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Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED

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Apresentação em tema: "Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED"— Transcrição da apresentação:

1 Erisson Viana PUC-RIO Alicia Bonamino Tufi Soares UFJF - CAED
Efeito da Repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental Um estudo longitudinal a partir do Geres

2 O problema da repetência no Brasil
A relevância do tema

3 Taxas de Repetência na 1ª série no Brasil, segundo o Censo Escolar e corrigidas pelo Modelo Profluxo a 2001

4 Distorção Idade-Série no Ensino Fundamental e Médio no Brasil - 1998 à 2010

5 Alunos com experiência prévia de Repetência – PISA 2009

6 Objetivos da Pesquisa Organização dos capítulos

7 Objetivo da pesquisa Verificar a eficácia da repetência escolar como medida de recuperação dos alunos com baixo desempenho, analisando seus efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos Quais os ganhos reais, em termos de aprendizagem, os alunos que passaram pela medida da repetência têm em relação a alunos com mesma proficiência inicial, mas que não foram submetidos ao mesmo expediente?

8 Perguntas norteadoras
1) Os alunos que passam pela experiência da repetência apresentam ganhos de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida mesmo ao custo de um ano extra de escolarização? 2) No caso de haverem ganhos reais na aprendizagem, esses ganhos se mantém ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental?

9 O Efeito da Repetência O objeto da pesquisa, metodologia e resultados

10 Esquema conceitual da pesquisa
2005 2006 2007 2008 1ª Série O1 O2 2ª Série O3 3ª Série O4 4ª Série

11 Pareamento NSE e Proficiência em Língua Portuguesa - Leitura
 Nº de casos 520 Grupo NSE Proficiência O2 Controle (promovidos) 0,274 105,34 Experimental (repetentes) 0,272 105,29 Diferença 0,002 0,05

12 Distribuição das proficiências centradas na turma – Geres 2005

13 Pareamento NSE e Proficiência em Matemática
Nº de casos 498 Grupo NSE Proficiência O2 Controle (promovidos) 0,285 107,07 Experimental (repetentes) 0,269 107,18 Diferença 0,016 0,11

14 Língua Portuguesa - Leitura
2005 2006 2007 2008 1ª série  2ª série 3ª série 4ª série Língua Portuguesa - Leitura Comparação por Onda

15   Matemática Comparação por Onda 1ª série 2ª série 3ª série
2005 2006 2007 2008 1ª série  2ª série 3ª série 4ª série Matemática Comparação por Onda

16 Língua Portuguesa - Leitura
2005 2006 2007 2008 1ª série  2ª série 3ª série 4ª série Língua Portuguesa - Leitura Comparação por Série

17   Matemática Comparação por Série 1ª série 2ª série 3ª série
2005 2006 2007 2008 1ª série  2ª série 3ª série 4ª série Matemática Comparação por Série

18 Considerações finais Conclusão alcançadas

19 Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos
Comparação por Onda 2006 2007 2008 Port. -11,44 -14,55 -15,18 Mat. -23,38 -27,77 -28,37 Ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os promovidos têm, aproximadamente, um nível a mais na escala de habilidades Geres que seus pares repetentes tanto em Língua Portuguesa - Leitura quanto em Matemática. A retenção no início da escolaridade introduz uma diferença no desenvolvimento das habilidades de Leitura a favor do promovidos que não será recuperada pelos alunos retidos mesmo ao final do quarto ano. Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos

20 Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos
Apesar de ocorrerem ganhos na proficiência em Língua Portuguesa entre os alunos retidos, esses ganhos não se mantém ao longo do tempo. Em Matemática, embora os efeitos se mantenham, eles não são suficientes a ponto de colocar estes alunos em níveis de aprendizagem diferentes dos promovidos, de maneira a justificar a repetência. Diferenças entre as proficiências médias de Repetentes e Promovidos Comparação por Série 1ªsérie 2ªsérie 3ªsérie Port. 8,54 3,32 -2,92 Mat. -7,79 13,21 13

21 Comparação por Onda 2006 2007 2008 Port. -11,44 -14,55 -15,18 Mat. -23,38 -27,77 -28,37 Isso nos permite concluir que, do ponto de vista pedagógico, a repetência não garante a estes alunos melhores condições de aprendizagem que seus colegas promovidos. A ausência de efeito, nas comparações em relação ao grau escolar, demonstram a ineficácia da repetência como medida para ajudar os alunos em dificuldade escolar. Comparação por Série 1ªsérie 2ªsérie 3ªsérie Port. 8,54 3,32 -2,92 Mat. -7,79 13,21 13

22 Considerações finais Estes resultados se colocam a favor das políticas que visam a diminuição da retenção na séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que indicam que reter alunos nessas séries pode comprometer o aprendizado num momento importante no desenvolvimento de habilidades de Leitura – Língua Portuguesa e Matemática.

23 Considerações finais Infelizmente, esses dados não permitem investigar os efeitos da repetência para além das séries iniciais, dado o escopo da pesquisa Geres. Contudo, apontam para a importância de realização de outras avaliações longitudinais, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.


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