A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Janeiro de 2017

2 Roda de conversa: O que se discute sobre o uso das tecnologias na sala de aula?

3 3) Softwares, jogos e plataformas adaptativas
Qual o objetivo desta oficina? Fornecer dicas e sugestões de ferramentas tecnológicas que possam auxiliar o trabalho do professor em benefício da aprendizagem dos alunos. Objetos educacionais virtuais (repositórios de documentos, vídeos, etc.) 2) Ambientes virtuais de aprendizagem 3) Softwares, jogos e plataformas adaptativas

4 Tecnologia ou Metodologia?

5 Como compartilhar arquivos com os alunos?
Criar um site pessoal é uma boa dica. Hoje existem vários criadores de sites gratuitos e que possuem modelos prontos. Daí é só deixá-lo ao seu gosto. Acessem: superleomatematica.webnode.com Clique na aba “Arquivos” do site e clique no título desta apresentação para baixá-la no seu computador.

6 Mas como posso criar meu site sozinho?
Existem duas plataformas mais famosas e fáceis de utilizar: Se quiser ajuda para fazer sozinho existem muitos tutoriais no Youtube. Procure por exemplo: “como criar site no webnode”. - Uma dica pode ser criar um site para os professores da escola utilizarem com o mesmo usuário e senha.

7 Como baixar vídeos do Youtube?
É possível baixar vídeos para executar no computador ou televisões compatíveis com pendrives através de programas ou sites. Vamos testar! Acessem: Escolham um vídeo para baixar. - Vamos copiar o endereço do vídeo para colar depois.

8 Como baixar vídeos do Youtube?
Existe uma série de sites que permitem baixar vídeos do Youtube online, sem necessitar de nenhum programa. Alguns deles: Exemplo:

9 - Vamos conhecer alguns deles.
Estou sem tempo! Onde encontrar ideias para ajudar na aprendizagem dos alunos? Alguns sites disponibilizam gratuitamente OEVs (Objetos Educacionais Virtuais), que podem complementar uma aula ou serem guias para estudo e pesquisa. - Vamos conhecer alguns deles.

10 Objetos Educacionais Virtuais
Educopédia: Obs: E possível que o professor e os alunos entrem como visitante, sem precisar de cadastro. Porém o site atualmente passa por reformas. Vamos aguardar! - Por enquanto entrem com meus dados: Senha: - Ideia para avaliação de pesquisa: Pesquisa - Áreas - 3o bimestre - 9° ano B

11 Objetos Educacionais Virtuais
EducaLinks (Acervo EducaRede) dentro do portal REA (Recursos Educacionais Abertos). São materiais de ensino, aprendizagem e investigação, em qualquer suporte ou mídia, que se situam em domínio público. O EducaRede é um blog de iniciativa da Diretora do Instituto Educadigital para preservar arquivos de um antigo projeto da Fundação Telefônica que seriam desativados em A seleção foi feita entre 2001 e 2004, por isso alguns materiais podem estar inativos.

12 Objetos Educacionais Virtuais
Outros repositórios interessantes de atividades, simuladores, animações, entre outras mídias e planos de aulas:

13 Dica legal! Kiddle: site de busca semelhante ao Google que filtra pesquisas e oculta resultados enganosos ou com material adulto como nudez, violência, drogas, propaganda e outros assuntos.

14 Dicas de como fazer no site “techtudo”:
Outra dica legal! Existe uma preocupação em deixar uma criança sozinha no computador ou tablet fazendo uma pesquisa, por exemplo. Porém os navegadores de Internet também possuem configurações que filtram conteúdo adulto na Internet. No Google Chrome existe o “Safe Search” (Busca Segura), assim como o “Controle dos pais” no Mozilla Firefox. Também é possível controlar celulares e o próprio Youtube. Dicas de como fazer no site “techtudo”:

15 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
Era Virtual: Site que permite visitar virtualmente vários museus.

16 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
Faz Game: Site permite que os alunos criem jogos educacionais com falas e personagens sem precisar de conhecimentos de design ou programação.

17 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
Padlet: Permite criar um mural no qual qualquer pessoa com o link pode acessar e colar um post. Pode ser utilizado para criar um fórum de ideias, uma exposição virtual ou um ambiente para sensibilização na sala de aula. Exemplo:

18

19 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
Laifi: Rede social onde os participantes podem criar linhas do tempo sobre qualquer assunto e incluir textos, imagens, vídeos, etc. É possível criar um trabalho colaborativo e que pode ser compartilhado. Exemplo:

20

21 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
Forms: Ferramenta do Google que permite criar questionários online de forma rápida e fácil para serem respondidos pelos alunos. O site dá o feedback dos resultados ao professor. Obs: é preciso ter uma conta do Google (Gmail). Exemplo:

22 Distância, tempo, materiais e espaço não são problemas!
ETC (Editor de Texto Coletivo): Plataforma da UFRGS que permite que os usuários criem e editem um texto colaborativo. Basta o professor se cadastrar e enviar convite para os alunos por . Eles também podem criar grupos para construir o texto. Existem diversas plataformas desse tipo, inclusive com ferramentas do Office online. Teste com o usuário: senha: c736

23

24 Plataformas Adaptativas
MATIFIC: Plataforma com jogos e atividades de Matemática da Educação Infantil ao 6° ano. O professor cria uma turma, seleciona jogos baseado nas habilidades que espera que os alunos desenvolvam e recebe o feedback de suas facilidades e dificuldades apresentadas. Ponto positivo: o portal está incluindo o modo “Jogo” para motivar ainda mais os estudantes a passarem pelos desafios. Ponto negativo: licença para uso grátis por 30 dias. - Obs: Os pais também podem criar uma conta para os filhos estudarem em casa.

25 Plataformas Adaptativas - MATIFIC

26 Ambientes Virtuais de Aprendizagem
EDMODO: Ambiente virtual onde é possível que criar cursos online e salas de aula virtuais com seus alunos. Ponto positivo: É possível compartilhar arquivos como vídeos, textos e links com os alunos para que possam vê-los sem baixar nada. Também é possível criar tarefas com data para entrega, testes e enquetes. O professor recebe um relatório das tarefas realizadas pelos alunos e pode fornecer feedback ou até mesmo medalhas. Ponto negativo: são poucas plataformas do gênero traduzidas na íntegra para o português.

27 Layout do Edmodo

28 Vamos testar o Edmodo: Cada sala de aula criada pelo professor recebe um código (Ex: 8xnddq) que permite aos alunos acessarem a turma. Os alunos se conectam acessando o site e fazendo um pequeno cadastro ou podem ser convidados pelo professor ou ainda através do link da turma: - Façam o teste como se fossem alunos e observem os recursos.

29 Jogos, simuladores e animações
Portal do Governo do Estado do Paraná com dicas de animações: Exemplo de simulador “Balança Algébrica” para o aprendizado de equações: - Alguns simuladores precisam ser “JAVA” instalado nas máquinas. Outros não abrem no navegador Chrome.

30 Jogos, simuladores e animações
Site de simulações interativas: Exemplo: Kit de Construção de Circuitos Elétricos Banco Internacional de Objetos Educacionais: - Normalmente se a sua máquina não tem algum pré-requisito para utilização são exibidos avisos para instalar.

31

32 WebQuests WebQuest é um método de pesquisa onde boa parte dos recursos estão disponíveis na Internet. Parte-se de uma situação-problema motivadora e desafiadora e a partir daí os alunos devem executar tarefas que permitam construir conhecimento. Dois exemplos já aplicados em aulas de Matemática: Como fazer e exemplos?

33

34


Carregar ppt "OFICINA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google