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Secretaria do Conselho de Administração

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Apresentação em tema: "Secretaria do Conselho de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria do Conselho de Administração

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4 AGENDA 1. A Secretaria do Conselho de Administração no Sistema de Governança Corporativa (“GC”) 2. O profissional de Governança no mundo 3. Atividades da Secretaria de GC 4. Competências de um profissional de GC 5. Ferramentas necessárias 6. Desafios 7. Onde é possível fazer a diferença

5 Sistema de Governança Corporativa

6 A profissão foi reconhecida pela primeira vez no Reino Unido em 1856 e hoje...

7 As atividades da secretaria de GC abrangem questões estratégicas e operacionais...
“Dentro de qualquer organização, os deveres de um Secretário de GC incluem garantir a integridade do sistema de governança, sendo responsável pela administração eficiente de uma empresa, garantindo o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares e a implementação das decisões tomadas pelo Conselho de Administração1.” E como se faz isso? Fonte: Canadian Society of Corporate Secretaries //

8 A diversidade dos componentes do Sistema de GC será determinante para definir as atividades...
Legislação e Regulação Autorregulação Boas Práticas de Governança Cultura Abrangência da SGC Ambiente Agentes e órgãos documentos Ferramentas Calendário Anual Agendas Atas Propostas de deliberação Portal de Governança Avaliações Stakeholders Sócios Conselhos Comitês Secretaria GC Auditoria Independente Auditoria Interna Diretoria Acordo de Acionistas Estatuto/Contrato Regimentos Internos Políticas

9 As atividades Monitoramento e propositura de ajustes ao sistema de governança • Organização dos processos de integração dos novos membros de conselhos e comitês • Promoção de atividades de educação continuada para os agentes de governança • Priorização das matérias relevantes nas agendas de reuniões e otimização de recursos humanos e de infraestrutura • Identificação prévia de potenciais conflitos de interesses de/entre agente(s) de governança e de transações com partes relacionadas, visando à orientação aos administradores em relação aos procedimentos na tomada de decisão • Efetividade da avaliação do conselho, sob a liderança do presidente, assegurando o cumprimento das diversas etapas do processo e o monitoramento da execução do plano de ação resultante das avaliações

10 As atividades • Aprimoramento do fluxo de comunicação, sob a ótica da clareza e objetividade das informações, para assegurar tempestividade e equidade • Acompanhamento (follow-up) de demandas dos agentes de governança e encaminhamento de assuntos emergentes junto às áreas responsáveis • Facilitação da comunicação entre os agentes e órgãos de governança, com especial atenção às instâncias deliberativa (conselho) e executiva (diretoria) • Facilitação das atividades desenvolvidas pelos comitês, com foco na eficiência de suas atividades, comunicação eficaz com a administração e obtenção de resultados práticos para os processos decisórios • Continuidade ao desenvolvimento e à implantação de processos que promovam e sustentem o modelo de governança da organização e a agilidade (com qualidade) do processo decisório Fonte: Cadernos de Governança Corporativa / Boas Práticas para Secretaria de Governança

11 Competências requeridas
Habilidade analítica e resolutiva Flexível e criativo Habilidade em comunicação Capacidade de articulação e integração Ética e confidencialidade Sensibilidade e intuição para pensamentos e sentimentos de CEO, diretores e Conselheiros Visão estratégica – compreensão dos negócios/antecipação Inteligência emocional e discernimento Comprometimento, credibilidade e independência Compreensão do sistema legal que afeta negócios Conhecimento prático de direito societário e do mercado de valores mobiliários

12 Ferramentas para um bom desempenho
Estatuto Social e Regimentos Internos Calendário Anual Agenda das reuniões e agenda anual Atas das reuniões Propostas de deliberação claras e precisas Portal de Governança Avaliação do Conselho, dos Comitês e da Secretaria de GC

13 Desafios “The GC’s client actually is the corporation—oftentimes acting through the board of directors. The client is not management, not the CEO, and not the executive officers. When I talk to groups of aspiring general counsels, [I tell them] that the hardest conversation you’ll ever have with the CEO is when you tell the CEO that [he or she] is not your client… the board is.” — Bob Bostrom, SVP, GC & Corporate Secretary, Abercrombie & Fitch

14 Desafios Compreender o negócio
Compreender as obrigações de relatórios específicas da empresa Conhecer e entender membros do conselho Conhecer a expectativa que possuem do seu trabalho Conhecer e desenvolver um relacionamento de confiança com os demais agentes de governança Caso desempenhe outras funções na empresa, saber delimitar onde termina esta função e onde começa a de Secretaria de GC Manutenção de relações entre o conselho, a administração e os acionistas Manter as reuniões do conselho claras, concisas e coesas através de informações de conselho bem preparadas Relatórios oportunos e precisos da administração

15 Onde é possível fazer a diferença?
Fonte: Jornal Valor Econômico


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