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Assessoria de Imprensa História
Ivy Lee – 1906 – Jonh Rockfeller Tolerância aos acidentes e problemas de grande repercussão Relações Públicas = A.I.
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Assessoria de Imprensa História
No Brasil Anos 1980 – fim da ditadura – processo de redemocratização Empresas – portas abertas = Rhodia Debate público – se dá na mídia = Rádio, TV, Jornal, Internet
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Assessoria de Imprensa Definição
Serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio freqüente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral = Jornais diários; revistas semanais, revistas, rádio, agências, sites, portais e TV
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Objetivos da AI A assessoria de imprensa visa:
Criar relações com os meios de comunicação, tornando-se fonte de informação. Fazer com que a instituição assessorada seja pauta na imprensa Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.
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Assessoria de Comunicação
Responsável pela elaboração e aplicação da política de comunicação da instituição Prima pela integração: RP PP Marketing Imprensa
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Assessoria de Imprensa
criar um plano de comunicação; compreensão da sociedade do papel da organização; imagem comprometida com os seus públicos; criar canais de comunicação internos e externos; interesse público e material jornalístico; -
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Assessoria de Imprensa
relação de confiança; - avaliar freqüentemente a equipe de comunicação; mensurar os resultados das ações; - preparar as fontes de imprensa
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O assessor de imprensa facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião Nas relações assessoror-imprensa-cliente o que vale é a credibilidade baseada na ética informação com alto potencial de se transformar em notícia.
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O assessor de imprensa orientar seu assessorado sobre o que pode ser notícia, o que interessa aos veículos e à sociedade - o que deve, ou não, ser divulgado. sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas - transparência e postura de colaboração
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Alguns serviços da AI elaboração de releases, sugestões de pauta e press-kits; relacionamento formal e informal com os pauteiros, repórteres e editores da mídia; acompanhamento de entrevistas de suas fontes; organização de coletivas; edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos; preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
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Alguns serviços da AI organização do mailling de jornalistas;
clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos) arquivo do material jornalístico participação na definição de estratégias de comunicação.
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Release Texto elaborado pelo assessor de imprensa que sai da Assessoria e é encaminhado para os vários profissionais da imprensa
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Release O que é notícia? Coisa nova – novidade Interesse público
Conhecer a instituição é fundamental para estabelecer o que é e o que não é notícia
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Release O texto Título que chame a atenção Um leade – Q.Q.Q.O.Pq?
Objetividade Clareza Concisão Padrão – tamanho da fonte, espaçamento
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Release O lead 4 ou 5 linhas
Deve conter as principais informações do texto Segurar o leitor até o final do texto Todo o release - numa única página – 25 a 30 linhas Revisão Manual de redação
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Mailling Lista de endereços
Banco de dados no qual são armazenadas informações de um grupo de destinatários e que permite o envio de material para clientes
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Mailling Lista de endereços
Delimitar a área – município – estado – região Selecionar os tipos de veículos Definir para quem mandar o release/material – escolha o editor e o repórter da editoria Organize em planilha excel
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Mailling Lista de endereços
Cole o release no corpo do – não mandar como anexo Mande com cópia oculta
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Bibliografia Fenaj – Manual de Assessoria de Comunicação – Imprensa ª Edição Manual prático de assessoria de Imprensa – Claudia Carvalho e Léa Maria Aarão Reis – Campus – RJ, 2009.
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