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TESCO Every little helps

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Apresentação em tema: "TESCO Every little helps"— Transcrição da apresentação:

1 TESCO Every little helps
“A supermarket superpower” Marketing Operacional Ana Antunes Ana Rita Lobo Daniela Penela Mariana Tavares Rita Silva

2 Tesco reformula a sua política estratégica
A TESCO… Foi fundada em 1932 por Jack Choen. Principal objectivo: Vender bens mais baratos do que qualquer concorrente (Sainsbury) Anos 60 Novas tendências Tesco reformula a sua política estratégica Principais mercados onde a Tesco se encontra: Reino Unido, Irlanda, França, República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia, Coreia do Sul, Tailândia.

3 Estratégia de sucesso da TESCO
“Tesco everywhere” Para onde a Tesco vai, essa cidade passa de uma cidade com lojinhas, a uma cidade Tesco. “Tesco for everyone” Vende para todo o tipo de cliente, não tem um target específico. “Tesco everything” Tudo o que o cliente deseja está na Tesco, onde tudo se vende e tudo se pode comprar.

4 Em Portugal… A Sonae tal como a Tesco:
Ambiciona aumentar a rede de lojas no maior número de localizações; Tem uma gama variada de produtos; Possui diferentes preços para todos os segmentos de mercado; Não se vocaciona para um determinado tipo de cliente; A Sonae tem várias marcas de lojas para os seus diversos artigos.

5 Operacionalidade da estratégia
Localização e Formato da loja; Sortido; Marca própria; Gestão de categorias; Preços e promoções; Logística; Serviços;

6 Lojistas tradicionais…
“Uma loja Tesco instala-se ao lado de uma loja tradicional. O patrão da loja observa que durante 20min entraram 3x mais pessoas na Tesco do que na sua loja”. Os lojistas tradicionais devem apostar: Estratégia de Segmentação muito particular; Personalização e selecção de produtos; Rentabilização do espaço;

7 Estratégia de distribuição
Localização: Criar mais lojas nos grandes aglomerados populacionais; Formato da loja: Lojas espaçosas, atractivas, acolhedoras e arrumadas; Sortido: Variedade de marcas e produtos com preços atractivos e qualidade garantida. Eficácia na reposição de stock nas prateleiras. Marca própria: Todos os produtos devem possuir o logótipo da Tesco. Gestão de Categorias: Apostar na variedade de categorias de produtos.

8 Gestão de Categorias: Preços e Promoções: Logística: Serviços:
Apostar na variedade de categorias de produtos. Preços e Promoções: Deve apostar em preços mais baixos na marca própria e promoções em produtos desconhecidos. Logística: Rede de distribuição e entrega de produtos eficaz – penalização aos fornecedores. Serviços: Oferecer aos clientes serviços de entrega, devolução, de reparação, montagem e acompanhamento, de crédito… Comentário final: Em Portugal não existem condições necessárias para a implementação de uma cadeia deste tipo. Os portugueses têm estilos de consumo diferentes, condições sociais e económicas diferentes.


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