Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Metodologia do Ensino de Física I
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: -pontos de partida- Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Fev/2017
2
Questões fundamentais
Que ensino de física precisa ser veiculado na escola brasileira contemporânea? Como potencializar a formação do futuro professor de física, dadas as necessidades atuais do ensino no nível médio? Que conhecimentos são essenciais ao professor de física?
3
PRESSUPOSTOS A formação do professor é um processo complexo e dinâmico que tem forte influência das vivências, crenças e conhecimentos elaborados ao longo de toda a vida do futuro professor, que tem seu início formal na graduação e se prolonga por toda sua vida profissional. 2. Aprender a ser professor é um processo que se desenvolve coletivamente, predominantemente pelas interações com o meio cultural, com os alunos e com os pares.
4
O PROBLEMA FUNDAMENTAL DO PROFESSOR
DADO UM CERTO CONTEXTO, ENSINAR ALGO A ALGUÉM, COM UMA CERTA FINALIDADE
5
SER PROFESSOR: DIFERENTES VISÕES EPISTEMOLÓGICAS, DIDÁTICAS E AXIOLÓGICAS
PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO
6
QUESTÕES BÁSICAS DADO UM CERTO CONTEXTO: QUE FINALIDADES?
QUE CONTEÚDOS? QUE MÉTODOS?
7
Questões dos futuros professores (2017-noturno)
GENÉRICA “qual é a melhor forma de um professor de matemática ensinar física no ensino médio? METODOLOGIA/TEORIA “quais as estratégias que o professor deve lançar para haver o aprendizado dos seus alunos?” CURRÍCULO ”É possível abordar algo de física quântica ou relatividade no ensino médio?
8
O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA
conhecimentos teóricos conhecimentos práticos conhecimentos profissionais
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.