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O que é? Como fazer? Para que fazer?

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Apresentação em tema: "O que é? Como fazer? Para que fazer?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é? Como fazer? Para que fazer?
Pesquisa científica O que é? Como fazer? Para que fazer? Polyanna Possani da Costa Petry Material adaptado – professora Roziner Guimarães

2 O que é pesquisa científica?
“pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.” (RUIZ, 1991) “busca realizada de forma sistemática” (MEZZAROBA e MONTEIRO, 2006)

3 O que é pesquisa científica?
“A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (GIL apud SILVA e MENEZES, 2001) “pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.” (ANDRADE, 2001)

4 Pesquisar significa... “(...) de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (Silva e Menezes, 2001)

5 Modalidades de Pesquisa
Exploratória: Seu objetivo é a caracterização inicial do problema, sua classificação e de sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica. Teórica: Tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses. Aplicada: – Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.

6 Tipo de Pesquisa: Quanto aos objetivos
Pesquisa exploratória: Proporcionar maior familiaridade com o problema, Levantamento bibliográfico ou entrevistas, Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso; Pesquisa descritiva: Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador, Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática); Pesquisa explicativa: Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos,– Ciências naturais – método experimental; ciências sociais - método observacional.

7 Tipos de pesquisa: quanto à forma de abordagem
1. Qualitativa 2. Quantitativa

8 Características da Pesquisa qualitativa
Permanência por um certo tempo no local de estudo. (observação participante) Gravações em vídeo ou áudio. Anotações de informações complementares no caderno de campo ainda no local de pesquisa. Fazer vinhetas (em casa). Ver e ouvir são as bases da pesquisa qualitativa, traduzidas em observar e perguntar.

9 Características da Pesquisa qualitativa
É descritiva (os registros compõem-se de citações, transcrições de entrevistas, notas de campo, fotografias, documentos pessoais) Dados minuciosamente descritos, respeitando a forma como foram registrados ou transcritos. Nada é trivial (cada detalhe é importante e pode ser relevante para a interpretação)

10 Características da pesquisa qualitativa
Os dados são analisados geralmente de forma indutiva (observa= vê e ouve para depois compreendê-los e esboçar generalizações). Visão êmica (perceber como os sujeitos de pesquisa significam as ações que estão vivendo. Ser um deles, colocar-se no lugar deles).

11 Características da Pesquisa quantitativa
Os dados são recolhidos com o intuito de comprovar ou informar hipóteses construídas previamente. O fenômeno deve ser observado, medido, descrito. É descritiva (obter o maior grau de correção possível nos dados, assegurando a confiabilidade do trabalho – questionário fechado) Descrição rigorosa dos dados.

12 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Pesquisa Bibliográfica: é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não recomenda-se trabalhos oriundos da internet. Pesquisa Documental: É muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Além de analisar os documentos de “primeira mão” (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), existem também aqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.

13 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Pesquisa Experimental: quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. Levantamento: é a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Quanto o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo.

14 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Estudo de Campo: procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade. Estudo de Caso: consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.

15 Tipos de pesquisa: quanto aos procedimentos
Pesquisa - Ação: um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

16 Técnica da entrevista A entrevista é “uma conversa dirigida”
As perguntas não podem dirigir o entrevistado às conclusões do pesquisador. As perguntas devem ser feitas para extrair do entrevistado as informações direcionadas para efeitos do objeto de pesquisa.

17 Técnica da entrevista Estruturada
As perguntas são previamente elaboradas 2. Semi-estruturada Algumas perguntas são elaboradas previamente e outras são elaboradas no momento da entrevista, dependendo da(s) resposta(s) do entrevistado.

18 Técnica do questionário
Formulação de perguntas conforme o público-alvo; Perguntas fechadas, com escolha reduzida de respostas;

19 É essencial em qualquer pesquisa a delimitação:
do objeto de estudo do problema dos objetivos Do local a ser efetuada a pesquisa (Onde?) Dos sujeitos da pesquisa (Quem? Quantos?) Da metodologia (Como?)

20 Etapas da Pesquisa Científica
Escolha do tema Revisão de literatura Justificativa Formulação do problema Determinação de objetivos Metodologia Coleta de dados Tabulação dos dados Análise e discussão dos resultados Conclusão da análise dos resultados Redação e apresentação do trabalho científico

21 O que focalizar na Metodologia
Como se procederá a pesquisa? (Caminhos para se chegar aos objetivos propostos) Qual o tipo de pesquisa? (qualitativa-observação participante, estudo de caso- quantitativa) Qual o universo da pesquisa? (total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo).

22 O que focalizar na Metodologia
Será utilizado a amostragem? (Amostra – parte do universo da pesquisa– instrumentos de medidas ou instrumentos de coleta de dados. Uso de bibliografias que orientem escolhas) Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? (Observação, Entrevista, Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, Formulários)

23 O que focalizar na Metodologia
Coleta de dados (Como será feita a coleta de dados? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde?) Tabulação dos dados: (Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos) Como interpretará e analisará os dados e informações?

24 O que focalizar na conclusão da análise dos resultados
Sintetizar os resultados obtidos Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo Indicar as limitações e as reconsiderações Apontar a relação entre fatos verificados e teoria Contribuição da pesquisa para o meio acadêmico, sociedade civil e jurídica etc.

25 Perfil do pesquisador Ter hábitos regulares de leitura e de escrita (é preciso dominar a teoria) Ter afinidade com o tema Estar motivado para alcançar seus objetivos Olhar e enxergar Saber ouvir Desenvolver um olhar crítico

26 Perfil do pesquisador Ser criativo em todas as fases da pesquisa
Ser dinâmico Ser detalhista Ser inconformado Ter paciência Valorizar toda e qualquer informação obtida de depoimentos ou entrevistas Fazer sempre vinhetas depois das observações, entrevistas, questionários etc.

27 Referências Bibliográficas:
BOGDAN, Robert C. e BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994. EZPELETA, J. e ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. Trad. De Francisco S. de Alencar Barbosa. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 3. ed., ver. E ampl. São Paulo: Atlas, 1991. LÜDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.


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