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FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às.

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1 FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às 14 horas, na sala 4105, que terá como avaliadora a Profa. Dra. Nilma Lino Gomes. Contamos com sua presença! RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: limites e possibilidades nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG Orientador: Prof. Dr. José Raimundo Lisboa da Costa. “QUEM SABE UM DIA EU CHEGO LÁ...” Expectativas e motivações de jovens de um pré-vestibular comunitário Orientador: Prof. Dr. Geraldo Magela Pereira Leão.

2 FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às 14 horas, na sala 4105, que terá como avaliadora a Profa. Dra. Nilma Lino Gomes. Contamos com sua presença! RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: limites e possibilidades nas escolas municipais de Belo Horizonte/MG Orientador: Prof. Dr. José Raimundo Lisboa da Costa. “QUEM SABE UM DIA EU CHEGO LÁ...” Expectativas e motivações de jovens de um pré-vestibular comunitário Orientador: Prof. Dr. Geraldo Magela Pereira Leão.

3 A temática das relações étnico-raciais na educação escolar aparece em inúmeras pesquisas que demonstram o caráter discriminador do sistema educacional brasileiro e uma desigualdade racial que permanece apesar da ampliação do acesso à educação básica. Nesse contexto, buscou-se compreender, através desta monografia, algumas das principais características que permeiam as relações étnico- raciais presentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, procurando identificar e analisar os limites e as possibilidades para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o ensino de História e Cultura Africana e Afro- Brasileira, a luz da Lei 10.639/03. Além do histórico da educação do negro no Brasil e dos debates envolvendo os conceitos de raça e racismo, é apresentado um diagnóstico sobre como as diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras entrevistadas percebem e enfrentam práticas de racismo, discriminação e preconceito racial, como acontecem propostas e estratégicas pedagógicas de promoção da diversidade étnico-racial no espaço escolar e como aspectos que facilitam e dificultam este tipo de trabalho podem ser evidenciados. Apesar das muitas limitações e dificuldades encontradas percebeu-se que a Lei 10.639/03, como medida de ação afirmativa em favor da população negra do país, contribuiu, entre outras coisas, para a legitimação e institucionalização das intervenções que já aconteciam e daquelas que vieram a acontecer e também para a mobilização e comprometimento de mais sujeitos docentes em projetos e práticas de celebração e reconhecimento da diversidade étnico- racial. Dessa forma, mesmo que muitas escolas e profissionais da educação ainda não adotem posturas e ações de caráter intercultural de maneira permanente e constante, é mérito desta pesquisa observar os avanços e as possibilidades trazidas pela luta anti-racista do Movimento Negro em geral e, especificamente, pela promulgação da Lei 10.639/03 para a construção de uma educação mais justa e democrática. A monografia é resultado de uma pesquisa realizada com jovens de um pré-vestibular comunitário (PVC) localizado em um bairro da periferia de Belo Horizonte, Minas Gerais. O presente estudo buscou analisar a relação entre juventude e expectativas de acesso ao ensino superior. A pesquisa teve como objetivos específicos conhecer a trajetória escolar dos jovens e sua experiência no ensino médio, reunir dados sobre o perfil dos educandos desse curso comunitário e conhecer a experiência e o cotidiano do PVC. O estudo de caso utilizou como procedimentos metodológicos a observação de campo, a aplicação de questionário com questões fechadas e a realização de entrevistas semi- estruturadas com jovens e educadores. Foram entrevistados quatro jovens, um monitor-professor e uma das coordenadoras da experiência investigada. Com intuito de melhor contextualizar os dados apreendidos, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre desigualdades de acesso ao curso superior, voltando-se para questões referentes à juventude, escolarização e iniciativas de políticas voltadas para ampliação e acesso ao ensino superior. Além disso foi apresentado um breve histórico dos PVCs e a experiência dos Maristas. Evidenciou-se uma influência direta do trabalho na trajetória escolar dos jovens e suas motivações e expectativas quanto à entrada em um curso superior. Observou-se também que os jovens elaboravam diferentes estratégias em busca de inserção em um curso superior


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