A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas"— Transcrição da apresentação:

1 Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas
LENDO A IMAGEM Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas

2 Devemos aprender a fazer uma leitura de imagem que ultrapasse os limites da ilustração. Possibilitar uma "educação do olhar" utilizando a pintura para construção do saber histórico e produção de conhecimento discente. Compreender a importância da imagem como recurso para o ensino. Os jovens de hoje já nasceram na sociedade da informação e estão "plugados" simultaneamente em várias mídias conectadas pelo computador (texto, fotografia, vídeo, áudio).

3 “O ato da leitura é uma experiência para ser vivida com prazer, experiência vagabunda, ou seja, solta, sem cobranças, sem relatórios, que não se deve ler para responder questionários, ou para interpretação, mas ler por puro prazer. Ler pelo simples gosto de ler. O conhecimento, a interpretação, o questionamento, vêm por acréscimo." (Ruben Alves)

4 O texto imagético não pode ser (apenas) olhado e admirado
O texto imagético não pode ser (apenas) olhado e admirado. Há uma grande quantidade de conteúdos que devem ser explorados. Evitar análises simples que considerem as obras como: feias ou bonitas; tristes, alegres ou engraçadas.

5 Para o Ensino de História, a imagem pode ser colocada no foco de vários contextos (político, cultural, material, entre outros);• Enquanto testemunho histórico, a imagem deve ser encarada como um recorte da realidade: representação;• Como fonte histórica para a análise ou descrição de determinado período ou fato, o texto imagético não deve ser tomada como única referência, sendo que as informações obtidas através da imagem devem ser confrontadas com outros documentos de época;

6 Para analisar uma imagem como fonte histórica, dois processos são indispensáveis: - análise iconográfica: realidade exterior do objeto retratado, uma descrição dos elemento que compõem a imagem. - análise iconológica: a realidade interior do documento, aqui situa-se a intenção, os objetivos para os quais tal imagem foi realizada.

7 (Premonição da Guerra Civil, de Salvador Dalí
(Premonição da Guerra Civil, de Salvador Dalí. É utilizada como meio para mostrar os dois pólos da Guerra, de satisfação total e de mutilação, destruição absoluta.)

8 Ao se apresentar uma imagem, há inúmeros questionamentos que podem ser feitos, como: (a respeito da obra) O que aparece na obra? •Explorar tempo e espaço (onde?) •Qual o contexto histórico? •Podemos realizar alguma analogia com a imagem? •A mesma faz referência a algum conflito histórico? (a respeito do autor) Quem foi Salvador Dali? •Qual a nacionalidade do autor? •Qual posição política adotada ao longo de sua vida? •Quais os artistas, escritores,cineastas que conviveram com Dali? •Que forma de expressão artística Dali transitou?

9 Já dizia Ivan Lima: "A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."


Carregar ppt "Allan Victor Blander Almeida Nayane Novaes Suany Enéas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google