A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
11/09/2018 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA – 11 Prof. João Maurício G. Boaventura

2 Estratégias de internacionalização
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL “A estratégia de internacionalização corresponde a uma lógica de diversificação geográfica no processo de desenvolvimento da empresa” (Michael Porter, In: Changing Patterns of International Competition). The competitive advantage of the nations (Porter, 1990): as nações são bem sucedidas em setores particulares porque o seu ambiente doméstico é o mais dinâmico e o que apresenta mais desafios, estimulando as empresas a continuamente aumentarem suas vantagens competitivas. Qualquer empresa com operações internacionais tem de escolher a melhor via para balancear os interesses econômicos da integração global com as vantagens comerciais da adequação local. Michael Porter

3 Estratégias de internacionalização
Processo de Internacionalização ONDE? Pesquisa de mercado e segmentação internacional O QUÊ? Posicionamento COMO? Modos de entrada Uma das principais razões para o fracasso de muitos negócios internacionais é a falta de preparo para enfrentar a complexidade e a incerteza decorrentes da crescente integração mundial. É imprescindível intensa investigação prévia à internacionalização.

4 Estratégias de internacionalização
Motivos para Internacionalização Aumentar Market Share Mercados domésticos podem dificultar - por causa de seu tamanho - as escalas eficientes de estruturas de produção. Retorno sobre o Investimento Projetos de grandes investimentos podem requerer mercados globais a fim de justificar investimentos de capital.

5 Estratégias de internacionalização
Motivos para Internacionalização Economias de Escala e Aprendizagem O aumento do tamanho ou escopo do mercado podem ajudar a alcançar economias de escala na produção, marketing, P&D ou distribuição. - Podem diluir custos sobre uma base maior de venda.

6 Estratégias de internacionalização
Motivos para Internacionalização Vantagens de Localização Mercados de baixo custo podem ajudar no desenvolvimento de vantagens competitivas Facilita o acesso a: - Matéria-prima - Clientes chaves - Energia - Mão-de-obra barata - Fornecedores chaves - Recursos Naturais

7 Estratégias de internacionalização
Tipos de Internacionalização A Forma de Entrada em mercados internacionais pode ser entendida em uma escala de comprometimento (recursos, investimento, controle e coordenação organizacional) A partir do modo de entrada com menor comprometimento de recursos no mercado internacional para o modo com maior comprometimento:

8 Estratégias de internacionalização
Tipos de Internacionalização

9 Estratégias de internacionalização
Opções de Internacionalização Segundo Bartlet (1986) existem quatro opções de internacionalização: Empresa Global Empresa Transnacional Elevada C. Bartlett Integração global Empresa Internacional Empresa Multinacional / Multidoméstica Reduzida Reduzida Elevada Adaptação Local

10 Estratégias de internacionalização
Empresa Internacional Estratégia: extensão do modelo de negócios e do marketing-mix do país de origem a mercados externos. Os produtos são vendidos nos mercados externos de uma forma relativamente independente e sem alterações significativas. Assume que o uso da inovação originada na sede lhe permitirá reduzir custos e aumentar receitas. Modelo de organização: federação coordenada, com descentralização de tarefas e responsabilidades. Porém, tudo é controlado pela sede (na divisão internacional). Mecanismos de coordenação: formalização. Orientação: etnocêntrica.

11 Estratégias de internacionalização
Empresa Multinacional Estratégia: a empresa procura desenvolver produtos adequados às preferências dos clientes dos diversos mercados geográficos, isto é, opta por dar resposta às diferenças e exigências locais. Modelo de organização: a configuração é de federação descentralizada, caracterizada por ter os recursos descentralizados e auto-suficientes, e uma delegação de responsabilidades. Mecanismos de coordenação: socialização. Orientação: policêntrica.

12 Estratégias de internacionalização
Empresa Global Estratégia: a empresa procura desenvolver vantagens competitivas e capitalizando nas economias associadas ao desenho normalizado do produto, produção em economias de escala mundiais (liderança em custos), além de controle centralizado das operações. Modelo de organização: núcleo centralizador, isto é, verifica-se um apertado controle central das atividades que geram valor: recursos, capacidades e saber. Mecanismos de coordenação: centralização. Orientação: geocêntrica.

13 Estratégias de internacionalização
Empresa Transnacional Estratégia: integração global e resposta local. O desafio atual é: Eficiência global como forma de atingir a competitividade global. Capacidade de resposta local como forma de atingir a eficiência das operações globais. Modelo de organização: estrutura híbrida - federação descentralizada e uma gestão integrada e interdependente. Mecanismos de coordenação: o saber é desenvolvido conjuntamente e partilhado por todas as unidades. Orientação: geocêntrica.

14 F I M


Carregar ppt "ESTRATÉGIA INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google