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PublicouMara Mara Alterado mais de 6 anos atrás
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INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA DA FONSECA MARVILA ELAINE DE JESUS DE CARLE MARA LUCIA LARANGEIRA MALHEIROS SELEÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Barra de São Francisco 2017
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BRUNA DA FONSECA MARVILA ELAINE DE JESUS DE CARLE MARA LUCIA LARANGEIRA MALHEIROS SELEÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Software Educativo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia Educacional, do Instituto Federal do Espírito Santo – polo da Cidade de Barra de São Francisco/ES, como requisito parcial para avaliação. Professor: Gustavo Andrade Barra de São Francisco 2017
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Cada grupo (os mesmos da tarefa anterior) deverá: - selecionar um software educacional; - preparar uma apresentação com pelo menos 5 telas do software escolhido; - identificar o tipo de software educacional, a teoria de aprendizagem que fundamenta o software e suas principais características; TAREFA EM GRUPO – GRUPO 7 4ª Semana – Agenda: 27 de novembro a 03 de dezembro Atividade Proposta:
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http://www.projetoparticipar.unb.br/ Projeto Participar
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Tipo de software educacional: Jogos A teoria de aprendizagem que fundamenta o software: O grupo classificou o software dentro da teoria Behaviorista, por apresentar estímulos que atuam como reforços, sejam positivos ou negativos. Além disso, aplica os princípios básicos da instrução programada de Skinner: informação apresentada em pequenos passos; o aluno participa diretamente; ocorre a correção imediata da resposta; o ritmo do processo de aprendizagem do aluno é respeitado; só é possível passar para a tarefa seguinte após a resolução da anterior.
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Suas principais características: Desenvolvido por estudantes da UnB, a plataforma auxilia na alfabetização e leitura de mundo, principalmente para pessoas com deficiência intelectual e autistas; Explora questões da Língua Portuguesa, Matemática e AVD (Atividades da Vida Diária); Incentiva a comunicação através de um simulador de bate-papo, favorecendo a autonomia do usuário; Sinaliza os erros com feedback imediato; Estimula a capacidade de concentração e atenção; Proporciona a interpretação das ordens e regras; Favorece o raciocínio lógico e a percepção visual e auditiva por meio de som, imagem e animação.
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Alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, utilizando o software Participar, como recurso no processo de alfabetização.
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Simulador de bate-papo estimulando o raciocínio lógico e a autonomia do usuário;
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As atividades têm correção imediata e estímulos que atuam como reforços, sejam positivos ou negativos, em janelas laterais na tela principal.
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Considerações Finais:
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