Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Cruz Belo Alterado mais de 5 anos atrás
1
A revolução das TIC desafio da educação no século XXI
7a CONFERÊNCIA FORGES O papel do Ensino Superior para o desenvolvimento dos PALOP A revolução das TIC desafio da educação no século XXI Ivone Cardoso Paula Camarinha
2
Lei nº 1/93 entrada operadores privados no ES: antes estatal
Comissão Comiche conceber política coerente sobre expansão ES 2 alavancas nova dinâmica problemática ES (Rosário 2013) Ivone Cardoso Paula Camarinha
3
Mas havia assimetrias regionais exclusão de partes de Moçambique e
(sobretudo interior) Ivone Cardoso Paula Camarinha
4
Mas na dita Era Digital jovens de ≤ 19 anos (50% população)
dispositivos movéis (40 a 60 % usam-nos) partilhas experienciais comprometidas Ivone Cardoso Paula Camarinha
5
Era Digital deve abarcar
todos os sectores da educação quotidiano dos jovens: comunicação dispositivos móveis: partilha experiências e saber Ivone Cardoso Paula Camarinha
6
O digital em Moçambique
é feito população muito jovem Tem acesso dificil quase inexistente fora da Universidade e no interior Ivone Cardoso Paula Camarinha
7
Criação das Universidades
Forma pouco criteriosa contúedo violando por vezes Lei 1/93 Pouca fiscalização equipamentos espaços instalações multimédia Ivone Cardoso Paula Camarinha
8
Apesar desta conjuntura
boom: IES quintuplicaram (9 para 44) população jovem sextuplicou desafio: qualidade ensino e funcionamento IES Ivone Cardoso Paula Camarinha
9
Ivone Cardoso Paula Camarinha Paula Camarinha
E ainda houve circulação de docentes interna e internacionalmente abertura ao exterior mais desafios Ivone Cardoso Paula Camarinha Paula Camarinha
10
Plano Estratégico ES (PEES)
Reforçar e dar + atenção ES (ciencia e tecnologia) Promoção da investigação pura e aplicada Interligação: sector empresarial e social Ivone Cardoso Paula Camarinha
11
Mas o ES confronta-se Desafios de desenvolvimento do país
Consolidação da expansão Paz e unidade nacional Ivone Cardoso Paula Camarinha
12
Apostar Melhoramento da precariedade
Revitalização económica (Rosário 2013) e Melhoramento da precariedade social Ivone Cardoso Paula Camarinha
13
Sem efectivo suportado utopia uso tecnologia uso TIC concretização
será suportado uso TIC destes desafios utopia Ivone Cardoso Paula Camarinha
14
Advento das TIC Sociedade rica em informação
Complexidade crescente, mas Acessível e disponível sempre Ivone Cardoso Paula Camarinha
15
Entorno escolar Professores: reflectir sobre prácticas pedagógicas
Escola: entender e adaptar-se à realidade das TIC Aprendizagem: acção continuada e colaborativa Aprender a aprender (Ramos 2014) Professores: reflectir sobre prácticas pedagógicas Ivone Cardoso Paula Camarinha
16
Como acompanhar Era Digital, se,
Qualidade e capacidade IES é limitada? Mais de metade da população sem meios financeiros? 2/3 IES são privadas e caras? Ivone Cardoso Paula Camarinha
17
Concentração ≤ IES zonas urbanas
deslocalização estudantes interior grande abandono escolar no secundário (factores económicos, desfasamento oferta e procura regionais) (CRUP 2004) Desmotivação (oferta cursos não corresponde opções candidatos (Salimo e Gouveia 2017) D I F C U L A E S Ivone Cardoso Paula Camarinha
18
Consequência 60% africanos preferem as C. Sociais e Humanas (Unesco 2000) Pouco e deficiente apetrechamento dos laboratorios das IES Defasamento entre as necesidades do país e a realidade Ivone Cardoso Paula Camarinha
19
Necessidades reais Técnicos para suprir as necessidades
Formação e colocação no mercado Questão e revolução de mentalidade Ivone Cardoso Paula Camarinha
20
Futuro de Moçambique não depende apenas do
investimento estrangeiro recrutamento de mão de obra estrangeira Objectivo exequível se as universidades superarem especializada e qualificada obstáculos dos últimos 10 anos Ivone Cardoso Paula Camarinha
21
De que maneira? reforçar RH em qualidade e quantidade nas estruturas de gestão sobretudo nas IES privadas nomear reitores e diretores não pelo poder político, mas pela academia apostar na gestão estratégica e não na gestão de eventualidade Ivone Cardoso Paula Camarinha
22
e Monitorizar e controlar actividades nas IES e Investir em serviços de apoio pedagógicos (laboratórios, bibliotecas e recursos tecnológicos) reforçar RH em qualidade e quantidade nas estruturas de gestão sobretudo na IES privadas Ivone Cardoso Paula Camarinha
23
e Apostar em “future classroom labs” e criar experimentação
Assentar o ensino-aprendizagem em tecnologia, pedagogia e espaço (Pedro et allí 2016) Desenvolver as competências dos 4 “cês”: Pensamento crítico, comunicação , colaboração e criatividade Ivone Cardoso Paula Camarinha
24
Realidade Actual Levar o aluno moçambicano a escolher + áreas politécnicas Dotar as escolas e IES com laboratorios modernos Apetrechar os existentes para que os resultados a Matemática e a Física sejam melhores (Correia 2003; Macano 2005) Ivone Cardoso Paula Camarinha
25
Estas medidas em sinergia com um(a)
combate efectivo ao abandono escolar (Senete 2015) rede MoreNet funcional eficaz activa (sem s problemas de acesso) Implantação efectiva das TIC Plano sustentado em parcerias nacionais e empresariais Ivone Cardoso Paula Camarinha
26
Será possível Baixar apps para o ensino tecnológico (o desafio das TIC séc XXI) Motivar os alunos para o ensino das áreas problemáticas (Matemática; Física e Ciências) Vencer o desafio imposto pelas TIC nos PALOP e em Moçambique Ivone Cardoso Paula Camarinha
27
Ivone Cardoso ivonec@iscap.ipp.pt
Obrigada Ivone Cardoso Ana Camarinha Ivone Cardoso Paula Camarinha
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.