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Órgãos dos Sentidos “Janelas Sensoriais” Audição Olfato Visão Tato

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Apresentação em tema: "Órgãos dos Sentidos “Janelas Sensoriais” Audição Olfato Visão Tato"— Transcrição da apresentação:

1 Órgãos dos Sentidos “Janelas Sensoriais” Audição Olfato Visão Tato
Paladar Tato

2 GESTALT A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.

3 A GESTALT é uma Escola de Psicologia Experimental.
A palavra alemã GESTALT (sem tradução exata) significa: forma, figura estruturada, todo, padrão e configuração. Esta “abordagem psicológica” surgiu na Alemanha, aproximadamente no ano de 1910, com os trabalhos experimentais dos cientistas Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Kofka.

4 “As Férias de Hegel”, R. Magritte, 1958.
Conceito de Percepção “As Férias de Hegel”, R. Magritte, 1958. Mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando interpretá-la, classificá-la e organizá-la.

5 A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorista — que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta — porque, para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

6 O movimento gestaltista atuou principalmente na área da teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos de percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais. Entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo existe o processo de percepção, o que e como o indivíduo percebe são aspectos relevantes para a compreensão do comportamento.

7 A GESTALT A tendência de “juntar” os elementos é que a Gestalt denomina de força do campo psicológico. É entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.

8 A GESTALT Segundo Garcia-Rosa, o campo não deve , porém ser compreendida como uma realidade física, mas sim fenomênica. Não são apenas os fatos físicos que produzem efeitos sobre o comportamento. Realidade fenomênica em Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt. A maneira particular como um indivíduo interpreta uma determinada situação não se refere somente a percepção mais a características de personalidade, componentes emocionais, ligados a situações vividas e situações passadas que são representadas no espaço de vida atual.

9 PERSONALIDADE Definição: é um conjunto de traços psicológicos com propriedade particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Unidade de análise da psicologia da Personalidade é: O indivíduo total Estrutura da personalidade: é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo. Conteúdos: estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc.

10 A experiência imediata
Psicologia da forma Wundt Dissecar a experiência para achar unidades mínimas com realidade própria e reconstruir fenômenos complexos Descrever e compreender os fenômenos que se oferecem espontaneamente na experiência Descrição e compreensão devem guiar a procura das explicações a serem encontradas em termos das leis gerais que organizam a experiência espontânea. Os fenômenos captados na experiência imediata são dotados de significado.

11 Gestalt Teoria do isomorfismo - uma unidade no universo onde a parte esta sempre relacionada com o todo Quando se vê uma parte ocorre uma tendência a restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que se esta vendo O todo é mais que a soma das partes Não vemos algo – vemos relações Uma paisagem não é apenas relva + céu + árvore + nuvens + outros detalhes = como percebo Wundt – conceito de síntese criadora: a associação de elementos básicos não é um processo mecânico e meramente aditivo

12 O fenômeno da percepção é norteado pela busca do fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõe uma figura. (objeto). Quando vejo uma parte de um objeto, ocorrerá uma tendência á restauração do equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo. Se nos elementos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, aspectos básicos da percepção não alcançaremos a boa forma.

13 A parte Percepções de parte gravura... Um indivíduo negro, de dedo em riste, fala para alguém.

14 O Todo Percepções do conjunto...
O indivíduo negro é aprisionado com correntes e grilhetas.

15 Regras Gerais de Interpretação
Identificação das partes e características só é possível após a interpretação do todo “O Domínio de Arheim” , R. Magritte, 1938 Mecanismo de estruturação e organização perceptiva desencadeia-se automaticamente (familiar, significativo, novo ou não) A descoberta de uma estrutura particular influi na percepção posterior Nada é tratado isoladamente. Toda informação deve ser integrada em uma interpretação global e coerente da cena visual

16 Princípios da Gestalt Fechamento, simetria e regularidade Figura/fundo
Proximidade- elementos mais próximos tendem a ser agrupados Semelhança- elementos semelhantes são agrupados Fechamento- tendência a completar elementos faltantes para garantir a compreensão do objeto Insight- compreensão imediata dos fenômenos

17 “Carta Branca”, R. Magritte (1965)
Mecanismos de Organização da Percepção Visual (Efeito de fechamento, Gestalt, M. Wertheimer ) “Carta Branca”, R. Magritte (1965) “Coisas visíveis podem ser invisíveis. Se alguém cavalga por um bosque, a princípio vemo-lo, depois não, contudo sabemos que está lá. Em ‘Carta Branca’, a amazona oculta as árvores e estas ocultam-na. Todavia, os nossos poderes de pensamento abrangem tanto o visível como o invisível - e eu faço uso da pintura para tornar os pensamentos visíveis.” René Magritte

18 Mecanismos de Organização da Percepção Visual
Figura e Fundo O que você vê? Octavio Ocampo.

19 Está tocando guitarra para as casas ou para pessoas?
Mecanismos de Organização da Percepção Visual (Efeito de simetria e regularidade, Gestalt, M. Wertheimer) Está tocando guitarra para as casas ou para pessoas?

20 Proximidade Similaridade Fechamento Figura-Fundo regularidade Simetria
Mecanismos de Organização da Percepção Visual (Gestalt, M. Wertheimer ) Proximidade Similaridade Fechamento Figura-Fundo regularidade Simetria

21 São conhecidos dois tipos de meio ambiental:
A GESTALT São conhecidos dois tipos de meio ambiental: Meio Geográfico: meio físico em termos objetivos. Meio Comportamental: meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico (que implica na interpretação desse meio através da percepção) “realidade” subjetiva. A tendência de “juntar” os elementos é que a Gestalt denomina de força do campo psicológico. É entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.

22 A GESTALT O campo não deve ser compreendido como uma realidade física, mas sim fenomênica. Não são apenas os fatos físicos que produzem efeitos sobre o comportamento. Realidade fenomênica em Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt. A maneira particular como um indivíduo interpreta uma determinada situação não se refere somente a percepção mais a características de personalidade, componentes emocionais, ligados a situações vividas e situações passadas que são representadas no espaço de vida atual.

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30 Representações Para a Ação
Como o sujeito constrói sua compreensão da situação? Quais as suas estratégias de resolução de problemas? Como organiza e antecipa suas ações?

31 1º leia as palavras 2º leia as cores

32 Cartaz Japonês

33 Pedalando no outono Rob Gonsalves

34 Casa com ferrovia Rob Gonsalves

35 Uma construção impossível
Istvan Orosz

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39 Ilustração Rosto animal

40 Duas ou três colunas?

41 Donald Rust

42 Donald Rust

43 As visões de Quixote Octavio Ocampo

44 A Janela Sandro Del-Petre

45 Sandro Del-Petre La vie en rose

46 The Three Ages Salvador Dali, 1940

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61 O mesmo desenho visto de outro ângulo

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67 Capacidades de processamento do cérebro humano
3M D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R PUM4. 4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RC0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R! S0 0 QU3 P3RM4N3C M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R F3170 D3 4R314

68 Capacidades de processamento do cérebro humano
De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.


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