Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDalila Sequeira Clementino Alterado mais de 6 anos atrás
1
Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu
Cristina Brandão, Gabriela Borges Daiana Sigiliano, Guilherme Fernandes Francisco M. Filho, Marise Mendes
2
Estudo sobre a cultura participativa a partir da análise do remake da telenovela O Rebu, de Bráulio Pedroso. Exibido de 14 de julho a 12 de setembro de 2014, na TV Globo, com roteiro de George Moura e Sérgio Goldenberg e direção geral de José Luiz Villamarim.
3
Questões Quais são as articulações entre narrativa e cultura participativa? Quais são os aspectos narrativos, teledramatúrgicos, de encenação e interpretação do elenco que foram ressaltados pela produção e que geraram o envolvimento do público? Quais as formas de participação do público nas redes sociais, em especial no Twitter?
4
Objetivos Analisar a inter-relação entre a narrativa e a participação do público na plataforma O Rebu no Ar e nas redes sociais. Pesquisar os aspectos narrativos explorados na elaboração das estratégias de transmidiação de O Rebu Pesquisar a forma como o público interage entre si e com a produção da novela no Twitter
5
Remakes Exploram novas possibilidades narrativas, de encenação, dramaturgia e interpretação de atores que contribuem para refletir sobre as transformações da televisão. Estas transformações estão ligadas às possibilidades que surgiram com a convergência de mídias no que diz respeito à narrativa e à cultura participativa.
6
Formas de Participação
Seção de cartas nos jornais e revistas e o envio de correspondência para os principais colunistas. “em toda minha vida de cronista, nunca recebi tanta opinião contraditória e diferente sobre uma obra. (...), raras vezes recebi tanto retorno inteligente sobre uma novela. (...) Bráulio conseguiu atingir o ideal de tirar o telespectador de sua passividade fruidora e digestiva e jogá-lo a participar criticamente de uma obra” (Arthur da Távola, O Globo, 1974)
7
Estratégias de transmidiação
Análise de O Rebu Cultura Participativa Estratégias de transmidiação Social TV
8
Estratégias de Transmidiação
9
Estratégias de Expansão: extensões diegética e lúdica Estratégias de Propagação: conteúdos reformatados e informativos Fechine, 2013 e 2014
10
Expansão: Extensão diegética
11
Expansão: Extensão diegética
12
Expansão: Extensão diegética
13
Expansão: Extensão lúdica
14
Expansão: Extensão lúdica
15
Expansão: Extensão lúdica
16
Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados
17
Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados
18
Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados
19
Conteúdos Reformatados
Propagação: Conteúdos Reformatados
20
Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos
21
Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos
22
Conteúdos Informativos
Propagação: Conteúdos Informativos
23
Social TV
24
Fusão da experiência televisiva com a arquitetura informacional da social media, em que o telespectador compartilha nas redes sociais suas impressões sobre o programa que está no ar (PROULX; SHEPANTIN, 2012; ACIERNO, 2012). Resgata a appointment television: uma das principais características da televisão. Backchannel: canal secundário de compartilhamento de conteúdo que é gerado durante a exibição de um programa de TV (Proulx; Shepatin, 2012).
25
Análise do Backchannel
Tweets gerados durante a exibição de O Rebu. Coleta: 14 de julho e 12 de setembro de 2014. 35 vezes nos Trending Topics. Pico de mil tweets na estréia. Plataforma Analítica Topsy e dados da API do Twitter
26
Padrões de atuação dos telespectadores interagentes no Twitter
Complexidade narrativa Intertextualidade Memória afetiva
27
Complexidade Narrativa
Comparação com séries estadunidenses. Estrutura fragmentada da narrativa.
28
Intertextualidade Referências a outras novelas e personagens.
Tom jocoso
29
Intertextualidade Contextos distintos como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais.
31
Memória Afetiva Resgate do original por meio de fotos e ligação com os personagens/atores.
32
Assista ao vídeo “Circulando pelo O Rebu”
33
Considerações Finais Desenvolvimento de estratégias de transmidiação pela TV Globo Potencial da análise do fenômeno da social TV O backchannel constitui um laço social que permite o diálogo entre os telespectadores interagentes Experiência coletiva de modo reconfigurado Expansão do universo ficcional da telenovela
34
Obrigada! Equipe Obitel UFJF
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.