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Tradição e inovação no repertório das bandas de música

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Apresentação em tema: "Tradição e inovação no repertório das bandas de música"— Transcrição da apresentação:

1 Tradição e inovação no repertório das bandas de música
ETNOMUSICOLOGIA Discente: Pâmela Cristina Sampaio Ribeirão Preto – SP 2017

2 APRESENTAÇÃO XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música – São Paulo – 2014 CHAGAS E LUCAS, 2014

3 introdução Parte da tradição musical brasileira desde os tempos remotos do Brasil Colônia. Bandas de músicas presentes em todos os estados brasileiros. Segundo a Secretaria de Cultura do estado de Minas Gerais (2008), existem 685 bandas civis de música em todo o estado.

4 INTRODUÇÃO Atualmente muitos grupos enfrentam dificuldades para manter e garantir a continuidade de suas atividades. Seja por: falta de incentivo das autoridades políticas locais e/ou pela perda de espaço dentro da comunidade. “A banda quase não toca mais na praça e nos coretos. Tais espaços, muito utilizados pelas bandas em suas apresentações, estão sendo destruídos, dando lugar a outros projetos arquitetônicos, acompanhando o crescimento das cidades”. (BARBOSA, 2008)

5 Introdução Observações no repertório das bandas de músicas.
Importância da música na transmissão do saber e na história dos grupos estudados. A investigação tomará como referência de pesquisa a banda denominada Escola de Arte Musical de Raposos.

6 UM MUNDO CHAMADO RAPOSOS – DE RAPOSOS PARA O MUNDO...
Criada em 1926 pelo Sr. José Ferreira Torres A banda atualmente conta com 30 componentes com idades entre 15 e 68 anos. Muitos dos componentes hoje tocam e se apresentam ao lado dos filhos. Há casos também de bisnetos e até mesmo de tataranetos de músicos antigos que hoje fazem parte da escola. relevância ? A banda é regida pelo maestro Robson Saquett Chagas – um dos autores da publicação estudada.

7 QUESTIONAMENTOS Quais os principais elementos tradicionais e inovadores presentes no repertório das bandas de músicas e como estão dispostos estes elementos no repertório da Escola de Arte Musical de Raposos? Como e porque as bandas tem atualizado o seu repertório?

8 OBJETIVOS DO ESTUDO Identificar e descrever elementos tradicionais e inovadores presentes no repertório das bandas de música e a relação destes com as funções sociais da banda, tendo como foco a Escola de Arte Musical de Raposos. Fazer um levantamento dos principais fatores que motivam as bandas de música a inovarem seus repertórios e as influências da “inovação” na produção musical destes grupos.

9 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Bandas de música são bons exemplos de grupos com uma tradição cultural com características próprias. Cita estudos de BARBOSA (2008) e FAGUNDES (20010). Com relação ao repertório, cita uma experiência “observa que composições típicas de banda, como dobrados, valsas e marchas, tem dividido espaço nas estantes das bandas brasileiras com inúmeros arranjos de música de cinema norte-americano e arranjos de canções de conhecidos cantores populares brasileiros”. (RODRIGUES, 2008) coordenador do programa de apoio as bandas do Estado de São Paulo Dobrados = “marcha cívica tradicional que tem sua origem ligada a música militar [...]” (SOUSA, 2009)

10 Pressupostos teóricos
É neste contexto que se cria um ambiente propício de investigação, com foco nas práticas musicais, na composição do repertório e na influência de produções externas na produção musical destes grupos, uma vez que “As bandas mais tradicionais, muitas vezes, atualizam seus repertórios sem, no entanto, modificar a forma de tocar ou as funções sociais, os espaços de atuação etc.” (FAGUNDES, 2010). As referências citadas no artigo mostram que a busca por espaço dentro da comunidade é um dos principais fatores que contribui para que ocorram mudanças nas práticas musicais das bandas de música. O intuito da pesquisa é compreender o repertório musical da banda como uma expressão cultural que reflete as experiências dos membros dos grupos; A investigação se dará no âmbito de transformações sociais.

11 METODOLOGIA Pesquisa composta por 3 etapas
PRIMEIRA ETAPA: detectar e descrever, a luz da literatura atual, as principais características e mudanças ocorridas no repertório das bandas de música ao longo do tempo. SEGUNDA ETAPA: consulta documental (partituras e atas de reuniões) e comparação na Escola de Arte Musical de Raposos. TERCEIRA ETAPA: trabalho de campo observando o que há de tradicional e inovador no repertório da banda estudada; Aplicar questionários no intuito de identificar quais fatores influenciam na escolha do repertório. (Orientado por métodos e técnicas da etnomusicologia).

12 RELEVÂNCIA DO TEMA As bandas tem sido objeto de estudos acadêmicos
Porém, ainda são poucos os estudos que tem enfoque nas bandas de músicas e suas transformações sociais.(LUCAS, 2008). Grupos tradicionais com características específicas que estão em contato direto com as transformações da sociedade. Há, portanto, nas bandas, um espaço rico para a exploração acadêmica [...] (REILY, 2008)

13 Referências bibliográficas
CHAGAS, Robson ; LUCAS, Glaura. Tradição e inovação no repertório das bandas de música Disponível em:< 014/paper/view/2808/709. Acesso em: 22 nov. 2017


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