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Merchandising Muriel Vianna.

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Apresentação em tema: "Merchandising Muriel Vianna."— Transcrição da apresentação:

1 Merchandising Muriel Vianna

2 O que é Merchandising? Merchandising é junção das palavras Merchandise, que do inglês significa Mercadoria com a palavra merchandiser que significa negociador. Em uma tradução literal seria algo mercadização, mas adaptando a língua portuguesa como operação de mercadorias. Segundo a literatura Merchandise é o conjunto de técnicas ou o eforço que uma loja utiliza para aapresentação e destaque de um determinado produto para que ele fique atrativo para seu público alvo.

3 A prática do merchandising é mais antiga do que imaginamos
Começou lá na idade média...

4 Evolução do merchandising
Muitos anos depois com o aumento do auto serviço, principalmente no EUA, as práticas de merchandising ganharam mais força e começaram a se adaptar a um novo patamar.

5 Comparativo de atendimento e auto serviço

6 Objetivos do merchandising
Tornar fácil e agradável a compra pelos meus clientes. Oferecer diversas variedades de produtos e marcas. Fazer com que clientes comprem em maiores quantidades. Destacar produtos em promoção. Incrementar o número de consumidores. Reduzir custos operacionais.

7 E isso realmente funciona?
Pesquisas realizadas apontam que : 80,7% das compras realizadas em lojas de auto serviço são decididas dentro da loja. 19,3% apenas possuem uma lista e destes 51% compram mais do que o previsto. Consumidores compram de 15 a 20% a mais quando lojas são estimulantes. Roupas (87%), Comida (77%) e cosméticos (69%) são campeãs de compras por impulsos.

8 Fatores importantes antes da implementação das técnicas
Desenvolver o mix de produto. Estabelecer uma politica de preços e qualidade. Fortalecer parcerias e logística. Definir público alvo Definir um ambiente agradável para público alvo. Conhecer necessidades dos clientes. Treinar constantemente os funcionários. Comunicação de forma integrada.

9 Técnicas e ferramentas

10 Abordagem ( através de demonstradores)
Abordagem ( através de demonstradores). Acompanhada de um folheto ou brinde. Adesivos de chão: Tentam direcionar o consumidor a um ponto desejado. Banner: Sinalizador de diversos tamanhos, confeccionado em papel, plástico ou tecidos. Balcão de degustação: Muito utilizado em supermercados. Bobina de forração: plástico com imagem para cobrir locais onde o produto será exposto. Cartazes: Utilizado em locais de fáceis localização e com informações que podem variar. Clip strip: Mini display que possibilita a disposição de pequenos produtos. Display: Muito utilizado para promoção de um produto. Faixas de gôndolas: Faixas fixadas nas gondolas que ficam normalmente nos corredores de onde o consumidor ira passar.

11

12

13 Woobler Stopper

14 Lay- out Permitir circulação tranquila. Visão ampla da loja.
Clientes tendem a seguir para a direita. Móveis e equipamentos não devem ocupar mais de 40% da loja. Poluição visual. Portas de entrada com no mínimo 1,5m.

15 Fontes: Cartilha do empreendedor Sebrae.
BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. 3. ed. São Paulo: Atlas,


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