A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO CORPORATIVA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO CORPORATIVA:"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
trajetória inusitada na adoção de metodologias ativas em um curso online Educação

2 Educação Corporativa Andragogia
participando, colaborando, produzindo e avaliando suas práticas

3 Transmissão Técnicas Tecnologia Digital Educação

4 (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas
Metodologias Ativas Flipped Classroom (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Estudo de casos Games (jogos) Gameficação (baseada em estratégias; níveis de dificuldades; pontuação) Peer instructions (Instrução entre pares; interativo, baseado em evidências)

5 Capilaridade nacional Área de desenvolvimento
Empresa de Tecnologia Governo Federal Capilaridade nacional Publico alvo Área de desenvolvimento Analistas de TI

6 Cenário Curso Presencial
a) Curso de 40 horas - 5 aulas - 8 horas/aula b) Local: nas diversas capitais c) Material de referência: Manual de Práticas de Contagem, publicado e mantido pelo International Function Point Users Group (IFPUG) 400 pgs d) Aula expositiva : a) história da criação da contagem de pontos de função ; b) alguns “conceitos relevantes”

7 Cenário Curso Presencial
Avaliação: aplicação de exercício retratando os referenciados em aula; avaliação individual, com consulta ao material e, com a possibilidade de consulta aos colegas de sala; Cenário Curso Presencial e) Exemplos aplicados: todos no contexto acadêmico, tendo como referência a matricula escolar; nenhum exemplo da realidade da empresa, da sua prestação de serviço e/ou do trabalho executado pelos analistas f) Avaliação: aplicação de exercício retratando os referenciados em aula; avaliação individual, com consulta ao material e, com a possibilidade de consulta aos colegas de sala g) Registros de comentários: na sua maioria sobre o excesso de conteúdo teórico; poucos exercícios práticos; exercícios que não retratam a realidade; apontando para uma carga horária insuficiente

8 Resultados Negativos Erros na contagem dos pontos de função Faturamento errado Prejuízo para empresa Cliente insatisfeito Credibilidade: baixa Resultados Esperados Acertos na contagem dos pontos de função Faturamento correto Lucro para empresa Cliente satisfeito Credibilidade: alta

9 Pontos Fortes Oportunidades Pontos Fracos Ameaças

10 (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas
Metodologias Ativas Flipped Classroom (sala de aula invertida) PBL aprendizagem baseada em problemas Estudo de casos Games (jogos) Gameficação (baseada em estratégias; níveis de dificuldades; pontuação) Peer instructions (Instrução entre pares; interativo, baseado em evidências)

11 Recursos interatividade
Material e-book Links e referencias de leituras Vídeo aula Exercícios propiciando a pratica e esclarecimento de dúvidas Recursos interatividade Fórum Videoconferência Chat Avaliação Avaliação de reação Avaliação da aprendizagem - (recurso envio de tarefa) - feedback Autoavaliação Avaliação de comportamento Acessibilidade Surdos – aplicativo Hand Talk Cegos – audiodescrição e DOSVOX

12 Curso Gestores Designer Conteu- distas DONALD L. KIRKPATRICK

13 N Validações 12 meses

14 De forma velada a) o aluno não irá ler o material
b) o aluno não terá um tempo exclusivo para estudo c) o aluno não irá interagir com os colegas d) faltará habilidade para atuar no ambiente virtual de aprendizagem e) o Tutor poderá ser acionado para outra atividade durante o curso, não tendo tempo para dedicação aos alunos f) ausência de evidencias de que o aluno irá aprender alguma coisa g) alegação de imposição de uma metodologia ‘desconhecida’

15 De forma clara e objetiva
a) o Instrutor terá perdas financeiras (gratificação por aula presencial; diárias das viagens; etc) b) o Instrutor, hoje mal remunerado, precisa ser motivado com os benefícios do treinamento presencial, que envolve deslocamentos remunerados c) o Instrutor irá perder “o poder do saber” ao gravar vídeo aula e disponibilizá-las para a empresa d) qual profissional irá garantir o sucesso desse curso? e) ‘não acreditamos na metodologia proposta’ f) quem assumirá o prejuízo dessa ação educacional?

16 Turma PILOTO Participação e colaboração
Contribuições de melhorias para ao curso Integração dos participantes Divulgação do trabalho que estava sendo realizado

17 Mudança de cenário: virada
manifestação de interesse pelo curso aprendizagem significativa integração da equipe de analistas

18 Resultados Positivos a curto prazo
Acertos na contagem dos pontos de função Faturamento correto Lucro para empresa Cliente satisfeito Credibilidade: alta

19 ? Pessoas Metodologias Ativas

20 Relevancias Planejamento Educacional Profissional responsável pela elaboração do curso Trabalho em equipe

21 Laurinda Maia


Carregar ppt "EDUCAÇÃO CORPORATIVA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google