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UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 8 MELHORIA DA ATENÇÃO A PESSOA COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES NA UBS PRATA, ALTOS/PI Oriolvys Osorio Cueto Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, Ano 2015

2 Introdução HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA e DIABETES MELLITUS
Elevada incidência e prevalência no Brasil; Cuidado integral e os princípios dos SUS da integralidade, equidade e da universalidade; Usuarios necessitam ter uma melhor qualidade de vida; Melhorar os indicadores de saúde;

3 Introdução Localização: Altos é localizado no estado do Piauí;
População total: população de habitantes numa área total de 957,62 km². Serviços de saúde no município:13 Unidades básica de saúde 13 Unidades de ESF; 1 CAPS, 1 Hospital ainda em reforma; 1 NASF, 2 clínicas particulares: CLINENFSJ e Bio Análise; 1 sede física do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

4 Introdução Local do estudo: UBS Prata, zona rural;
População: 2754 usuários; 1 equipe de saúde: 1 enfermeiro, 1 medico de família, 1 técnico de enfermagem, 1 odontólogo, 1 técnico de saúde bucal, 7 agentes de saúdes. Equipe de apoio: nutricionista, Psicóloga, NASF, CAPS, pediatra;

5 Objetivo geral Melhorar a atenção à Pessoa com Hipertensão e/ou Diabetes na UBS Prata, município de Altos/PI.

6 Objetivos Específicos
1- Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. 2- Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. 3- Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. 4- Melhorar o registro das informações. 5- Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. 6- Promover a saúde de hipertensos e diabéticos

7 METODOLOGIA organização e gestão do serviço;
Intervenção no Programa de HAS e DM; Período de 16 semanas; As ações foram desenvolvidas em quatro eixos principais: organização e gestão do serviço; monitoramento e avaliação; engajamento público; qualificação da prática clínica.

8 Utilizamos também os Cadernos de Atenção Básica nº 36 de 2013 de Diabetes Mellitus e o Caderno de Atenção Básica nº 37 de 2013 de Hipertensão Arterial e ainda o Manual de Estrutura Física das Unidades Básica de Saúde; Fichas espelho e planilha de coleta de dados – UFPel.

9 CAPACITAÇÃO DA EQUIPE GRUPOS

10 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1. Cadastrar 100% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. .

11 Meta cumprida 100% dos hipertensos foram cadastrados .
Resultados Meta cumprida 100% dos hipertensos foram cadastrados . Figura 1: Cobertura do programa de atenção aos hipertensos na unidade de saúde

12 Meta 1.2. Cadastrar 100% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde Meta cumprida 100% . Figura 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde.

13 Melhorar a qualidade da atenção a Hipertensos e/ou Diabéticos;
Objetivo especifico 2 Melhorar a qualidade da atenção a Hipertensos e/ou Diabéticos; Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Meta 2.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo

14 Resultados 100% dos usuários hipertensos e/ou diabéticos realizaram o exame clínico apropriado de acordo como protocolo;

15 A terceira meta consistiu em garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Do total de hipertensos, 343 estão com exames complementares em dia, o que corresponde a 98%. No mês 1, atingimos 99% dos pacientes (103 de 104 usuários); no mês 2, 97,4% (226 de 232); no mês 3, 97,6% (279 de 286) e no mês 4, 98% (343 de 350 usuários hipertensos) . Meta 98% Figura 3: Proporção de hipertensos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

16 Em relação a quarta meta, garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo: do total de pacientes diabéticos da área realizaram exames complementares no primeiro mês 93,8% (15 de 16 usuários); no segundo mês 91,8% (45 de 49 usuários) ; no terceiro mês 93,7% (59 de 63 usuários) e no quarto mês 94,7% (72 de 76 diabéticos acompanhados). Meta 94,7% Figura 4: Proporção de diabéticos com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo

17 Meta 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.

18 Resultados Meta 2.5 e 2.6 . 100% dos usuários hipertensos e/ou diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada.

19 Meta 2.7: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos.
Figura 6. Proporção de hipertensos com avaliação das necessidades de atendimento odontológico.

20 Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos.
Meta alcançada para 98,7% Figura 7. Proporção de diabéticos com avaliação das necessidades de atendimento odontológico.

21 Objetivo 3: melhorar a adesão dos hipertensos e/ou diabéticos ao programa.
Meta 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

22 Resultados 100% da Proporção de hipertensos faltosos às consultas médicas com busca ativa. 100% da Proporção de diabéticos faltosos às consultas médicas com busca ativa.

23 4- Melhorar o registro das informações;
Objetivo especifico 4 4- Melhorar o registro das informações; Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde;

24 Resultados 100% da Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento. 100% da Proporção de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento.

25 Objetivo especifico 5 5- Mapear Hipertensos e Diabéticos de risco para doença cardiovascular; Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde: Meta cumprida 100 %

26 Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Meta de 98,9%

27 Objetivo 6: promover a saúde de hipertensos e diabéticos
Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos

28 Resultados 100% dos usuários hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável. 100% dos usuários diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável. 100% dos usuários hipertensos com orientação sobre prática regular de atividade física. 100% dos usuários diabéticos com orientação sobre prática regular de atividade física.

29 Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos.
Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos

30 Resultados 100% dos hipertensos com orientação sobre os riscos do tabagismo. 100% dos diabéticos com orientação sobre os riscos do tabagismo. 100% dos hipertensos com orientação sobre higiene bucal. 100% dos diabéticos com orientação sobre higiene bucal.

31 Discussão A intervenção, em nossa unidade básica de saúde, propiciou a ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos, a melhoria dos registros e a qualificação da atenção com destaque para a ampliação do exame dos pés dos diabéticos e para a classificação de risco de ambos grupos. Também proporcionamos para a equipe uma melhor capacitação. Foi possível cadastrar 100% dos hipertensos (350) e 100% dos diabéticos (76), fazer uma avaliação clínica completa, avaliar o risco cardiovascular dos usuários e promover hábitos e estilos de vida mais saudáveis.

32 Melhorou o trabalho conjunto com o CAPS e o NASF;
Melhoramos a comunicação com a farmácia popular e a contra referência com o hospital; Organização dos serviços de saúde; Melhoria dos registros e o agendamento dos Hipertensos e Diabéticos viabilizou a otimização da agenda para á atenção demanda espontânea o que estendidos para outros programas.

33 O apoio da enfermeira foi muito importante na promoção de saúde, nas consultas àqueles pacientes principalmente os que estavam compensados e no registro das informações nas fichas de acompanhamento; Os impactos da intervenção ainda são pouco percebidos pela comunidade, porém é possível observar que hipertensos e diabéticos demonstram satisfação com a prioridade no atendimento, pois antes da intervenção não era realizada uma avaliação tão completa; As diferentes comunidades mostram-se contentes e estão olhando por seus familiares, tanto diabéticos como hipertensos, mais motivados para o cuidado.

34 Melhora do processo educativo;
Melhora do engajamento da comunicação as ações propostas pela equipe; Aproximação da equipe e do serviço com a comunidade; Também a intervenção criou uma base para que nosso serviço funcione com mais eficiência, mais organizado, onde cada membro conhece sua função em uma determinada situação e a partir daí presta um cuidado de melhor qualidade.

35 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Minha avaliação do curso é resumida como muito positiva e interessante, pois no decorrer do tempo desde que iniciou até agora tem sido muito proveitoso. No começo do curso eu tinha muitas dúvidas e as expectativas eram muitas, principalmente sobre o método e o modo que seria aplicado e como íamos fazer as tarefas orientadas pelo orientador. Às vezes pela dificuldade que representava o idioma, era uma experiência nova onde tinha que fazer o máximo de esforço para cumprir com as orientações semanais.

36 Foi de muita importância tanto para mim como profissional, e considero uma ferramenta importantíssima nas atividades desenvolvidas no processo de intervenção. Uma grande experiência para entender melhor a metodologia da investigação. Aumentei o conhecimento de muitas doenças, aprendi como funciona o SUS, suas diretrizes, a estrutura de uma unidade básica de saúde e como é seu funcionamento, os programas desenvolvidos pelo SUS, principalmente sobre HAS e DM.

37 REFERÊNCIAS BRASIL. Avaliação do Plano de Reorganização da Atenção a Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil. Ministério da saúde, Organização Pan-Americana. Brasília: Ministério da Saúde, BRASIL. Cadernos de Atenção Básica. Diabetes Mellitus - n.º 36 Série A. Normas e Manuais Técnicos. Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2013. BRASIL. Cadernos de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica - nº 37. Ministério da Saúde, Brasília - DF, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Hipertensos e Diabéticos Mellitus. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão arterial e ao Diabetes mellitus. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Estrutura Física das Unidades Básica de. Biblioteca virtual em saúde. Disponível em: Acesso em: 10 set

38 Muito obrigado


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