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O diretor de turma: papel e dificuldades

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Apresentação em tema: "O diretor de turma: papel e dificuldades"— Transcrição da apresentação:

1 O diretor de turma: papel e dificuldades
Jorge Pinto, ESE/IPSetúbal Cristina Gomes da Silva, ESE/IPSetúbal José Freitas, ESE/IPSetúbal

2 Sumário Introdução Inclusão e seus desafios Inclusão e liderança partilhada A Equipa pedagógica Diretor de turma: funções de dificuldades Conclusões

3 Introdução Este trabalho enquadra-se num projeto internacional mais vasto( cujo objetivo central é compreender de forma mais profunda as causas do abandono escolar precoce e construir materiais de formação para erradicar este problema dos sistemas educativos. Falar de abandono escolar precoce implica falar de inclusão relação entre o “igual” e o “diferente” Uma das linhas de trabalho era identificar e estudar em profundidade uma “boa prática”. Optámos por escolher a direção de turma no Agrupamento de Escolas de Vialonga Porquê?

4 Razões de uma escolha Os diretores de turma existem em todas as escolas públicas. É uma figura consignada na legislação sobre autonomia e organização das escolas em particular nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico (10-15 anos). A forma como é vista pelas escolas e a sua implementação é muito diferente de escola para escola. Este agrupamento assume que o coordenador dos diretores de turma e os próprios diretores de turma são elementos centrais na organização e funcionamento pedagógico das turmas bem como no acompanhamento aos alunos (quer em termos académicos quer em termos pessoais). São também os elementos privilegiados na estratégia da escola para o envolvimento das famílias na escolaridade dos estudantes. (Projeto Educativo de Escola. Agrupamento de Escolas de Vialonga)

5 O abandono é apenas a ponta visível do iceberg
Cuidar do percurso do aluno Garantia de acesso (perspetiva de igualdade ou de equidade? ) Condições para participação efetiva (que voz tem o aluno sobretudo os diferentes? ) Garantir equidade nas condições de aprendizagem (repetências repetidas ou suporte nas dificuldades? Muitos alunos que repetiram sentem-se perdidos, que foram deixados à sua sorte

6 Inclusão e organização escolar: as mesmas possibilidades ?
As escolas “não são paredes” mas micro sistemas sociais que se organizam em diversos dimensões de ação complexas. Uma liderança de sentido único Dimensão de Gestão Uma liderança distribuída Construção de equipas Partilha de responsabilidades Dimensão pedagógica Uma “pedagogia ótima” Dimensão sala de aula Um aluno ótimo Colaboração nas aprendizagens

7 AEVialonga: Diretor de turma como leader de uma equipa pedagógica
Há um mandato claro da direção sobre a importância do diretor de turma No inicio do ano é feita uma reunião de escola com o diretor e os DT em que estes são apresentados à turma e aos pais em que são apresentados e explicado as suas funções (Entrevista DT JA. Maio 2016) Há um principio de continuidade o que permite que estes sejam considerados como referências para os alunos e para os pais. A equipa pedagógica uma resposta adequada para tratar as dificuldades dos alunos, que um professor isolado não consegue enfrentar. O conselho de turma deve falar a uma só voz quer nas questões “disciplinares” quer na concertação pedagógica e no apoio aos alunos para as diferentes solicitações (Entrevista DT AN. Maio 2016) Falar ou escrever em conjunto sobre a vivência das classes, problematizar as dificuldades (desprivatizar as práticas) Assembleias de turma que reúnem semanalmente estão presentes os docentes dos conselho de turma os alunos e discute-se o que se fez como se trabalhou e os problemas que existiram. (Entrevista DT MP. Maio 2016) Para a equipa, a dimensão educativa do ato de ensinar torna-se central ,

8 AEVialonga: Uma função difícil
Diretor de tuma Gestão Outras instituições Colegas Estudantes familiar Em muitas escolas, a figura do Diretor de Turma tem vindo a perder importância ficando confinada a estas funções de caráter mais burocrático, mesmo que a legislação lhe atribua outros poderes.

9 A necessidade de reabilitação da figura do diretor de turma como leader duma equipa
Muitos dos alunos que abandonam sentem-se sós. Uma aluna a três meses de concluir o 9º ano queria desistir por razões pessoais Zanguei-me com ela com o namorado e pais. Disse-lhe: tu não desistes. Fiz uma reunião familiar com todos e afirmei que ela não podia desistir era o que faltava (Entrevista DT JA. Maio 2016) Os diretores de turma tornam-se figuras de referencia mesmos para lá da escola A M. um dia apareceu para falar comigo sobre as suas dúvidas sobre a sua escolha profissional. Senti que não tinha mais ninguém com que o fazer (Entrevista DT JA. Maio 2016) Desempenham um papel central no trabalho com o conselho de turma No inicio do ano estabelece-se um contrato pedagógico com o plano curricular de turma e as regras de conduta. È assinado pelos alunos e pelos pais. Se não houver concordância há sempre a possibilidade de uma negociação. (Entrevista DT AM. Maio 2016) A estrutura de enquadramento constituída polos coordenadores dos diretores de turma é fundamental. Quando cheguei à escola e me disseram que ia ser coordenadora de turma fiquei em pânico. Não tinha experiência. Mas tive sempre todo o apoio da coordenadora e da sua grande disponibilidade (Entrevista MA. Maio 2016)

10 O diretor de turma: papel e dificuldades
josé Obrigado pela vossa atenção


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