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Definição estratégica do produto

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Apresentação em tema: "Definição estratégica do produto"— Transcrição da apresentação:

1 Definição estratégica do produto
Aula 1.1 Definição estratégica do produto

2 Mercado consumidor Comparando...
PASSADO Pouca variedade de produtos Procura maior que a oferta Consumidores pouco exigentes Pouco risco nas decisões Muitas oportunidades, poucas ameaças O bom marketeiro tinha "instinto", senso de negócios HOJE Muita variedade de produtos Oferta maior que a procura Consumidores muito exigentes Risco elevado nas decisões Poucas oportunidades, muitas ameaças O bom marketeiro coleta informações, planeja, executa e controla o processo de marketing/ vendas

3 Nova definição de “Marketing”:
“O Marketing e uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”. Sendo assim, são necessárias análises de viabilidade para a formação destes processos que servirão de base para as estratégias do Marketing. A seguir, veremos algumas delas:

4 Análise SWOT A sigla significa, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Enquanto o empreendedor, na análise do ambiente interno e externo, está avaliando analiticamente as informações, a análise SWOT é o início do planejamento estratégico da organização e ela oferece uma visão mais objetiva do mercado e também como interferir nele. Neste contexto, precisamos entender o que são produtos e sua classificação.

5 Produtos De acordo com Kotler (2006), um produto pode ser entendido como tudo que pode ser disponibilizado a um mercado para satisfazer suas necessidades ou desejos e eles são quase sempre combinações do tangível e do intangível. Para facilitar o seu entendimento, os produtos intangíveis são como, serviços, como, a compra de uma viagem ou o ingresso de um show, já os tangíveis são bens, como, um carro, uma casa etc., e eles são classificados mais usualmente como:

6 Produtos Bens duráveis – denominados produtos de consumo durável (pela vida útil). Ex.: uma geladeira, um fogão, uma casa etc. Bens não duráveis – intitulados itens de consumo de massa e que devem ser consumidos imediatamente. Ex.: sorvetes, um calçado, uma roupa etc. Serviços (intangíveis) - denominado produto intangível por não ser palpável o que é oferecido. Ex.: serviço agregado ou atendimento de excelente qualidade.

7 Mercado-alvo É o nicho (segmento) que sua empresa pretende atender.
Veja o exemplo: Segmentação de Mercado: uma empresa que tem realizado muito bem essa tarefa é o Grupo Pão de Açúcar, que, em 2011, conseguiu um lucro operacional de R$ 718 milhões. O grupo empresarial possui as marcas: Extra, Assaí e Pão de Açúcar. Cada um dos seus estabelecimentos é direcionado/segmentado para grupos distintos de consumidores. Por exemplo, o Extra é um hipermercado voltado para as famílias. A rede Assaí é direcionada para os pequenos e médios comerciantes, oferecendo economia, rapidez e qualidade e, por último, o Pão de Açúcar é um supermercado mais moderno, que procura criar um relacionamento com seus clientes, além de incentivá-los a ter um consumo consciente.

8 Composto mercadológico = mix de marketing = 4P’s = marketing mix
(ou Marketing Mix) A execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas ou programas às diversas dimensões ou variáveis passíveis de intervenção no “objeto” do marketing – isto é, o bem, o serviço, a idéia ou a pessoa. Composto mercadológico = mix de marketing = 4P’s = marketing mix Conjunto de ferramentas que propiciam as ações de marketing.

9 Composto mercadológico
(ou Marketing Mix) Produto: São as características de qualquer bem, serviço, idéia, pessoa, instituição etc. que potencialmente possui valor de troca. Entre essas características estão o design do produto em si, a embalagem, as cores, seu aroma, sabor, a tipologia dos rótulos, e outras. Preço: São as variáveis que refletem o custo do produto para o consumidor, como o preço propriamente dito, condições de pagamento, aceitação ou não de cartões, entre outras.

10 Composto mercadológico
(ou Marketing Mix) Praça: É tudo que se relaciona à distribuição, localização física e logística envolvida para fazer um produto chegar às mãos do consumidor. Promoção: É o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Para tanto, envolvem a criação e veiculação de programas de propaganda, relações públicas, além de venda pessoal.

11 Composto mercadológico
(ou Marketing Mix)

12 Diferenciação entre produtos e serviços:
De acordo com Kotler (2006), um produto pode ser entendido como tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer sua necessidade ou desejo. Benefício central, pode ser traduzido como sendo o benefício fundamental que o cliente espera. Produto básico: O pão, para a padaria, por exemplo. Produto esperado: Um produto que entrega as características que o cliente espeta. Produto ampliado: Algo que exceda a expectativa do cliente. Produto potencial: Aquilo que surpreende o cliente, algo que não se encontra facilmente na concorrência

13 Diferenciação entre produtos e serviços:

14 Matriz BCG A matriz de crescimento e participação de mercado é mais conhecida como Matriz BCG e foi concebida pelo Boston Consulting Group (BCG) na década de Ela consegue, baseada no ciclo de vida dos produtos, demonstrar com clareza como melhorar seu portfólio e os cenários futuros de crescimento desse mercado, com base no seu market share (participação de mercado) e no índice de crescimento esperado desse mercado.

15 Matriz BCG Estrela: são produtos que geram um lucro maior e que necessitam de considerável investimento para manter seu bom desempenho de vendas. Vaca leiteira: Produtos que sustentam a empresa – eles geram uma excelente lucratividade sem a necessidade de um significativo investimento em ações de marketing ou vendas. Já são produtos conhecidos pelo seu consumidor por sua qualidade ou marca. Interrogação: são produtos que ainda não geram grandes vendas mesmo que exista um esforço grande em vendas e marketing. O empreendedor não sabe se este será um produto “estrela ou vaca leiteira” ou se tornará um “abacaxi”. Abacaxi: estes são produtos com baixo desempenho nas vendas ou com má lucratividade.

16 Matriz BCG


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