Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDavid Micail Alterado mais de 6 anos atrás
1
ENSINO DA NOTAÇÃO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO BPMN COM A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM STEPWISE SELF EXPLANATION Nome: David Micail do Rosário Alves Cardoso
2
Agenda Abordagem Stepwise Self-Explanation Objetivo Procedimento de avaiação Resultados Conclusão
3
Abordagem Stepwise Self-Explanation Dificuldade No Aprendizado Não possuem Habilidades. Utilizar adequadamente conceitos aprendidos na sala de aula. Construir programas.
4
Abordagem Stepwise Self-Explanation Reduzir Essas Dificuldades Apresentação de Materiais instrucionais; Exemplos trabalhados em videos e estruturados de acordo com FSI. Atenção: Esses materiais são considerados muito relevante no aprendizado dos alunos iniciantes de programação e pode servir para qualquer disciplina.
5
Abordagem Stepwise Self-Explanation Uso Inadequado de Exemplos Trabalhados Varios estudantes iniciantes de programação, não usa conceitos aprendidos de uma forma correta. Deste modo, possivelmente pode ter estudantes que estudam os exemplos trabalhados de uma forma inadequado ou superficial. Estudantes acabam não aprofundarem seus estudos nos conceitos, e consequentemente apresentando um aprendizado deficiente.
6
Abordagem Stepwise Self-Explanation Problemas Identificados Segundo Aureliano(2016), existem dois problemas que podem ser resolvidos: o (i) a dificuldade de combinar as diferentes estruturas de uma linguagem de programação para construir programas sintática, semântica e logicamente corretos; o (ii) a maneira inadequada (ou insuficiente) que os estudantes estudam para uma disciplina introdutória de programação.
7
Abordagem Stepwise Self-Explanation Possível solução A autora propos uma abordagem Stepwise Self Splanation onde sugerio a hipote-se de que: “Se estimularmos e orientamos o processo de auto explicação dos estudantes iniciantes enquanto eles estudam o processo de construção de programas de acordo com o FSI, tais estudantes vão construir programas sintática, semântica e logicamente mais corr etos."
8
Abordagem Stepwise Self Splanation Sugerido por Aureliano(2016), a abordagem self splanation utiliza a auto-explicações, framewok stepwise improvement, aprendizagem cognitiva, a teoria de exemplos trabalhados em videos. Estudantes é estimulado a refletir sobre as atividades de extensão e refinamento desempenhadas pelo professor no exemplo em videos através das questões (Aureliano, 2016).
9
Abordagem Stepwise Self Splanation
10
Objetivo O objetivo deste trabalho é propor o ensino de BPMN com a utilização da abordagem Stepwise Self-Explanation. Alunos que já cursaram a disciplina de introdução ao BPMN (Business Process Modeling Notation) vão avaliar se a proposta é mais adequada às suas necessidades.
11
Procedimento de Avaliação A amostra foi formada por alunos de graduação do curso de Sistema de Informação que estão cursando a disciplina de Gestão de Processo de Negócios no período 2017.2. A ferramenta Bizagi foi utilizada pela amostra para criar os modelos à medida que o vídeo solicitava por meio das questões incorporadas. O formulário criado do Google Forms para a aplicação do questionário. Link: https://docs.google.com/forms/d/1g3ggwe- yTPxQzDasJG2bnLEgDTOT7muNjRRIG9vHnk8/edithttps://docs.google.com/forms/d/1g3ggwe- yTPxQzDasJG2bnLEgDTOT7muNjRRIG9vHnk8/edit
12
Resultado
22
Conclusão Finalizando, pode-se concluir que a abordagem SSE aplicada ao ensino de BPMN é promissora e pode ser usada de forma complementar à técnica tradicional de ensino, pois essa mesclagem poderia ser mais eficaz no processo ensino e aprendizagem de modelagem de processos de negócio com BPMN.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.