A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:
ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EDNARA FÉLIX NUNES CALADO - UFRPE/UAEADTEC RENATA KELLY DE SOUZA ARAUJO - UAB/UAEADTEC ANA PAULA TEIXEIRA BRUNO SILVA - UFRPE/UAEADTEC ADALMERES CAVALCANTI DA MOTA - UFRPE/UAEADTEC IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE/UAEADTEC

2 Agenda Introdução Objetivo geral Referencial Teórico
Desenho Metodológico Resultados e Discussão Considerações Finais Referências

3 1. Introdução A avaliação da aprendizagem tem se revelado como um dos grandes desafios na educação online, observando-se que o ato de avaliar vem sendo redimensionado na cultura digital. Os processos de ensino e aprendizagem em rede têm peculiaridades, as quais precisam ser consideradas nas práticas avaliativas realizadas no cenário dinâmico das tecnologias digitais.

4 2. Objetivo geral Analisar as concepções de docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE/UAEADTec), tendo em vista a avaliação da aprendizagem na educação online.

5 3. Referencial teórico Avaliação na educação online Avaliação
ALVES (2003) GONÇALVES (2006) SILVA, Marco (2006) SANTOS, Edméia (2006) Avaliação na educação online ÁLVARES MÉNDEZ (2003) HOFFMANN (1996) PERRENOUD (1999) SILVA, Janssen (2010) Avaliação Formativa

6 Avaliação na EAD De acordo com o Decreto Nº de 2005, em seu artigo 4º versa sobre o modo de avaliar na EAD A avaliação do desempenho do estudante, para fins de promoção, conclusão de estudos ou obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo mediante cumprimento das atividades programadas e realização de exames presenciais. (p. 2) Em mesmo decreto, na alínea dois, ressalta que os resultados dos exames presenciais deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação online.

7 ONLINE Peculiaridades próprias da educação online
Interatividade como base do processo ONLINE Legislação em vigor pormenoriza a interatividade como meio de avaliar (Obrigatoriedade do presencial com maior peso)

8 Interatividade como base da avaliação
Novo Prisma Avaliativo O avaliar a aprendizagem na Educação Online “deve considerar múltiplas fontes de dados, como a quantidade de colocações, a qualidade da participação em uma discussão online, com destaque para o diálogo, e a crítica das contribuições para o fórum”. (GONÇALVES, 2006, p. 174). Interatividade como base da avaliação

9 Avaliação Interativa e Mediadora
O docente precisa realizar as mediações pedagógicas necessárias constantemente, pois o avaliar online deve caminhar entrelaçado com a interatividade e a mediação. Portanto, a avaliação precisa ser mediadora e interativa. Avaliação da Aprendizagem Online Interatividade Mediação Pedagógica

10 4. Desenho metodológico Pesquisa Qualitativa
Aplicação de questionário online (Google Docs) com docentes de Licenciatura em Pedagogia (UFRPE/UAEADTec) Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000) no tratamento de dados. Categorização dos dados.

11 Sujeitos da Pesquisa 7 Docentes do Curso de Pedagogia/EAD
Os docentes com até 5 anos de experiência em EAD

12 Interfaces e a Interatividade na UFRPE

13 Interfaces e a Interatividade na UFRPE

14 5. Resultados e Discussão: concepções de professores(as) sobre avaliação
Avaliar, quer seja na modalidade presencial ou online, é um "processo educacional" contínuo, com atividades definidas, as quais permitem identificar se os objetivos de ensino foram ou não atingidos, permitindo redirecionar o ensino. (Docente A)            Acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes com o objetivo de guiar o processo dessa aprendizagem, para alcançar os objetivos de cada disciplina ou ação educacional. (Docente B)

15 5. Resultados e Discussão: concepções de professores(as) sobre avaliação
Independente da modalidade, a avaliação se constitui em um aspecto do processo de ensino aprendizagem, que contribui para instrumentalizar o docente, no sentido de rever o que deve ser repensado em sua prática pedagógica, para melhoria do processo de formação discente. (Docente C) É estabelecer bem os critérios de avaliação considerando o contexto da EAD do ponto de vista do plano de ensino (conteúdo, tempo de ensino e tempo de aprendizagem). Considerar que na EaD tem variáveis diferentes do ensino presencial. Esclarecer para o aluno como ele será avaliado desde o começo do processo. No final, avaliar todo o processo, inclusive com autoavaliação e também ouvir a opinião dos alunos. (Docente G)

16 5. Resultados e Discussão: práticas de professores(as) sobre avaliação
Priorizo na minha prática docente a avaliação ao longo do processo de ensino aprendizagem (ensinagem), nos diversos instrumentos utilizados durante as aulas, a exemplo de fóruns, wikis, glossários, pesquisas, seminários, produção de texto, entre outros. (Docente C) Participação nas atividades online (Fórum, wiki, postagem de atividades, atividades nas escolas e avaliação do tutor nos encontros presenciais) [...]. Em atividades presenciais os próprios alunos atribuem notas aos seus colegas com base em critérios e em fichas avaliativas entregues. (Docente D)

17 5. Resultados e Discussão: Participação discente na avaliação
A autoavaliação e a coavaliação fazem parte da prática avaliativa online de 85,7% dos docentes e 14,3% responderam não realizar. Mesmo percentual se coloca para a participação dos discentes na construção da proposta avaliativa das disciplinas.

18 5. Resultados e Discussão: desafios dos professores(as) sobre avaliação
Um dos grandes desafios, tanto na EaD como no presencial, é motivar o aluno a  estudar mais e participar das atividades, encontrar recursos e metodologias que conquiste mais o aluno é algo que precisamos fazer sempre. (Docente D) Primeiro a credibilidade do aluno EaD, se fazer compreendido apenas pela escrita, o aluno entender que o estudo online requer a produção individual, a perca do visual que limita os sentidos. (Docente E)    

19 5. Síntese de Resultados e Discussão
Concepção do processo avaliativo Alguns docentes remetem ao olhar avaliativo na modalidade presencial como norte para sua conceituação no modelo online, sem pontuar a singularidade deste universo online. Prática da avaliação Revela-se plural a partir de um emaranhado de interfaces interativas do ambiente virtual de aprendizagem. É relevante pontuar que a prova presencial não foi mencionada por nenhuma docente, o que não significa que a mesma não faça parte da prática dos docentes. Dificuldades encontradas Superar a distância transacional e, principalmente, fazer com que haja interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, o que é colocado pelos docentes como elemento central.

20 Considerações Finais Os resultados apontam para a necessidade de os professores repensarem concepções e práticas avaliativas em sintonia com os contínuos desafios do educar online. Necessidade do docente de compreender os preceitos da educação online de modo a considerar a interatividade como elemento base para a avaliação da aprendizagem. A mediação pedagógica é elemento fundamental junto à interatividade, pois o feedback docente inicial, regulador e final é imprescindível para um avaliar qualitativo e que contribua para aprendizagem significativa no online.

21 Referências ÁLVARES MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002. ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (org). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizagem e interatividade. São Paulo: Futura, 2003. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. GONÇALVES, Maria Ilse Rodrigues. Avaliação no contexto educacional online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméia (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, p HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméia (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.p ______. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

22 Obrigada!! EDNARA FÉLIX NUNES CALADO - UFRPE/UAEADTEC RENATA KELLY DE SOUZA ARAUJO - UAB/UAEADTEC ANA PAULA TEIXEIRA BRUNO SILVA - UFRPE/UAEADTEC ADALMERES CAVALCANTI DA MOTA - UFRPE/UAEADTEC IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE/UAEADTEC


Carregar ppt "PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google