A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Americana de Brasília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Americana de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Americana de Brasília
Learners inspiring learners to be inquisitive in life, principled in character, and bold in vision. Escola Americana de Brasília Avaliação Externa Diagnóstica de Português 2017 Engaged | Principled | Collaborative | Contributing

2 Avaliação Externa Diagnóstica de Português
A Escola Americana de Brasília aplica, anualmente, uma avaliação externa diagnóstica, em Português, para os alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, com o objetivo de: · avaliar as habilidades dos alunos em leitura, interpretação e redação; · verificar se o desempenho dos alunos da EAB está alinhado ao desempenho dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal e de todo o Brasil, que seguem o currículo Brasileiro. O departamento adotou a metodologia de comparação dos resultados das avaliações com os resultados nacionais, utilizando a escala de desempenho do SAEB/Prova Brazil em Português.

3 Avaliação Externa Diagnóstica de Português
A avaliação diagnóstica externa se caracterizou por: utilizar itens elaborados para leitura, a partir da matriz de referência da avaliação do SAEB, calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); disponibilizar a aplicação dos testes de leitura on-line, garantindo o sigilo do retorno imediato das respostas de cada aluno; adotar uma metodologia de comparação dos resultados dos testes de leitura com os resultados nacionais pela utilização da escala de desempenho do SAEB/Prova Brasil em Língua Portuguesa; proceder à correção externa das redações e apresentar os resultados relacionados aos níveis de desempenho correspondentes a cada competência avaliada na produção escrita dos alunos; divulgar os resultados da avaliação de leitura e de redação em dois boletins personalizados para cada aluno participante dos testes, enviados por meio eletrônico para a Escola e, por esta, para os alunos. Por meio de avaliação, podem ser diagnosticadas competências e habilidades dos alunos, em Língua Portuguesa, que necessitem melhorar, ou seja, podem ser detectadas necessidades específicas de aprendizagem, que fornecem pistas para a escolha das futuras atividades de ensino ou para o encaminhamento dos alunos para estudos de recuperação de habilidades não dominadas. As informações provenientes da avaliação são, portanto, úteis na articulação dos resultados obtidos pelas turmas com o planejamento pedagógico da disciplina avaliada. A avaliação diagnóstica se torna importante instrumento para o aprimoramento do ensino e, consequentemente, para a obtenção de melhores resultados de desempenho dos alunos.

4 Avaliação Externa Diagnóstica de Português
Os resultados dos últimos 4 anos, de 2014 a 2017, para leitura, interpretação e redação, dos alunos do 5º, 7º, 9º e 11º ano, excederam a média dos alunos das escolas privadas e públicas do Distrito Federal, conforme os resultados analisados pelo departamento de avaliação, Fundação CESGRANRIO. Os testes aplicados aos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e aos de 11º ano escolar (EM) da Escola Americana de Brasília utilizaram itens cedidos pela Fundação Bradesco, calibrados pela TRI de acordo com as avaliações nacionais em larga escala.

5 Avaliação Externa Diagnóstica de Português
Médias do SAEB/Prova Brasil 2015 e Escola Americana de Brasília 2014, 2015, 2016 e 2017.

6 Resultados de Leitura Os resultados obtidos no teste de leitura pelos alunos da Escola Americana de Brasília foram colocados em escala comparável com a escala do SAEB, cujos níveis variam de 0 a 500. Os resultados gerais (médias) são apresentados por ano escolar.

7 Resultados de Leitura 5º ano = 246,2
A porcentagem média da classe está acima de 200,0, nível considerado adequado para o 5º ano.

8 Resultados de Leitura 7º ano = 265,2
A porcentagem média da classe está acima de 237,5 , nível considerado adequado para o 7º ano.

9 Resultados de Leitura 9º ano = 281,7
A porcentagem média da classe está acima de 275,0, nível considerado adequado para o 9º ano.

10 Resultados de Leitura 11º ano = 349,9
A porcentagem média da classe está acima de 291,7, nível considerado adequado para o 11º ano.

11 Resultados de Redação Os testes de leitura aplicados aos alunos de 5º e 7º anos do EF eram compostos por 40 itens e os do 9º ano escolar do EF e do 11º ano escolar (EM), por 50 itens. Os itens, de múltipla escolha, continham quatro opções de resposta para os testes de 5º, 7º e 9º anos escolares do EF e cinco opções para os testes do 11º ano escolar (EM). As propostas de produção de texto se adequaram aos anos escolares. Foi solicitado aos alunos: 5º ano escolar do EF – narrativa de aventura; 7º ano escolar do EF – relato pessoal; 9º ano escolar do EF – carta argumentativa; 11º ano escolar (EM) – artigo de opinião

12 Resultados de Redação 5º ano
A porcentagem média representa um desempenho acima de 88%.

13 Resultados de Redação 7º ano
A porcentagem média representa um desempenho acima de 91%.

14 Resultados de Redação 9º ano
A porcentagem média representa um desempenho acima de 85%.

15 Resultados de Redação 11º ano
A porcentagem média representa um desempenho acima de 93%.

16 Os alunos já receberam os boletins com todos os resultados em dezembro/2017.
Os professores utilizarão os resultados para reforçar os conteúdos necessários em cada série. É muito gratificante ver que, por meio dos ótimos resultados obtidos, o nosso currículo e as nossas práticas estão, cada vez mais, alinhadas às expectativas de ensino da EAB e do currículo brasileiro. Parabenizamos os alunos e professores pelo desempenho apresentado em todas as séries. Continuamos engajados em ampliar a formação acadêmica de nossos alunos. Agradecemos a parceria das famílias. Equipe do Programa Brasileiro


Carregar ppt "Escola Americana de Brasília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google