A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER"— Transcrição da apresentação:

1 ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
EDUCAÇÃO HÍBRIDA E RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO DE TRABALHO ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER CRISTIANE RIPKA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ELTON IVAN SCHNEIDER - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER IVONETE FERREIRA HAIDUKE - FACEL RICARDO ZANARDINI - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ROBSON SELEME - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

2 Introdução Avanços da comunicação implicam em necessidades na EaD
Opção: educação híbrida Pesquisa qualiquantitativa Inovações no curso de formação de Tecnólogo em Logística

3 Educação Híbrida Melhorias no modelos educacionais vigentes
Mudanças constantes e cada vez mais rápidas (Strieder, 2002) Carreiras flexíveis Formas educacionais flexíveis Lidar de forma racional com um grande volume de informações

4 Educação Híbrida Participação ativa do estudante
Vantagens da educação online e benefícios da sala de aula tradicional Professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento

5 Educação Híbrida Trabalho colaborativo na sala de aula
Uso de tecnologias Trocas que ultrapassam os limites da sala de aula

6 A Educação Híbrida e a formação por competências
No curso de formação de Tecnólogo em Logística busca-se a formação por competências Consonância com as exigências do mercado de trabalho

7 A Educação Híbrida e a formação por competências
Duas aulas presenciais Realização de práticas que podem ser utilizadas na profissão: BMG Canvas; Vídeo aulas - livro impresso, atividades pedagógicas on line; Quizz;

8 A Educação Híbrida e a formação por competências
Produção de maquetes; simulador de produção – montagem de Legos; confecção de mapas – rotas em modais de transporte; seminários e exposição do conteúdo pelo professor mediador.

9 Metodologia e discussão dos resultados
Pesquisa qualiquantitativa 20 questionários 15 respondidos: 10 homens 5 mulheres

10 Metodologia e discussão dos resultados
Gráfico 1 – Grau de importância dado aos recursos utilizados no curso de Tecnólogo em Logística

11 Metodologia e discussão dos resultados
Gráfico 2 – Relação entre os recursos de ensino e aprendizagem e as competências a serem desenvolvidas

12 Considerações finais Planejamento para a implantação de um modelo novo de ensino Verificar aceitação Verificar aspectos a serem melhorados Busca por conhecimentos e práticas voltadas ao mercado de trabalho

13 Considerações finais É importante considerar a faixa etária dos estudantes Professor mediador é uma figura importante Faz a articulação entre aspectos teóricos e situações práticas Selecionar recursos utilizados no ensino híbrido de acordo com o perfil da turma

14 Principais Referências
BACICH, Lilian e MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p Disponível em: < com-foco-na-educacao-hibrida.aspx>. Acesso em 21 abr CHRISTENSEN, C.M; HORN, M. B.; STAKER, H. Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation. Trad. da Fundação Lemann e Instituto Península. MAIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 3.ed

15 PERGUNTAS? OBRIGADA!


Carregar ppt "ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google