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PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS

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Apresentação em tema: "PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS
RECRUTAMENTO PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS Prof. Raul Graf de Miranda

2 SUBSISTEMA DE RECRUTAMENTO & SELEÇÃO
PLANEJAMENTO Estimativa das necessidades de pessoas RECRUTAMENTO Procura de Candidatos TRIAGEM Pré Seleção SELEÇÃO Identificação do candidato mais adequado INTEGRAÇÃO Etapa posterior ao processo seletivo

3 CONCEITO DE RECRUTAMENTO
Procedimentos adotados pela empresa, tendo em vista a localização de pessoal para suprir necessidade da contratação de funcionários Conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização Sistema de informação por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado as oportunidades de emprego que pretende preencher (CHIAVENATO, 2008)

4 1 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 1.1 PLANEJAMENTO
Formulário denominado Requisição de Pessoal Requisitos pessoais: algumas características pessoais (força física, condições de trabalho) Requisitos Profissionais: conhecimentos e experiências anteriores necessários para executar as atividades com os resultados exigidos Nível de Escolaridade: Necessário: aquele que é imprescindível para ocupação do cargo Desejável: não indispensável para a ocupação do cargo, no entanto interessante se o candidato o possuir

5 1 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 1.2 ANÁLISE DO CARGO
Informações sobre o Cargo: Atividades específicas a serem desempenhadas Verificar se o cargo exige atitudes de emergência e decisões freqüentes Verificar se o cargo exige que o ocupante mantenha contatos internos e/ou externo e quais as áreas envolvidas Verificar se a pessoa a ser contratada será responsável por material, dinheiro, etc. Estilo de liderança e chefia

6 Mercado de trabalho EM OFERTA Mercado de trabalho EM PROCURA
1.3 ANÁLISE DO MERCADO Mercado de trabalho EM OFERTA Ex: Mão de obra intensiva (chão de fábrica) Mercado de trabalho EM PROCURA Ex: Serviços especializados (staff)

7 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 1.3 ANÁLISE DO MERCADO
Ocupado: os candidatos em potencial já se encontram empregados Disponível: os candidatos em potencial estão à disposição da empresa recrutadora Fixo: há disponibilidade +/- constante de candidatos em potencial Cíclico: a mão-de-obra só está disponível em certas ocasiões. Ex. alunos que concluem seus cursos.

8 1 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 1.3 ANÁLISE DO MERCADO
Limitado/ilimitado: depende da localização da empresa em relação ao mercado de trabalho Abundante: existe excesso de mão-de-obra no preenchimento de determinados cargos oferecidos pela empresa Suficiente: há equilíbrio entre a oferta e a procura de mãode-obra Exíguo: oferta limitada de candidatos para certas vagas.

9 1 ETAPAS DO RECRUTAMENTO 1.4 ABERTURA FORMAL DA VAG
Define-se pela abertura ou não da vaga Escolha do tipo de recrutamento que será realizado.

10 1.5 AVALIAÇÃO A avaliação dos programas de recrutamento consiste em:
rapidez de atendimento à requisição de pessoal encaminhada ela área interessada Nº de candidatos potencialmente capacitados para vaga anunciada Custo operacional relativamente baixo diante da qualidade e da quantidade dos candidatos >permanência dos candidatos no emprego ao serem efetivados

11 2 TIPOS DE RECRUTAMENTO RECRUTAMENTO INTERNO RECRUTAMENTO EXTERNO
RECRUTAMENTO MISTO

12 2.1 RECRUTAMENTO INTERNO Compreende utilizar os recursos disponíveis na própria empresa (colaboradores) no preenchimento das vagas Após a divulgação da vaga, são efetuados testes com os funcionários para que possam ser avaliados afim de preencher uma vaga

13 2.1 RECRUTAMENTO INTERNO FONTES
Transferências Promoções Transferências com promoções Programas de desenvolvimento de pessoal Planos de carreira Fontes de Recrutamento Interno

14 2.1 RECRUTAMENTO INTERNO O QUE ANALISAR
Relatórios do processo seletivo Resultados de avaliações de desempenho Resultados de programas de treinamento e desenvolvimento e relatos de interesse em participar Verificação das condições de enquadramento à nova posição Verificação das condições de substituição da posição anterior

15 2.1 RECRUTAMENTO INTERNO VANTAGENS
Motivação e valorização dos empregados Melhor desempenho e potencial de conhecimento Funcionários adaptados à cultura organizacional Processo mais rápido e econômico, com tempo de ambientação menor Estímulo ao auto-aperfeiçoamento

16 2.1 RECRUTAMENTO INTERNO DESVANTAGENS
Falta de colaboradores para cobrir as necessidades de preenchimento das vagas Problemas em conseguir aprovação de gerentes para dispensar seus colaboradores mais eficientes (promoção) Problemas de avaliação criteriosa na carreira de alguns funcionários Funcionários não escolhidos podem ficar frustrados, prejudicando sua produtividade no trabalho Promoção interna pode se transformar numa espécie de carreirismo, deixando de lado a eficiência

17 RECRUTAMENTO INTERNO DESVANTAGENS
Exige que os colaboradores tenham condições de potencial de desenvolvimento para promoções, para evitar desinteresse ou desligamento da empresa. Os funcionários podem aprender a conviver com os problemas e situações da empresa e perdem a criatividade e atitude de inovação O colaborador promovido pode não ter todas as características técnicas, necessitando de treinamento Poderá criar uma competição negativa entre seus funcionários, provocando ambições

18 INSTRUMENTOS Quadro de avisos ao pessoal
Banco de recursos humanos interno da empresa Comunicações internas dirigidas aos gerentes de unidades contendo listas de funcionários disponíveis para transferência Encontros com categorias, palestras, etc., informando aos funcionários sobre as características das vagas disponíveis Divulgação das vagas existentes me jornal interno da empresa Via intranet ou para todos os funcionários

19 2.2 RECRUTAMENTO EXTERNO Quando não é possível obter candidatos às vagas no âmbito da organização As vagas serão preenchidas por candidatos externos – de fora da organização É feito candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou empregados em outras empresas

20 2.2 RECRUTAMENTO EXTERNO VANTAGENS DESVANTAGENS Experiência requerida
Reciclagem de Quadro de Empregados Renovação de Pessoal Aproveitamento do aperfeiçoamento do candidato DESVANTAGENS Mais caro Menos Seguro Frustrações internas Afeta a política salarial da empresa

21 2.2 RECRUTAMENTO EXTERNO INSTRUMENTOS
Apresentação espontânea Cartazes ou anúncios na portaria da empresa Recrutamento por meio de funcionários Intercâmbio com outras empresas Agências de Emprego Anúncios em outras mídias Internet Contatos com Sindicatos e Associações de Classe Recrutamento em Escolas / Estagiários / Universidades

22 RECRUTAMENTO EXTERNO INSTRUMENTOS
Anúncios de imprensa jornais e revistas Escolha do jornal ou revista Quanto ao tamanho Distribuição do texto Dia da semana Chamativo Título do cargo oferecido Descrição resumida e precisa dos requisitos básicos da vaga e do cargo Apresentação do candidato Anúncio aberto, semi-aberto ou fechado

23 2.2 RECRUTAMENTO EXTERNO INSTRUMENTOS – Anúncio Aberto
CAFÉ PELÉ LTDA CONTRATA: Vendedores Requisitos: -Experiência comprovada 02 anos -Conhecimento em atacado e varejo -Habilidade comercial -Possuir Condução própria Oferece: -Salário fixo -Comissão -Ajuda de Custo Interessados enviar curriculum para o ou BR-101 KM 82,5 bairro São João CEP Curitiba- PR

24 INSTRUMENTOS – Anúncio Semiaberto
Distribuidora de produtos siderúrgicos necessita para contratação imediata: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Com experiência em informática e rotinas administrativas Enviar CV para: e- mail:

25 INSTRUMENTOS – Anúncio Fechado
Farmacêutica (o) Experiência em manipulação de no mínimo 5 anos. Conhecimento Geral da área de manipulação, Com perfil de liderança e dinamismo Remuneração compatível C/ mercado, mais benefícios. Enviar curriculum vitae para o balcão de anúncios deste jornal sob nº 1600 Praça do Japão, 1252 – Centro - Curitiba – – 210-PR

26 2.3 RECRUTAMENTO MISTO Quando se faz o recrutamento interno, em algum ponto da organização surge sempre uma posição a ser preenchida através do recrutamento externo, algum desafio, alguma oportunidade ou algum horizonte devem ser oferecidos ao novo empregado, sob pena de procurar desafios e oportunidades em outra organização que lhe pareça melhor. Levando em consideração as vantagens e de desvantagens dos recrutamentos interno e externo, algumas empresas optam pela forma mista, com fontes internas e externas de recursos humanos.

27 RECRUTAMENTO MISTO MODALIDADES
Inicialmente, recrutamento externo seguido de recrutamento interno Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente

28 TRABALHO 1 A. Escolha uma empresa e a caracterize rapidamente
B. Descreva e comente o processo de recrutamento utilizado C. Dê sugestões de melhorias ao processo de recrutamento utilizado pela empresa D. Escolha um cargo e elabore 2 anúncios (para jornal e facebook)

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