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LIDERANÇA NA ESCOLA EM REDE (LER)

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Apresentação em tema: "LIDERANÇA NA ESCOLA EM REDE (LER)"— Transcrição da apresentação:

1 LIDERANÇA NA ESCOLA EM REDE (LER)
Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017 LIDERANÇA NA ESCOLA EM REDE (LER) Cláudia Neves, Filipa Seabra, Glória Bastos, Isolina Oliveira, Susana Henriques

2 PORQUÊ UM PROJETO COM ESTE FOCO?
Relação do DEED (Departamento de Educação e Ensino a Distância) com a formação de professores no âmbito da aprendizagem ao longo da vida. Mudanças no sistema educativo (avaliação do desempenho docente, processo de autonomia, administração e gestão das escolas, a constituição dos agrupamentos e mega agrupamentos, a informatização dos serviços e a naturalização das tecnologias digitais). Resultados da investigação no âmbito da liderança educacional que destacam a influência das lideranças nos processos e nos resultados educativos (Castanheira & Costa, 2007; Costa, Neto-Mendes & Ventura, 2000; Fullan, 2003, 2005, 2007; Hargreaves & Fink, 2007; Kouzes & Posner, 2009; Leithwood, Anderson, & Wahlstrom, 2004; Leithwood, Harris, & Hopkins, 2008; Leithwood & Riehl, 2003; Lima, 1999; Sanches, 1996, 1998, 2009; Silva, 2010; Spillane, 2003, 2009; Spillane, Halverson & Diamond, 2004; Torres & Palhares, 2009)

3 OBJETIVOS do projeto: identificar conceitos e modelos no âmbito da liderança educacional; analisar orientações europeias e nacionais para o incremento da autonomia na administração escolar, na promoção das lideranças e na ligação entre escolas; compreender os processos comunicacionais e relacionais entre escolas e destas com as comunidades locais; evidenciar os significados e efeitos das ligações entre escolas; contribuir para o avanço do conhecimento teórico e prático no âmbito da liderança na administração escolar e na supervisão pedagógica; Identificar Boas Práticas de Liderança nas escolas portuguesas e procurar compreender à luz dos contextos e dos atores envolvidos. Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

4 A. Lideranças nas escolas (estilos e práticas de lideranças exercidos a vários níveis no contexto escolar - meso e micro) B. Lideranças educacionais nas redes locais de desenvolvimento (lideranças escolares nas redes locais de desenvolvimento) C. Lideranças, poder, conflitos e diversidades (os conflitos e formas alternativas de gestão/resolução) D. Lideranças e processos de inovação tecnológica (integração das tecnologias nas escolas e processos de ensino, identificando situações de liderança pedagógica, e-liderança , outras) Eixos de INVESTIGAÇÃO Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

5 NATUREZA DOS ESTUDOS Estudos nível macro - (país - continente e ilhas, de regiões, por exemplo, Madeira, Alentejo) (questionários, entrevistas, análise documental). Estudos nível meso - centrados numa escola (estudos de caso intrínsecos, investigação-ação) num agrupamento, em 2 ou 3 agrupamentos (análise documental, questionários, entrevistas individuais e/ou de grupo, narrativas, observações formais e informais). Estudos nível micro - envolvendo atores educativos num agrupamento e a relação com a comunidade local (análise documental, questionários, entrevistas, narrativas, observações formais e informais). Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

6 ESTUDOS EM CADA EIXO Liderança nas escolas
Lideranças educacionais nas redes locais de desenvolvimento Lideranças, poder, conflitos e diversidades Lideranças e processos de inovação tecnológica 30 2 6 Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

7 CONCLUSÕES – Eixo A: liderança nas escolas
Estilo de liderança transformacional - o mais utilizado pelos diretores das escolas, seguido do transacional e o menos utilizado o laissez-faire (Bass & Avolio (2004). Perceção dos diretores sobre o seu papel é a de que são mais gestores do que líderes. Lideranças que fomentam comunidades de aprendizagem profissional. Diferenças na mesma escola na forma como os coordenadores tomam decisões bem como na forma como a informação é veiculada aos professores que integram os diferentes departamentos. Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

8 CONCLUSÕES – Eixo A: liderança nas escolas
Perspetivas diversas dos pares sobre o papel dos coordenadores de departamento (como líderes, como elo de ligação entre estruturas hierárquicas, veículos de informação,…). Professores destacam como fundamentais no coordenador (líder intermédio) capacidades pessoais, com destaque para: mediação e gestão de conflitos, tomada de decisões e resolução de problemas, facilidade de comunicação e de relacionamento com outras estruturas educativas, capacidade de mobilização de outros e a promoção da mudança e inovação bem como a troca de práticas e partilha de experiências. Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017

9 CONCLUSÕES – Eixo D: lideranças e processos de inovação tecnológica
Diretores têm uma visão positiva sobre o uso das tecnologias em sala de aula; Coordenadores TIC consideram haver um caminho a percorrer na apropriação do uso das tecnologias nas escolas; Redução do investimento nas tecnologias nos últimos anos trouxe grandes responsabilidades aos diretores; Perspetiva que os diretores têm sobre a formação dos professores no uso das tecnologias digitais constitui um importante fator no investimento que estes fazem na utilização em sala de aula; Diretores e coordenadores TIC desenvolvem em conjunto atitudes de liderança que encorajam os pares a inovar na implementação de tecnologias nas suas práticas pedagógicas e, também, administrativas; Estes líderes têm consciência da importância da literacia digital tendo em conta as suas implicações na sociedade atual onde a aprendizagem decorre.

10 Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, 3 a 5 julho 2017
OBRIGADA PELA ATENÇÃO!


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