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Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu

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Apresentação em tema: "Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu
Cristina Brandão, Gabriela Borges Daiana Sigiliano, Guilherme Fernandes Francisco M. Filho, Marise Mendes

2 Estudo sobre a cultura participativa a partir da análise do remake da telenovela O Rebu, de Bráulio Pedroso. Exibido de 14 de julho a 12 de setembro de 2014, na TV Globo, com roteiro de George Moura e Sérgio Goldenberg e direção geral de José Luiz Villamarim.

3 Questões Quais são as articulações entre narrativa e cultura participativa? Quais são os aspectos narrativos, teledramatúrgicos, de encenação e interpretação do elenco que foram ressaltados pela produção e que geraram o envolvimento do público? Quais as formas de participação do público nas redes sociais, em especial no Twitter?

4 Objetivos Analisar a inter-relação entre a narrativa e a participação do público na plataforma O Rebu no Ar e nas redes sociais. Pesquisar os aspectos narrativos explorados na elaboração das estratégias de transmidiação de O Rebu Pesquisar a forma como o público interage entre si e com a produção da novela no Twitter

5 Remakes Exploram novas possibilidades narrativas, de encenação, dramaturgia e interpretação de atores que contribuem para refletir sobre as transformações da televisão. Estas transformações estão ligadas às possibilidades que surgiram com a convergência de mídias no que diz respeito à narrativa e à cultura participativa.

6 Formas de Participação
Seção de cartas nos jornais e revistas e o envio de correspondência para os principais colunistas. “em toda minha vida de cronista, nunca recebi tanta opinião contraditória e diferente sobre uma obra. (...), raras vezes recebi tanto retorno inteligente sobre uma novela. (...) Bráulio conseguiu atingir o ideal de tirar o telespectador de sua passividade fruidora e digestiva e jogá-lo a participar criticamente de uma obra” (Arthur da Távola, O Globo, 1974)

7 Estratégias de transmidiação
Análise de O Rebu Cultura Participativa Estratégias de transmidiação Social TV

8 Estratégias de Transmidiação

9 Estratégias de Expansão: extensões diegética e lúdica Estratégias de Propagação: conteúdos reformatados e informativos Fechine, 2013 e 2014

10 Expansão: Extensão diegética

11 Expansão: Extensão diegética

12 Expansão: Extensão diegética

13 Expansão: Extensão lúdica

14 Expansão: Extensão lúdica

15 Expansão: Extensão lúdica

16 Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados

17 Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados

18 Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados

19 Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados

20 Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos

21 Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos

22 Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos

23 Social TV

24 Fusão da experiência televisiva com a arquitetura informacional da social media, em que o telespectador compartilha nas redes sociais suas impressões sobre o programa que está no ar (PROULX; SHEPANTIN, 2012; ACIERNO, 2012). Resgata a appointment television: uma das principais características da televisão. Backchannel: canal secundário de compartilhamento de conteúdo que é gerado durante a exibição de um programa de TV (Proulx; Shepatin, 2012).

25 Análise do Backchannel
Tweets gerados durante a exibição de O Rebu. Coleta: 14 de julho e 12 de setembro de 2014. 35 vezes nos Trending Topics. Pico de mil tweets na estréia. Plataforma Analítica Topsy e dados da API do Twitter

26 Padrões de atuação dos telespectadores interagentes no Twitter
Complexidade narrativa Intertextualidade Memória afetiva

27 Complexidade Narrativa
Comparação com séries estadunidenses. Estrutura fragmentada da narrativa.

28 Intertextualidade Referências a outras novelas e personagens.
Tom jocoso

29 Intertextualidade Contextos distintos como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.

30

31 Memória Afetiva Resgate do original por meio de fotos e ligação com os personagens/atores.

32 Assista ao vídeo “Circulando pelo O Rebu”

33 Considerações Finais Desenvolvimento de estratégias de transmidiação pela TV Globo Potencial da análise do fenômeno da social TV O backchannel constitui um laço social que permite o diálogo entre os telespectadores interagentes Experiência coletiva de modo reconfigurado Expansão do universo ficcional da telenovela

34 Obrigada! Equipe Obitel UFJF


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