A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais equívocos na prática de atividade física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais equívocos na prática de atividade física"— Transcrição da apresentação:

1 Principais equívocos na prática de atividade física
Gordura é sinal de pessoa forte e saudável. Esse é um mito que perdurou por décadas. Pessoas obesas possuem maior predisposição a doenças cardiovasculares, diabetes, derrames, hipertensão, certos tipos de câncer etc. O risco de uma pessoa obesa contrair diabetes e hipertensão é três vezes maior que o de uma pessoa magra. Consumo excessivo de proteínas não causa prejuízos ao organismo. Mito. Consumir proteína além da necessidade sobrecarrega o sistema metabólico. Esse excesso causa inflamação nos rins e pode até mesmo obstruir a passagem de sangue.

2 Principais equívocos na prática de atividade física
É prejudicial praticar um esporte ou exercício físico só uma vez por semana. Essa concepção também é um mito. O prejudicial é não praticar atividade física. Seguindo algumas orientações e sem ultrapassar os limites do corpo, seja uma ou duas vezes na semana, praticar esporte ou realizar um exercício físico faz muito bem. Exercícios abdominais fazem perder barriga. Quem acredita nesse mito fica apenas com a musculatura abdominal fortalecida. Não existe nenhum exercício que faça o organismo queimar gordura localizada. Para perder a gordura acumulada não só na barriga, é necessário associar atividades aeróbicas a uma dieta balanceada.

3 Principais equívocos na prática de atividade física.
Praticar atividade física com moletom, envolver sacos plásticos na barriga e usar cinta elástica otimiza os resultados de um treino para emagrecer. Um dos mitos mais perigosos para a prática de exercícios ou atividades físicas, pois esses recursos apenas aumentam a temperatura corporal, e o organismo, na tentativa desesperada para regular a temperatura, começa a produzir mais suor. Como consequência, o indivíduo perde uma quantidade maior de líquido e pode sofrer desidratação.

4 Principais equívocos na prática de atividade física.
Exercício eficiente é aquele que provoca dores depois da atividade. Mito. A dor muscular tardia não é parâmetro para medir os resultados do exercício. Ela até pode aparecer em virtude dos microtraumas (lesões) nas fibras musculares envolvidas na atividade, mas com a adaptação ao treino e a regeneração das fibras lesadas a dor muscular vai sendo cada vez menor.

5 Principais equívocos Gomas de mascar e balas podem ser consumidas durante a atividade física. O indivíduo que pratica algum jogo ou esporte coletivo está sujeito a quedas, esbarrões e tropeços; se ele estiver consumindo gomas de mascar ou balas, pode ficar engasgado ou até mesmo sofrer uma parada respiratória.

6 Principais equívocos. Iniciar um programa de atividades físicas sem fazer uma avaliação médica. Não comece a praticar exercícios sem antes realizar uma avaliação médica. Somente o médico poderá diagnosticar ao certo suas reais condições de saúde para a prática esportiva.

7 Exagerar na carga ou na intensidade.
Iniciar um programa de exercícios físicos com uma intensidade muito alta além de trazer riscos à saúde pode desmotivar o praticante. Portanto, comece de forma progressiva tanto na intensidade dos exercícios quanto na duração. Se o indivíduo é sedentário e tem como objetivo correr, ele deve, primeiro, fazer caminhadas, pequenos trotes e corridas intercaladas com caminhada, para somente depois partir para a corrida propriamente dita.

8 Vestimentas e acessórios inadequados.
Tênis sem o mínimo de absorção de impactos, roupas quentes e excessivamente largas ou justas que limitam a mobilidade são outros vilões da prática esportiva. Nos dias atuais, a indústria esportiva está muito avançada nesse quesito. Portanto, na hora de praticar esportes, use roupas leves que protejam o corpo dos raios solares, mas que não impeçam a evaporação do suor. Use tênis com procedência comprovada, leves e específicos para a modalidade desejada, afinal não dá para jogar futsal usando um tênis de cano alto específico para jogar basquete

9 Não ingerir líquidos durante a atividade e praticar exercícios físicos de estômago vazio.
A falta de líquidos e nutrientes provoca, no indivíduo, a perda da disposição e a diminuição de rendimento, além do risco de perder massa magra e ter queda da taxa de glicose no sangue (hipoglicemia), podendo até desmaiar. Alimentar-se e hidratar-se antes de qualquer atividade física são cuidados fundamentais. Coma cerca de 40 minutos antes da prática esportiva, prefira alimentos de fácil digestão e, nos 30 primeiros minutos após o treino, faça outra refeição. Ingerir líquidos é extremamente importante a qualquer hora do dia e, durante a prática esportiva, essa necessidade aumenta. Comece o exercício hidratado e a cada 20 minutos de atividade beba 100 ml de água fria. A água ou qualquer líquido gelado são absorvidos de forma mais rápida pelo organismo

10 Texto. Aloísio para por sete dias. Coma poderia ter sido fatal.
O atacante Aloísio está fora do time do Vasco na partida desta sexta-feira, contra o Ceará. Na noite de terça-feira, durante a vitória de 1 a 0 sobre o Brasiliense, no Distrito Federal, o atleta desmaiou ao se chocar com um adversário, perdeu os sentidos e foi levado para o hospital. Apesar de já estar bem, o atacante vai ficar por sete dias no departamento médico. “Os exames deram todos normais, ele foi para o hotel e ficou sendo observado por mim. Hoje acordou muito bem, mas logicamente ele fará o processo normal depois dessa situação. Com isso ele fica afastado por sete dias para depois ser liberado novamente para a comissão técnica”, afirmou o médico do Vasco, Paulo César Rocha. O médico explicou que o fato de o atleta estar mascando um chiclete na hora do choque foi determinante para que ele prendesse a respiração. Paulo César Rocha, ao entrar no gramado e encontrar Aloísio com um quadro de traumatismo craniano, abriu a boca do atleta e retirou a goma que evitava que ele respirasse. “Não há dúvida que o problema do Aloísio foi grave, com a perda respiratória por causa de uma goma de mascar que ele tinha na boca. Identificamos um traumatismo craniano, algo que a gente não queria encontrar. Por isso a necessidade da abordagem imediata para reversão do processo. Houve a migração dessa goma de mascar interrompendo o processo respiratório. Retirei a goma com a mão e o fluxo respiratório voltou ao normal”, disse Paulo César. Disponível em: < nota/2009/08/26/ html>. Acesso em: 22 ago

11 Conhecimentos que auxiliam a promoção da saúde
1. Consumo energético e gasto calórico. 2. Exercícios aeróbio e anaeróbio. 3. Frequência cardíaca e IMC.

12 Conscientes dos benefícios da atividade física, chegou a hora de nos aprofundarmos nas particularidades dos exercícios. Os conteúdos deste capítulo trazem assuntos referentes ao consumo e ao gasto da energia obtida por meio dos alimentos. Entenda as questões ligadas ao treinamento físico, à composição corporal e ao tipo de exercício indicado para seu objetivo.

13 Consumo energético e gasto calórico .
Vamos nos aprofundar na íntima relação entre o controle de peso corporal e a prática de exercícios físicos. Descobriremos que esses dois fatores também estão ligados com o consumo de energia por meio dos alimentos e com o gasto calórico. A essa relação damos o nome de balanço energético.

14 balanço energético O balanço energético é determinado pela ingestão alimentar e pelo total de calorias gasto para realizar as atividades do dia a dia. Manter o equilíbrio entre o consumo de energia através dos alimentos, sendo eles sólidos ou líquidos, e o que gastamos de calorias é o que determina a manutenção do peso corporal.

15 balanço energético Como dito anteriormente, adquirimos energia por meio dos alimentos, mas o gasto energético acontece a partir de três elementos básicos. Taxa metabólico basal: corresponde ao gasto de energia para realizar as funções orgânicas básicas. Representa de 60 a 75% do gasto energético. Pode variar de um indivíduo para outro de acordo com a composição corporal, idade, sexo, aptidão física, clima, estado hormonal e temperatura corporal. Efeito térmico do alimento: gasto enérgico dedicado para metabolizar e estocar os nutrientes provenientes da alimentação. Representa, em geral, 10% do consumo diário de energia. Efeito da atividade física: trata da energia gasta para realizar qualquer atividade física (tomar banho, deslocar-se, fazer exercícios etc.). É o fator com a maior possibilidade de variação de gasto energético. Corresponde em média de 15 a 30% do gasto calórico diário.

16 Quando o equilíbrio energético é alterado tanto para o lado da ingestão de energia (alimentos) quanto para gasto calórico, o peso corporal é alterado. O desequilíbrio no balanço energético pode ser definido como positivo ou negativo. Positivo quando a ingestão de calorias for maior que o consumo total diário de energia. Nesse caso, o excesso energético será armazenado em forma de gordura no tecido adiposo, ocasionando aumento do peso corporal. Negativo quando ocorre o contrário. O gasto calórico é maior que o consumo energético, sendo esta a forma mais eficaz e saudável de perder peso corporal.

17 Aeróbio é um termo que trata da presença de oxigênio
Aeróbio é um termo que trata da presença de oxigênio. Ou seja, esse tipo de exercício usa o gás oxigênio para produzir a energia dos músculos Os exercícios anaeróbios são caracterizados pela alta intensidade e curta duração. A fonte de energia utilizada nesses exercícios independe do consumo de gás oxigênio pelos músculos, daí o termo “anaeróbio”, que faz referencia à atividade na qual as células dos músculos realizam predominantemente fermentação em vez de respiração aeróbia.

18 A natação, dança, caminhada, corrida e outras atividades que movimentam vários grupos musculares ao mesmo tempo são exemplos de exercícios aeróbios. Essas atividades, por necessitarem de gás oxigênio, estimulam o sistema cardiorrespiratório, vascular e o metabolismo, e, também, são os indicados para o indivíduo que pretende perder gordura, devido aos altos índices de queima calórica.

19 O indivíduo, quando executa um exercício anaeróbio, desempenha movimentos de alta intensidade em um curto período de tempo, podendo durar de alguns segundos a 2 minutos. Outra característica dos exercícios anaeróbios é que eles utilizam um número menor de grupos musculares.

20 A FC basal, ou em repouso, correspondente numero de vezes que o coração bate por minuto quando o indivíduo está em repouso completo. Nesta situação, o coração bate para manter as funções vitais do organismo, e pode variar de pessoa para pessoa de acordo com a idade ou o nível de condicionamento físico. Os batimentos cardíacos diminuem com o passar dos anos e, em uma pessoa condicionada fisicamente, o coração bate menos vezes para manter o organismo do que em uma pessoa sedentária.

21 A FC máxima trata-se do número mais alto de batimentos por minuto que um indivíduo pode alcançar. A fórmula mais utilizada para calcular a frequência cardíaca máxima é a de Karvonem (1957): Frequência cardíaca máxima = 220 – idade

22 Existe, também, outra forma de avaliar algumas condições do organismo humano, denominada Índice de Massa Corporal, IMC, indicado pela para Organização Mundial da Saúde (OMS) para relacionar o peso corporal com a altura, dentro de uma classificação que vai de abaixo do peso à obesidade. Mesmo que alguns estudos mostrem a relação do IMC com o excesso de gordura, esse índice tem algumas deficiências por se tratar apenas da mensuração de peso e altura. Outras avaliações, como a de porcentagem de gordura, associa- da ao IMC, podem determinar melhor a composição corporal de cada pessoa. O cálculo é simples, dividindo-se o peso pela altura ao quadrado:

23 Determinado o valor, faz-se a classificação utilizando a tabela a seguir.

24 Zona Alvo de Treinamento

25

26

27

28


Carregar ppt "Principais equívocos na prática de atividade física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google