A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
Contextualização de conteúdo e aulas práticas. Julielder Rodrigues Nery1*Patricia Moreira Evangrlista2; Maria Celeste Passos S. Nascimento3; Fabio Welligton Andrade de Jesus4 * Introdução A proposta de contextualizar o conteúdo à vivência diária, fez- se válida. A química aplicada e contextualizada a situações do dia a dia, dão oportunidade aos alunos a desenvolverem-se na matéria. Eles conseguiram por em prática aquilo que eles viram em sala de aula, utilizando-se das práticas pra que o conteúdo ganhasse sentido e vida nas praticas. Logo constatamos que os recursos da prática contextualizada, tiveram ótima resposta a proposta, pois todo trabalho apresentado correspondeu a expectativa de construção e internalização do conhecimento, então, além do conteúdo proposto apresentado em dias letivos em sala, eles poderam pesquisar mais , demonstrar e falar sobre as práticas, apoiando-se no conteúdo e nos resultados obtidos. O desenvolvimento educacional, que envolve formação docente e discente, encontramos caminhos que podem tornar a formação, mais centrada e consistente. Logo as praticas pedagógicas quando direcionada em caminhos contextuais, quando fugimos do tradicionalismo, tem o poder de mudar conceitos ou ideologias da própria educação, quando conseguimos trazer experiências que estão além do que conseguimos viver, contextualizando o ensino. Metodologia O presente trabalho consiste em uma atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio Ginásio Agro Industrial de Itapetinga-BA. Inicialmente foi trabalhado o conteúdo de Misturas e sistemas heterogêneos com os alunos; posteriormente, foi levado para a sala de aula uma pesquisa sobre, e materiais para a demonstração de experimentos voltados para o assunto abordado pela professora; foram, então, realizados experimentos sobre Misturas – Então após a demonstração ficaram sujeitos a perguntas, e pelas bases do ensino e da pesquisa poderiam responder as questões. Resultados e Discussões Com um olhar tranquilo, vemos os frutos de um bom trabalho executado. As Práticas foram desenvolvidas, envolvendo misturas, e separação delas, e os discentes, por suas palavras, conseguiram assimilar o conteúdo, e vimos eles conseguiram enxergar o envolvimento Químico no dia a dia. A contextualização deu sentido ao que eles estudaram então ficou mais fácil enxergar o que está além da visão comum. Conclusões Conclui-se que desvendar as situações da química no dia a dia, torna o ensino da própria química significativo, e um véu é retirado, um senso de curiosidade é imposto, e que as práticas pedagógicas tornam-se eficazes, quando os alunos conseguem viver o que estão fazendo. seu dia a dia químico é desvendado. Referências Bibliográficas PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Agradecimentos À instituição, alunos e professora que possibilitaram a elaboração desse trabalho.


Carregar ppt "ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google