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Ciências Sociais aplicadas à Administração

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Apresentação em tema: "Ciências Sociais aplicadas à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Sociais aplicadas à Administração
Responsabilidade Social e Sustentabilidade – O Papel da Empresa na Sociedade Contemporânea Ciências Sociais aplicadas à Administração Prof. André Fischer

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL antecedentes da sociologia
IDEAL DE PROGRESSO SOCIAL, CIÊNCIA, POSITIVISMO (Comte) CONSCIÊNCIA SOCIAL, SOLIDARIEDADE E COESÃO (Durkheim) ÉTICA PROTESTANTE, RACIONALIDADE, BUROCRACIA, PODER (Weber) O que vocês acham dessa afirmação de Friedman? Argumentos contrários à Friedman: mercado não é perfeito, isto é, os efeitos positivos da empresa não são transferidos para a sociedade; o Estado também não é perfeito; visão restrita da responsabilidade social sem retorno financeiro. Este artigo foi bastante provocador na época e até hoje é ponto de discussão em trabalhos acadêmicos. Na verdade estas afirmações incentivaram a construção, discussão e solidez do conceito de responsabilidade social. COOPERAÇÃO E CONFLITO, CONTRADIÇÃO, CLASSES SOCIAIS (Marx) Papel da Empresa na sociedade – Papel do Administrador como agente organizacional e social

3 Responsabilidade Social
Em 1780 Adam Smith afirmou: “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso almoço, mas do interesse que tem no próprio lucro pessoal” Perspectiva liberalista; Mais liberdade = a mais lucro; Mais lucro = a mais concorrência Mais lucro = a mais produto, inovação e desenvolvimento social O que vocês acham dessa afirmação de Friedman? Argumentos contrários à Friedman: mercado não é perfeito, isto é, os efeitos positivos da empresa não são transferidos para a sociedade; o Estado também não é perfeito; visão restrita da responsabilidade social sem retorno financeiro. Este artigo foi bastante provocador na época e até hoje é ponto de discussão em trabalhos acadêmicos. Na verdade estas afirmações incentivaram a construção, discussão e solidez do conceito de responsabilidade social.

4 Responsabilidade Social
Em 1970 Milton Friedman afirmou: A única responsabilidade social das empresas é gerar lucro para seus acionistas dentro das regras da sociedade. Ações caridosas realizadas pelo gestor (agente) com o dinheiro do acionista (principal); Gestores sem expertise para o social; Ação considerada como custo para a empresa. O que vocês acham dessa afirmação de Friedman? Argumentos contrários à Friedman: mercado não é perfeito, isto é, os efeitos positivos da empresa não são transferidos para a sociedade; o Estado também não é perfeito; visão restrita da responsabilidade social sem retorno financeiro. Este artigo foi bastante provocador na época e até hoje é ponto de discussão em trabalhos acadêmicos. Na verdade estas afirmações incentivaram a construção, discussão e solidez do conceito de responsabilidade social.

5 SOCIEDADE MODERNA Capitalismo Industrial noção de progresso tradicional
Empresarial Econômico Social DESENVOLVIMENTO O que vocês acham dessa afirmação de Friedman? Argumentos contrários à Friedman: mercado não é perfeito, isto é, os efeitos positivos da empresa não são transferidos para a sociedade; o Estado também não é perfeito; visão restrita da responsabilidade social sem retorno financeiro. Este artigo foi bastante provocador na época e até hoje é ponto de discussão em trabalhos acadêmicos. Na verdade estas afirmações incentivaram a construção, discussão e solidez do conceito de responsabilidade social. Questão ambiental não se coloca...

6 SOCIEDADE MODERNA Capitalismo Industrial
Estado Partidos Sociedade civil Empresa Privada Papéis das instituições O que vocês acham dessa afirmação de Friedman? Argumentos contrários à Friedman: mercado não é perfeito, isto é, os efeitos positivos da empresa não são transferidos para a sociedade; o Estado também não é perfeito; visão restrita da responsabilidade social sem retorno financeiro. Este artigo foi bastante provocador na época e até hoje é ponto de discussão em trabalhos acadêmicos. Na verdade estas afirmações incentivaram a construção, discussão e solidez do conceito de responsabilidade social.

7 Visão Liberal/ Tradicional: Empresa => Produção => Mercadorias/ Serviços => Lucro (Friedman, 1970) Empresa acionista empregado cliente governo Taylorismo e fordismo Quais podem ser os stakeholders de uma organização hoje em dia? Por quem as organizações são socialmente responsáveis?

8 CAPITALISMO PÓS-INDUSTRIAL
Globalização, Hiperconectividade, Hipercompetitividade Organizações Transnacionais com maior concentração de renda e poder Estado com menos poder em relação às empresas transnacionais Pessoas em melhores condições para se informar e compartilhar informações Sociedade Civil com maior capacidade da organização Grupos de Interesse múltiplos Negócios mais expostos junto a clientes, grupos de interesse e sociedade em geral

9 Visão contemporânea: Empresa depende de “Stakeholders”
SOCIEDADE PÓS-MODERNA Capitalismo Pós- Industrial Visão contemporânea: Empresa depende de “Stakeholders” [...] partes legitimamente interessadas no funcionamento da empresa, seja porque impactam ou são impactados por ela, ou simplesmente por que têm interesse sobre como ela atua. Podemos considerar os stakeholders como os grupos que influenciam ou são influenciados pelas organizações.

10 Stakeholders de uma organização
Empresa ? Quais podem ser os stakeholders de uma organização hoje em dia? Por quem as organizações são socialmente responsáveis?

11 Comunidade Financeira
Empresa Grupos Políticos Acionistas Comunidade Financeira Grupos Ativistas Consumidor Sindicatos Empregados ... Concorrentes Fornecedor Governo Imprensa Comunidade do entorno Estes são alguns exemplos de grupos que influenciam ou são influenciados pelas organizações. E como pode o administrador lidar com tantos grupos de interesses? É possível lidar e tomar decisões considerando todos os grupos de interesse? Freeman que é o autor da teoria dos stakeholders teve pontos favoráveis e contrários levantados sobre sua teoria. A favor é o fato de que a empresa realmente deve entender que sua ação não está centrada apenas em sua estrutura ou no retorno aos acionistas. Há inúmeros grupos que são influenciados por sua gestão e que a influenciam. E também é sob este aspecto que recaem os pontos contrários à teoria, pois é quase impossível tomar decisão e gerir uma organização tendo uma relação de ganha-ganha com todos os públicos, além de ter que considerá-los em todas as decisões. Nesse caso, há metodologias para lidar com os stakeholders, como organizá-los e primários e secundários com base no nível de influência ou poder e legitimidade perante à organização. Vale destacar também a importância do diálogo com estes grupos.

12 Responsabilidade Social
Discricionária Empresa cidadã Ética Fazer o que é certo e evitar danos. Legais Obedecer as leis. Econômica Ser lucrativa. Carroll desenvolveu em 1979 o modelo de pirâmide que busca explicar o conceito de RSE. O interessante da figura é que ela demonstra a possível evolução do tema nas empresas. Começando com aspectos que atendem apenas ao vetor econômico, depois legislativo, a empresa passa a criar seus próprios julgamentos com os aspectos éticos e por fim com olhar externo à organização. Além disso, a figura nos possibilita ver os diversos componentes que formam a RSE. A ideia aqui é entender que a responsabilidade da empresa vai além de seus lucros e legislação. Aqui a discussão aponta para além da sobrevivência, a ideia é manter-se no ambiente e tornar-se sustentável no tempo. O próprio Carrol refez essa proposta em outros momentos apontando que não há um aspecto mais importante que o outro, que na verdade a atuação nas quatro frentes é que constroem a RSE. Para muitos autores a responsabilidade social começa onde a lei acaba. Figura adaptada de Carroll, 1979.

13 Responsabilidade Social
“É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.” (Instituto Ethos) Vários são os conceitos para RSE. O conceito e as práticas estão em evolução. E esta constante evolução demonstra a contínua necessidade de adaptação do conceito e práticas à sociedade. Tornando-se uma construção social e política.

14 Desenvolvimento Sustentável
“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades.” Nosso Futuro Comum, 1987 Questões Ambientais Sociais Econômico- Financeiras DS Crescimento Econômico das Organizações + Desenvolvimento da Sociedade Preservação do Meio Ambiente = Sustentabilidade Revolução industrial: crescimento de indústrias = poluição = pobreza A partir da Comissão de Brundtland (onde esse relatório foi construído) o pensar desenvolvimento sustentado não estava desatrelado ao crescimento econômico. Nesse caso entende-se que as dimensões são interdependentes. Não é possível ter questões econômico-financeiras que não alterem a questão social e questões na sociedade que não alterem a dimensão econômica da própria sociedade e, por conseqüência, da organização. Fonte: Oliveira, 2008

15 Sustentabilidade Planet People Profit
John Elkington (2001) em seu livro “Canibais com garfo e faca” desenvolve o modelo atualmente utilizado por empresas privadas com as dimensões da sustentabilidade: o triple bottom line (3 P´s). Sustentabilidade Planet People PLANET PEOPLE PROFIT John Elkington desenvolveu o conceito dos 3 P´s que está voltado para a sustentabilidade nas empresas. A ideia aqui é ampliar o olhar dos administradores para além da última linha do balanço que é o lucro. É entender que a empresa geram outros resultados além do financeiro, sendo estes sociais e ambientais. Sendo estes resultados de suas ações, devem ser planejados e gerenciados. Profit Fonte: Elkington, 2001.

16 Sustentabilidade e RS A sustentabilidade é o objetivo das organizações e a responsabilidade social um meio para tornar a contribuição efetiva. Responsabilidade Econômica Responsabilidade Organizacional Sustentabilidade Organizacional Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social

17 Sustentabilidade por que??
Ética Deontológica: A ação é boa quando cumpre um dever – faço dessa forma porque na minha sociedade se deve fazer assim. (não importa a consequência porque faço bem o que faço) Ética Teleológica: A ação é boa quando atinge a finalidade a que se propõe, traz bom resultado para o bem estar – (não importa o meio porque atinge o resultado que considero adequado)

18 Casos de Empresas MRN – Mineração Rio do Norte Samarco Zara Microsoft
Nike BM&FBOVESPA divulga a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial para 2017


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