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A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO

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Apresentação em tema: "A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo.

2 O desenvolvimento do gesto de apontar é a construção da primeira representação simbólica na criança, de acordo com Vigotski GESTO DE APONTAR

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5 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

6 Fase: Interpretação da Mãe.
Vigotski destaca três fases na ontogênese do gesto de apontar como primeira representação simbólica: Fase: um simples movimento espontâneo da criança orientado a um determinado objeto que ela não consegue alcançar. Fase: Interpretação da Mãe. Fase: a criança capta, numa experiência pessoal, o significado que o seu movimento tem para o outro, convertendo-o, assim, em signo para ela. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

7 A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
As concepções da relação entre o desenvolvimento e aprendizado, em relação as crianças, podem ser reduzidas a três grandes posições: NA PRIMEIRA: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO É INDEPENDENTE DA APRENDIZAGEM – A aprendizagem não participa ativamente no desenvolvimento e não o modifica. A aprendizagem utiliza só os resultados do desenvolvimento, em vez de adiantar a seu curso e de mudar a sua direção. Ele destacou as teses iniciais de Piaget, nas quais o desenvolvimento é concebido independente da aprendizagem,(os ciclos de desenvolvimento precedem os ciclos de aprendizagem). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

8 2. A SEGUNDA: APRENDIZAGEM É DESENVOLVIMENTO.
O desenvolvimento é visto como domínio do pensamento formal e lógico ocorreria por si mesmo, sem a interferência do ensino, assim tudo que fosse aprendido dependeria primeiramente, do desenvolvimento requerido para a aquisição do conhecimento. Por conseguinte, o aprendizado não poderia alternar as diversas etapas da formação. Exemplo: James que reduziu o processo de aprendizagem à formação de hábitos e identificou o processo de aprendizagem com desenvolvimento. (o reflexo condicionado) Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

9 3. A TERCEIRA: O APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO SÃO PROCESSOS SEPARADOS, MAS QUE SE INFLUENCIAM MUTUAMENTE. Exemplo a teoria de Koffka e Gestaltistas Uma vez que a criança tenha aprendido a realizar uma operação , ela passa a assimilar algum princípio estrutural cuja esfera de aplicação é outra que não unicamente das operações daquela usada como base para assimilação do princípio.A partir desse princípio Koffka afirma que uma criança aprendendo uma certa tarefa concreta ao mesmo tempo aprende um princípio geral de estrutura, a qual será muito mais amplo do que ela está concretamente aprendendo com essa tarefa. A criança dá um passo no processo da aprendizagem e, ao mesmo tempo, dois passos no seu desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

10 Aprendizagem e desenvolvimento são processos distintos e não devem ser confundidos.
Porém, o desenvolvimento da criança não pode ser visto de forma isolada em relação ao processo de aprendizagem, uma vez que a relação entre esses dois processos é altamente complexa e com certeza não deve ser comparada com a relação entre um objeto e a sua sombra. Dois tópicos separados: Primeiro - a relação geral entre aprendizagem e desenvolvimento Segundo – os aspectos específicos dessa relação quando a criança atinge a idade escolar.

11 A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Vigotski desenvolveu a sua própria posição discutindo os processos de alfabetização na escola. Aprender a escrever traz consigo suas dificuldades específicas. Escrever não é só um processo simples de traduzir as palavras em signos. Escrever difere de falar em muitos aspectos..Os objetos referidos não estão presentes, a situação concreta não existe. Com todos os aspectos de emoção e de entonação, as possibilidades de apontar faltam por completo. No processo de falar, a atenção da criança está concentrada naquilo que ela fala. O principal problema da escrita é tornar-se consciente de seus atos. Em suma, escrever significa, para a criança, conscientizar-se da sua própria fala. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

12 Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor
Esta capacidade nunca pode ser ensinada diretamente pelo professor. O desenvolvimento cognitivo não é o paralelo direto, ou a sombra imediata, do processo educacional. A aprendizagem capacita para uma série de processos de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

13 implantá-los diretamente.
O processo de escrever exige funções novas, que nas crianças da pré-escola não estão desenvolvidas. O professor cria apenas as condições para que determinados processos se desenvolvam, sem implantá-los diretamente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

14 O desenvolvimento psíquico nunca pode ser diretamente ensinado.
O desenvolvimento psíquico representa uma função autônoma da criança, mas esta função precisa do contexto social, das formas sociais de ensino-aprendizagem. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

15 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

16 O nível de desenvolvimento real:
A Zona de Desenvolvimento Proximal. O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

17 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

18 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O nível de desenvolvimento real: A capacidade da criança de realizar tarefas de forma independente. O nível de desenvolvimento potencial: A capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes. Vigotski define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível potencial como a “zona de desenvolvimento proximal” (1984, 92). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

19 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
A área de desenvolvimento potencial nos permite ver o “amanhã” da criança, os seus futuros passos e a sua dinâmica de desenvolvimento. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

20 “A Zona de Desenvolvimento Proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão no processo de amadurecimento, funções que amadurecerão amanhã, mas que estão correntemente em um estágio embrionário. Tais funções podem ser chamadas de “botões” ou “flores” do desenvolvimento, em vez de serem chamadas de “frutos” do desenvolvimento (Vigotski, 1978, 86). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

21 A Zona de Desenvolvimento Proximal.
O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” aparece como uma crítica radical ao ensino tradicional. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

22 O potencial metodológico
A Zona de Desenvolvimento Proximal. O conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” como meio de uma crítica radical ao ensino tradicional. O potencial metodológico do conceito da “Zona de Desenvolvimento Proximal” Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

23 Apropriação “Os mais simples instrumentos e objetos da vida cotidiana com os quais as crianças se deparam, devem ser por elas entendidos na suas qualidades específicas. Em outras palavras: a criança deve realizar uma atividade prática ou cognitiva com os objetos, adequada àquela que está incorporada nestes objetos” (Leontiev 1971, 231). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

24 “Um objeto, que a criança pega com a mão, será introduzido, sem problemas no sistema de seus movimentos naturais. A criança leva por exemplo a colher para a boca, como se fosse qualquer outro objeto do cotidiano, que não têm caráter de instrumento, e o faz sem prestar atenção se deve o não colocar a colher de forma horizontal. Estes movimentos da mão da criança serão transformados lentamente numa qualidade fundamental através da intervenção concreta e direta dos adultos que ensinarão à criança o uso correto da colher, e assim os movimentos da criança serão subordinados à lógica objetiva do uso deste instrumento...” Exemplo Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

25 Continuação:... “A estrutura geral destes movimentos foi transformada; receberam um nível maior a respeito ao objeto. A criança se apropria do sistema dos movimentos funcionais, o sistema das ações de caráter instrumental, que é subordinado às relações topológicas.” Leontiev (1971, p tradução do alemão). Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

26 Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Exercício: 1- Descrever um exemplo concreto da relação entre aprendizagem e desenvolvimento no nível de educação pré-escolar 2- Descrever um exemplo de uma zona de desenvolvimento proximal (ZDP) para o nível da educação infantil. Porque o brincar pode ser uma zona de desenvolvimento proximal? “ O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento. (Vigotski) ” Onde estão as dificuldades práticas para a realização desta afirmativa? 3- Qual é o papel do mediador, do professor, na dinâmica das interações interpessoais e na interação das crianças com os objetos de conhecimento? Dra. Teresa Cristina Barbo Siqueira Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

27 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Vigotski, L,. S. (2003). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Em Vigotski, L., S. A formação social da mente. (pp.103 –119). Martins Fontes: São Paulo. Site Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira na PUC: Docente/home/professor.asp?key=1258 Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira


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