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Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro

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Apresentação em tema: "Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro

3

4 PERIÓDICOS NACIONAIS 1ª FASE 1982 - 1994 42 PERIÓDICOS
ANALISADOS OS TÍTULOS DOS ARTIGOS

5 Aproximadamente 2.000 artigos
IDENTIFICADAS ATÉ 3 PALAVRAS-CHAVE PARA CADA ARTIGO

6 PERIÓDICOS NACIONAIS 2ª FASE 54 PERIÓDICOS NACIONAIS

7 ANALISADOS OS TÍTULOS E RESUMOS DOS ARTIGOS
CLASSIFICADOS EM ATÉ TRÊS PALAVRAS-CHAVE

8 Avaliação Educacional
Relações Público-Privado Administração Participativa

9 Administração de Sistemas Educacionais
Educação e Profissionalização do Educador

10 ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR

11 “Indica artigos cujos títulos
apontam predominantemente para a administração educacional em nível micro referidos à escola como instituição e como organização formal.”

12 31 palavras-chave representam 80% de incidência de artigos

13 Dez palavras-chave mais freqüentes

14 Palavra-chave Freqüência Percentual 01- Administração do Ensino Superior 529 6,55% 02- Administração da Educação e Determinantes do Contexto 412 5,10% 03- Política Educacional 387 4,83% 04- Políticas Públicas 325 4,02% 05- Administração Educacional Escolar 310 3,84%

15 Palavra-chave Freqüência Percentual 06- Formação e Desenvolvimento Pessoal 301 3,73% 07- Administração e História 241 3,00% 08- Poder 223 2,73% 09- Legislação 210 2,10% 10- Avaliação da Educação 201 2,50%

16 Palavras-Chave com destaque nos períodos:
/

17 Administração do Ensino Superior
Administração da Educação e Determinantes do Contexto Administração Educacional Escolar Política Educacional

18 Palavras-Chave com destaque 1982-1994 1982-2000
Legislação Políticas Públicas

19 Palavras-Chave com destaque 1995-2000 1982-2000
Poder Avaliação da Educação Formação e Desenvolvimento Profissional

20 Implicações para um Estado do Conhecimento em Administração da Educação

21 1)Abrangência Ampla 2)Relacionado ao momento Histórico 3)Específica e Geral 4)Quatro níveis de Interação

22 5)Planos que se sobrepõem
6)Ingerência entre sistemas de Ensino 7)Sistema Complexo Adaptativo

23 Outra imagem é a do sistema complexo adaptativo como expressiva e característica da área da Administração da Educação.

24 Estes sistemas se caracterizam pela interdependência entre o comportamento individual e coletivo

25 Os sistemas complexos adaptativos se definem pela população de agentes interativos sejam eles células, pessoas, animais, organizações, escolas ou outros sistemas.

26 CONCEITOS

27 “Gestão provém do verbo latino gero, gessi,gestum, gerere. Ele significa : levar sobre si, chamar a si, executar, exercer, gerar. (...)

28 ... Um dos substantivos dele
derivado é gestatio, gestação ou o ato de trazer em si algo novo, diferente.”

29 “ Administração da Educação é um termo amplo que engloba políticas, gestão, planejamento e avaliação.”

30 “Política foi conceituada como ‘diretrizes ou linhas de ação que definem e norteiam práticas, como as normas, leis e orientações.’”

31 “Gestão é o processo de coordenação da execução de uma linha de ação, executa um plano.”

32 “O planejamento educacional
gera e alimenta políticas e operacionaliza e concretiza políticas. A gestão da educação é a coordenação dos esforços individuais e coletivos de implementação das políticas e planos.”

33 “Avaliação da educação foi definida ‘como um processo de análise ou julgamento da prática’ buscando através de seu acompanhamento a melhoria das práticas e das instituições escolares.”

34 “... Se a escola é a fonte primeira de
dados que necessitamos para a reelaboração do domínio teórico da administração escolar, então é preciso regressar à escola, integrar-se a ela com os olhos e todos os sentidos do observador participante...

35 para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la
...para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la. Isso se consegue por meio da pesquisa etnográfica e do estudo de caso.” (Silva,2002,p.210)

36 LAP – Liderança Assistida pelos Pares

37 RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS
CLIMA INSTRUCIONAL COMUNIDADE RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS COMPORTAMENTO ROTINEIRO DO DIRETOR CONTEXTO INSTITUCIONAL ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO

38 Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais
COMUNIDADE (LOCALIZAÇÃO): Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais

39 CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS:
Experiências profissionais; História pessoal Filosofia educacional

40 CONTEXTO INSTITUCIONAL Caracterização tipo: Programas estaduais Programas federais Trajetória Entidade de classes

41 CLIMA INSTRUCIONAL: Planta física Currículo social Disciplina Interelações: estudantes, staff e a comunidade

42 ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO: Currículo acadêmico; Estruturas e colocação: estrutura das classes, seleção dos estudantes; Avaliação e promoção dos estudantes;

43 Pedagogia: técnicas de ensino, trabalho de casa, agrupamento;
Desenvolvimento do staff: avaliação, treinamento em serviço.

44 COMPORTAMENTO ROTINEIRO
DO DIRETOR (A): Estabelecimento de objetivos e planejamento; Controle; Avaliação;

45 Comunicação; Estabelecimento de horários,alocação de recursos, organização; Seleção de pessoal oferecendo modelo governado

46 RESULTADOS COM OS ALUNOS:
Rendimento acadêmico Auto-estima Responsabilidade Cidadania Atitudes em relação à aprendizagem


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