A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética na Grécia Clássica: Sócrates ( a.C.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética na Grécia Clássica: Sócrates ( a.C.)"— Transcrição da apresentação:

1 Ética na Grécia Clássica: Sócrates (470-399a.C.)

2

3 Biografia Nasceu em Atenas, filho de Sofronisco (escultor) e Fenérates (parteira). Tomou parte nas Guerras do Peloponeso ( ) como soldado hoplita. Salvou Alcibíades durante uma batalha. Participou das batalhas de Delium (424) e Anfípolis (421). Formou parte do Conselho dos Quinhentos Foi condenado a morte injustamente pelo senado ateniense em 399 a.C.

4 Guerra do Peloponeso

5 Discípulos Não chegou a formar uma escola propriamente.
Teve um grupo de amigos e díscípulos: Platão, Alcibíades, Críton, Fédon, Ménon, Xenofonte... Platão, em um dos seus primeros escritos, a Defesa de Sócrates, faz uma defesa do mestre por ocasião da sua condenação.

6 Missão Fez da filosofia a sua profissão.
Andava pelas ruas indagando as pessoas, jovens e velhos, a respeito da vida, da ética e da virtude. Tudo o que sabemos da sua concepção filosófica e ética é conhecido através dos seus discípulos, principalmente Platão, mas também por Xenofonte.

7 Oráculo de Delfos

8 Método Foi considerado o homem mais sábio da Grécia pelo oráculo de Delfos. O método socrático de perguntas e respostas ajudava seus interlocutores a dar a luz às idéias. O método é conhecido como maiêutica (referente aos partos, em grego).

9 Dialogo de Platão: Teeteto - 149
Sócrates: não ouviu falar que sou filho de uma excelente e vigorosa parteira chamada Fenérates? Teeteto: Sim, ouvi dizer. Sócrates: e não sabe que pratico a mesma arte? Teeteto: não, não sabia. Sócrates: Pois bem, garanto que é assim (...) Minha arte é semelhante... Mas está dirigida a provocar o parto nas almas e não nos corpos.

10 Platão ( a.C.)

11 Biografia Nasce em Atenas. Filho de Aristão e Perictione. O nome verdadeiro era Aristóbulo. O pai era descendente de uma antiga família real, de Codro, rei que ofereceu sua vida por Atenas. A mãe nasceu no seio de uma família aristocrática, emparentada com Sólon.

12 Em 387 a.C. fundou a Academia

13 Obras O principal interlocutor dos seus diálogos é seu mestre Sócrates. Através dele desenvolve seu próprio pensamento. Os diálogos costumam ser divididos em: diálogos da juventude (Defesa, Críton, Alcibíades, etc.), diálogos da maturidade (Ménon, Fédon, Banquete, etc. e diálogos da velhice (Parménides, Sofista, as Leis).

14 Mosaico que representa a Academia

15 Ao morrer Sócrates foge de Atenas, e volta anos depois para fundar a Academia.
Embora renunciasse à política ativa, sempre pensou no Estado ideal. Por três vezes tentou levar o projeto a Siracusa (388, 367 e 361 a.C.) porém fracassou em todas. Costumava utilizar mitos ou alegorias para explicar suas idéias.

16 Mitos platônicos: Mito do auriga (no diálogo Fedro)
Mito ou Alegoria da caverna (em A República, livro VII).

17 Aristóteles ( a.C.)

18 Escola de Atenas

19 Platão e Aristóteles na Escola de Atenas

20 Nasce em Estagira (Jônia) em 384 a.C.
Filho de Nicômaco, médico de Amintas, Rei da Madedônia. Em 367 ingressa na Academia de Platão, e lá permanecerá 20 anos, até a morte de Platão. Conhecido como “a mente” – pela sua grande capacidade intelectual – e o “leitor”, pela sua dedicação à leitura.

21 Foi o tutor de Alexandre Magno (342 a.C.)
Funda o Liceu (335) Utilizava o método peripatético para ensinar (Liceu).

22 Toda ação livre tem como finalidade um bem
Toda ação livre tem como finalidade um bem. O bem é o objeto de nossas aspirações. Qual é o bem supremo do homem? A felicidade.

23 ÉTICA A NICÔMACO LIVRO I

24 Sobre a felicidade Toda atividade humana tem um fim
O bem é o objeto de todas as nossas aspirações O fim da pessoa humana é a felicidade

25 Viver bem= felicidade Opiniões sobre a natureza e a essência da felicidade: Riqueza ou as honras Prazer Outros

26 Três gêneros da vida A vida de prazer e gozos materiais
A vida política ou pública A vida contemplativa e intelectual

27 “ A virtude é mais importante que a glória
“ A virtude é mais importante que a glória. Como conseqüência a virtude é o verdadeiro fim do homem”.

28 “ O bem de cada coisa é o fim pelo qual tudo o mais é feito”.

29 O bem do homem A felicidade é uma atividade em conformidade com a virtude. Três classes de bens: Os exteriores Os da alma Os do corpo

30 Os bens da alma são os mais importantes e são os bens por excelência
No entanto é evidente que a felicidade precisa dos bens exteriores, pois é impossível fazer o bem ou não é fácil fazer o bem quando faltam recursos (1099 b).

31 Felicidade = Virtude Se a felicidade é uma atividade da alma de acordo com a virtude perfeita, devemos ocupar-nos da virtude.


Carregar ppt "Ética na Grécia Clássica: Sócrates ( a.C.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google