A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapas Conceituais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapas Conceituais."— Transcrição da apresentação:

1 Mapas Conceituais

2 Aprendizagem significativa
aprendizagem significativa - os conceitos que interagem com o novo conhecimento - base para a atribuição de novos significados; O novo conhecimento - no momento em que passa a ter significado para o aprendiz entra em cena o componente idiossincrático da significação. Aprender significativamente - atribuir significados e estes têm sempre componentes pessoais.

3 Aprendizagem mecânica, não significativa – naõ atribuição de significados pessoais, não tece relação com o conhecimento preexistente A aprendizagem significativa é o estabelecimento de relações entre ideias, conceitos, proposições já estabelecidos na estrutura cognitiva, relações entre subsunçores. Mapas conceituais foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa.

4 A análise do currículo e o ensino sob uma abordagem ausubeliana, em termos de significados, implicam
1) identificar a estrutura de significados aceita no contexto da matéria de ensino; 2) identificar os subsunçores (significados) necessários para a aprendizagem significativa da matéria de ensino; 3) identificar os significados preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz; 4) organizar sequencialmente o conteúdo e selecionar materiais curriculares, usando as ideias de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa como princípios programáticos; 5) ensinar usando organizadores prévios, para fazer pontes entre os significados que o aluno já tem e os que ele precisaria ter para aprender significativamente a matéria de ensino, bem como para o estabelecimento de relações explícitas entre o novo conhecimento e aquele já existente e adequado para dar significados aos novos materiais de aprendizagem.

5 Mapas conceituais não buscam classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los.
Modelo hierárquico no qual conceitos mais inclusivos estão no topo da hierarquia (parte superior do mapa) e conceitos específicos - estão na base (parte inferior). O mapeamento conceitual é uma técnica muito flexível e em razão disso pode ser usado em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação (Moreira e Buchweitz, 1993).

6 Como a aprendizagem significativa implica, necessariamente, atribuição de significados, mapas conceituais, traçados por professores e alunos, refletirão tais significados; Mapas conceituais – tanto do aluno como do professor – têm significados pessoais.

7 Mapas conceituais são dinâmicos, estão constantemente mudando no curso da aprendizagem significativa. Se a aprendizagem é significativa, a estrutura cognitiva está constantemente se reorganizando por diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e, em consequência, mapas traçados podem alterar seus conceitos .

8 “O compromisso docente na promoção da consolidação confere ao processo avaliativo sentido diverso daquele que vigeu por muito tempo. Não cumpre ao professor meramente classificar, subordinando e hierarquizando pessoas, mas desvelar dificuldades de aprendizagem manifestas por seus alunos e, a partir delas, tracejar percursos e ações favoráveis ao domínio, à aprendizagem, à superação, ao desenvolvimento. Desse modo, o professor precisa "arregaçar as mangas" e empreender esforços no intuito de promover uma aprendizagem mais e mais significativa, porque fundada na bagagem com que o aluno adentra na sala de aula, porque compromissada com seu preparo para a vida e para o exercício da cidadania”. (SOUZA,BORUCHOVITCH, 2010)

9 Mapas conceituais e avaliação Sob os olhares de SOUZA e BORUCHOVITCH, (2010)
“Os mapas conceituais são uma excelente estratégia de ensino/aprendizagem, bem como ótima ferramenta avaliativa, uma vez que, no curso de sua estruturação e reestruturação, se manifestam conflitos cognitivos e espaços para a tomada de consciência acerca de discrepâncias, problemas, dificuldades, erros - que, quando analisados, confrontados, discutidos e explorados, se apresentam como espaços de avanços, superações e, por que não, de regulações e autorregulações”. (SOUZA,BORUCHOVITCH, 2010)

10 Ferramenta avaliativa
“Os mapas conceituais possibilitam ao professor e aos alunos a percepção quanto à identificação e apropriação dos conceitos mais relevantes em um contexto informacional, à assertividade das relações estabelecidas entre eles, bem como ao delineamento da qualidade das alterações processadas na estrutura cognitiva do aprendente. E, mais importante, tal não advém de uma preocupação com a produção de escores, mas do compromisso formativo de proceder à regulação do ensino - tarefa do professor - e à autorregulação da aprendizagem - ofício do aluno”. (SOUZA,BORUCHOVITCH, 2010)


Carregar ppt "Mapas Conceituais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google