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PublicouFernanda Amaro Castelo Alterado mais de 5 anos atrás
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Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
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PERIÓDICOS NACIONAIS 1ª FASE 1982 - 1994 42 PERIÓDICOS
ANALISADOS OS TÍTULOS DOS ARTIGOS
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Aproximadamente 2.000 artigos
IDENTIFICADAS ATÉ 3 PALAVRAS-CHAVE PARA CADA ARTIGO
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PERIÓDICOS NACIONAIS 2ª FASE 54 PERIÓDICOS NACIONAIS
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ANALISADOS OS TÍTULOS E RESUMOS DOS ARTIGOS
CLASSIFICADOS EM ATÉ TRÊS PALAVRAS-CHAVE
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Avaliação Educacional
Relações Público-Privado Administração Participativa
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Administração de Sistemas Educacionais
Educação e Profissionalização do Educador
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ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR
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“Indica artigos cujos títulos
apontam predominantemente para a administração educacional em nível micro referidos à escola como instituição e como organização formal.”
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31 palavras-chave representam 80% de incidência de artigos
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Dez palavras-chave mais freqüentes
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Palavra-chave Freqüência Percentual 01- Administração do Ensino Superior 529 6,55% 02- Administração da Educação e Determinantes do Contexto 412 5,10% 03- Política Educacional 387 4,83% 04- Políticas Públicas 325 4,02% 05- Administração Educacional Escolar 310 3,84%
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Palavra-chave Freqüência Percentual 06- Formação e Desenvolvimento Pessoal 301 3,73% 07- Administração e História 241 3,00% 08- Poder 223 2,73% 09- Legislação 210 2,10% 10- Avaliação da Educação 201 2,50%
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Palavras-Chave com destaque nos períodos:
/
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Administração do Ensino Superior
Administração da Educação e Determinantes do Contexto Administração Educacional Escolar Política Educacional
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Palavras-Chave com destaque 1982-1994 1982-2000
Legislação Políticas Públicas
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Palavras-Chave com destaque 1995-2000 1982-2000
Poder Avaliação da Educação Formação e Desenvolvimento Profissional
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Implicações para um Estado do Conhecimento em Administração da Educação
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1)Abrangência Ampla 2)Relacionado ao momento Histórico 3)Específica e Geral 4)Quatro níveis de Interação
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5)Planos que se sobrepõem
6)Ingerência entre sistemas de Ensino 7)Sistema Complexo Adaptativo
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Outra imagem é a do sistema complexo adaptativo como expressiva e característica da área da Administração da Educação.
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Estes sistemas se caracterizam pela interdependência entre o comportamento individual e coletivo
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Os sistemas complexos adaptativos se definem pela população de agentes interativos sejam eles células, pessoas, animais, organizações, escolas ou outros sistemas.
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CONCEITOS
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“Gestão provém do verbo latino gero, gessi,gestum, gerere. Ele significa : levar sobre si, chamar a si, executar, exercer, gerar. (...)
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... Um dos substantivos dele
derivado é gestatio, gestação ou o ato de trazer em si algo novo, diferente.”
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“ Administração da Educação é um termo amplo que engloba políticas, gestão, planejamento e avaliação.”
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“Política foi conceituada como ‘diretrizes ou linhas de ação que definem e norteiam práticas, como as normas, leis e orientações.’”
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“Gestão é o processo de coordenação da execução de uma linha de ação, executa um plano.”
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“O planejamento educacional
gera e alimenta políticas e operacionaliza e concretiza políticas. A gestão da educação é a coordenação dos esforços individuais e coletivos de implementação das políticas e planos.”
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“Avaliação da educação foi definida ‘como um processo de análise ou julgamento da prática’ buscando através de seu acompanhamento a melhoria das práticas e das instituições escolares.”
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“... Se a escola é a fonte primeira de
dados que necessitamos para a reelaboração do domínio teórico da administração escolar, então é preciso regressar à escola, integrar-se a ela com os olhos e todos os sentidos do observador participante...
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para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la
...para sentindo-a, poder entendê-la, e entendendo-a poder explicá-la. Isso se consegue por meio da pesquisa etnográfica e do estudo de caso.” (Silva,2002,p.210)
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LAP – Liderança Assistida pelos Pares
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RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS
CLIMA INSTRUCIONAL COMUNIDADE RESULTADOS COM OS ALUNOS CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS COMPORTAMENTO ROTINEIRO DO DIRETOR CONTEXTO INSTITUCIONAL ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO
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Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais
COMUNIDADE (LOCALIZAÇÃO): Nível socio-econômico Composição étnica Estabilidade Apoio dos pais
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CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS:
Experiências profissionais; História pessoal Filosofia educacional
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CONTEXTO INSTITUCIONAL Caracterização tipo: Programas estaduais Programas federais Trajetória Entidade de classes
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CLIMA INSTRUCIONAL: Planta física Currículo social Disciplina Interelações: estudantes, staff e a comunidade
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ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO: Currículo acadêmico; Estruturas e colocação: estrutura das classes, seleção dos estudantes; Avaliação e promoção dos estudantes;
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Pedagogia: técnicas de ensino, trabalho de casa, agrupamento;
Desenvolvimento do staff: avaliação, treinamento em serviço.
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COMPORTAMENTO ROTINEIRO
DO DIRETOR (A): Estabelecimento de objetivos e planejamento; Controle; Avaliação;
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Comunicação; Estabelecimento de horários,alocação de recursos, organização; Seleção de pessoal oferecendo modelo governado
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RESULTADOS COM OS ALUNOS:
Rendimento acadêmico Auto-estima Responsabilidade Cidadania Atitudes em relação à aprendizagem
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