Análise dos Resultados
Construção de uma árvore para cada categoria de análise
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344 Campi participantes da pesquisa AMOSTRA
Vínculo dos egressos que responderam à pesquisa AMOSTRA 344 14% dos convidados participaram da pesquisa.
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Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos
Análise de Gênero Diferença de comportamento entre os grupos 52% 56% Continuidade de Estudos Continuidade de Estudos iniciaram um curso de graduação iniciaram um curso de graduação 41% 24% Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho trabalhavam antes de sair do curso trabalhavam antes de sair do curso 13% 10% Escolaridade dos Pais Escolaridade dos Pais pai ou mãe com graduação pai ou mãe com graduação
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Perfil do Entrevistado
Escolaridade Mãe Ensino Médio Escolaridade Pai Fundamental Incompleto Perfil do Entrevistado
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Perfil do Indivíduo Escola de Origem Escolaridade Atual Fundamental
Escola Pública Escolaridade Atual Ensino Médio Fundamental Médio Perfil do Indivíduo
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Inserção no Mercado de Trabalho
Resultados do Piloto 60% já trabalhava antes de sair do curso 50% trabalha na área em que estudou no curso técnico 74% trabalha com carteira assinada e 12% trabalham por conta própria Dos que não conseguiram trabalho, apenas 32% não está à procura. 68% recebe até 2 salários mínimos 56% trabalha no mesmo município do curso técnico 34% trabalha em município até 100km distante
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Continuidade dos Estudos
Resultados do Piloto 81% ingressaram em nível superior 9% ingressaram em outro técnico Dos que não continuaram os estudos, 57% está trabalhando Dentre as graduações, 67% dos estudantes ingressaram em cursos de bacharelado Dos 43% que não estão trabalhando 32% não está à procura 31% esta à procura na área 36% está à procura em qualquer área 51% dos egressos que vão para a graduação, vão para áreas fortemente relacionadas ao curso avaliado
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