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Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna:

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1 Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Tatiana Ghedine Orientador: Henrique Freitas 11 de março de 2004

2 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Estrutura da Apresentação 1.EAD 2.Tema e justificativa 3.Objetivos 4.Método 5.Resultados 6.Considerações Finais

3 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Educação a Distância - EAD  a separação do professor e do aprendiz durante, pelo menos, a maior parte de cada processo instrucional  a utilização de uma mídia educacional para unir professor e aprendiz e “transportar” o conteúdo do curso (no caso deste trabalho a Internet/Intranet)  a disponibilidade da comunicação de mão dupla  separação do professor e aluno em espaço e/ou tempo  aprendizado controlado pelo estudante e não pelo professor que se encontra à distância

4 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Influência das redes de comunicação Comunicação Processamento de informação Tecnológica Geopolítica Organizacional Novas formas de comunicação (redes) Trabalho (TAPSCOTT e CASTON, 1993; HÄMÄLÄINEN, WHISNSTON e VISHIK, 1996; MEISTER, 1999) Oportunidades de aprendizado Expectativas e necessidades Nova ordem A Educação à Distância via Internet (EADI) está surgindo como uma das principais soluções para a capacitação dos funcionários nas organizações. (ROSENBERG, 2002)

5 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Instituições de Ensino X Empresas  Os programas de EAD nas instituições de ensino não equivalem aos utilizados pelas organizações, uma vez que o ambiente, as demandas, e os resultados são distintos  Há deficiência na pesquisa acadêmica quanto diversos aspectos dos efeitos da EAD nas organizações e como elas a estão utilizando (SALAS et al., 2002)

6 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Objetivos  Objetivo Geral: Analisar o uso da Educação a Distância via Internet/Intranet em empresas privadas* brasileiras * São consideradas empresas privadas brasileiras aquelas com sede no Brasil, independente da origem do capital.  Objetivos Específicos: Verificar as iniciativas de capacitação organizacional que vem sendo adotadas pelas empresas pesquisadas e a existência de diferenças entre elas Verificar como as organizações estão avaliando os cursos de EADI Identificar as vantagens e desvantagens na utilização da EADI

7 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapas da pesquisa Etapa 1 - Pesquisa Bibliográfica Etapa 3 - Estudo Exploratórios (duas empresas) Etapa 5 - Validação de conteúdo do instrumento por dois especialistas Etapa 6 - Realização do estudo de casos múltiplos Etapa 7 -Análise da utilização da EADI por empresas privadas brasileiras Etapa 2 - Levantamento inicial de dados Etapa 4 - Estruturação do instrumento de pesquisa

8 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 2 – Levantamento inicial de dados  Amostra: 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil (Exame 2002) Levantamento da amostraN o empresasFreqüência Contatos realizados31362,6% Telefones incorretos e não localizados9118,2% Telefones ocupados após três tentativas9619,2%  Primeiro contato (500 empresas):

9 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 2 – Levantamento inicial de dados Levantamento da amostraN o empresasFreqüência Sim, utilizam EADI4862,6% Não utilizam EADI7618,2% Não quiseram participar da pesquisa1519,2%  Resultado das empresas que responderam ao e-mail:  Segundo contato (313 empresas): Levantamento da amostraN o empresasFreqüência Responderam ao e-mail13944,41% Não responderam ao e-mail17455,59%

10 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 4 – Estruturação do instrumento de pesquisa DimensõesObjetivosFontes Características das iniciativas de EADI Identificar qual a iniciativa para a capacitação dos colaboradores adotada pelas organizações que utilizam EADI HALL (1997); PEAK (1997); MEISTER (1999); ALPERSTEDT (2000); NURMI apud WENTLING et al. (2000); GERBMAN (2000); WENTLING et al. (2000); URDAN e WEGGEN (2000); HARUN (2002); ROSA e MOREIRA (2002); ROSENBERG (2002); YOUNG (2002); Informações sobre os cursos de EADI Levantar algumas informações mais específicas sobre os cursos de EADI STRAZZO E WENTLING (2000); PIMENTEL e ANDRADE (2001); MASIE (2002); YOUNG (2002); TIs utilizadas nos cursos de EADI Levantar alguns itens referentes as TIs utilizadas pelas organizações para a EADI NAKAYAMA, SILVEIRA E PILLA (2000); URDAN e WEGGEN (2000); WENTLING et al. (2000); STRAZZO E WENTLING (2000); LAUDON e LAUDON (2001);ROSENBERG (2002); SALAS et al. (2002); YOUNG (2002); Avaliação dos programas de EADI Identificar como as organizações estão gerindo a avaliação seus cursos de EADI ARETIO (1994); CAMPBELL (1997); GERBMEN (1997); HALL (1997); AMOR (2000); EBOLI apud INTERAÇÃO, (2000); MEISTER (1999); HUSEMAN e GOODMAN apud WENTLING et al. (2000); NURMI apud WENTLING et al. (2000); PHILLIPS apud WENTLING et al. (2000); URDAN e WEGGEN (2000); WENTLING et al. (2000); YOUNG (2001); CHEONG (2002); GOODRIDGE (2002); ROSENBERG (2002); HURAN (2002); ROSA e MOREIRA (2002);LAUDON e LAUDON (2001); Dados organizacionais e pessoais do entrevistado Levantar os dados pessoais e organizacionais necessários para a pesquisa

11 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 6 – Estudo de múltiplos casos  12 empresas: Face-a-face (9): 7 em SP, 1 SC e 1 RS Via correio (3): 3 em SP  Das 48 empresas que possuem EADI: 5Não quiseram participar da pesquisa 30Não responderam ao questionário 12Participaram da pesquisa N o empresas*Utilizam EADI * Uma das empresas que participou do estudo exploratório não consta neste quadro.  Método: estudo de múltiplos casos

12 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados  Os três principais motivos para a não utilização da EADI Total de citações* Não faz parte da estratégia da organização 20 Como a EADI é muito recente, pouco se sabe sobre a sua aplicação 10 Falta de infra-estrutura de TI 8 Total de citações* Como meio para atingir os objetivos estratégicos do negócio9 Para reduzir os custos7 Para possibilitar que mais colaboradores tenham acesso à capacitação6  Os três principais motivos para a adoção da EADI * 64 respondentes. * 12 respondentes.

13 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos  Mudança no foco dos treinamentos: Os cursos estão disponíveis aos colaboradores a qualquer hora durante o horário de espediente e em algumas empresas até for a dele. Quatro empresas estão utilizando os cursos de EADI para desenvolver as competências desejadas em seus colaboradores. O foco principal dos cursos de EADI está nos colaboradores, mas começa a se observar uma movimentação em expandir os cursos de EADI para a cadeia de valor. Os cursos de EADI desenvolvidos ou adotados pelas empresas pautadas pela gestão de pessoas por competência (4) ou gestão por performance (1), primam por um processo contínuo de aprendizagem planejada para o desenvolvimento dos colaboradores. As empresas estão avaliando os resultados do treinamento principalmente pela melhora do desempenho do colaborador no trabalho.

14 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos  Formas de capacitação organizacional 3 Universidades corporativas (UC) 6 Centros de treinamentos (CT) 2 Universidades Corporativas e Centros de Treinamentos  As diferenças levantadas na literatura entre CT e UC não corresponderam ao encontrado nas empresas pesquisadas, ou seja, as empresas pesquisadas confundem a UC com CT, aquela vindo em substituição a este, porém com a manutenção do mesmo papel.  Se observou somente 2 diferenças significativas entre a utilização da EADI pelas UCs e CTs: somente empresas de capital estrangeiro possuem UCs os investimentos iniciais nas empresas que possuem UCs são sempre maiores que o daquelas que possuem CTs

15 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos  A EADI começou a aparecer nas empresas pesquisadas a partir de 2001  Tendência de aumento na utilização da EADI pelas empresas nos próximos dois anosdois anos  O número de cursos de EADI não são influenciados pelo tempo de utilização dos mesmos pela empresa  Os gerentes estão se dando conta que a quantidade de cursos não é o mais importante e sim a qualidade e utilidade dos cursos oferecidos  A maior parte dos cursos realizados é individual e baseada na auto- instrução ou auto-desenvolvimento

16 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos  As empresas não possuem um padrão comum de avaliação, cada uma está avaliando de uma forma diferente os cursos de EADI.  Plataformas para gerenciamento dos cursos de EADI: Lotus Note (1); Sabba (2); Oracle (1); MHW (1); Desenvolvida pela empresa (2); Não sabiam (2); Possuíam mas não sabiam o nome (3)  Seis empresas estão se preocupando em disponibilizar os cursos de EADI através da Internet. Todas empresas oferecem acesso aos cursos através da Intranet  Cinco empresas não oferecem nenhum tipo de interação entre os estudantes, ou seja, não oferecem nenhuma forma de comunicação tipo Fórum e Chat  A maioria das empresas possui cursos em mais de um idioma

17 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos  As 3 vantagens mais citadas foram: Atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em diferentes locais Facilidade de aumentar o número de alunos por curso Redução total dos custos com treinamento”  As 3 desvantagens mais citadas foram: Altos custos iniciais do programa Dificuldade de encontrar método de avaliação confiável Falta de socialização entre os participantes

18 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Considerações finais  Implicações gerenciais Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem tanto as empresas que estão pensando em adotar a EADI para capacitação dos seus colaboradores, fornecendo subsídios para suas decisões quanto à estruturação, gestão e utilização de algumas tecnologias para os cursos, quanto às empresas que já utilizam a EADI. Para estas os resultados podem mostrar diferentes formas de avaliação, gestão, tecnologias utilizadas e informações que podem ser úteis para melhorar a qualidade da capacitação oferecida aos colaboradores através da EADI.

19 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Condiderações finais  Limites de pesquisa Por se tratar de uma pesquisa de cunho exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas nem por isso deixam de ser válidos. Os estudo de caso basearam-se fortemente no depoimento de pessoas que integram a administração dos programas de EADI nas empresas. Por se tratar de uma amostra que se encontra dispersa geograficamente não foi possível realizar mais entrevistas face-a-face pelo alto custo de deslocamento. As empresas (três) que responderam o questionário via correio não contribuíram tanto para a pesquisa como as que foram entrevistadas face-a-face.

20 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Considerações finais  Sugestão de pesquisas futuras Pesquisar algum método de avaliação mais adequado para a EADI nas empresas. Pesquisar uma forma de mensurar o retorno do investimento na EADI para conseguir tornar mais claro o seu retorno para a alta gerência, pois compará-lo com o presencial pode não ser a melhor forma de medir se o investimento de EADI está sendo vantajoso. A realização de uma survey poderia validar (ou não) os resultados apresentados nesta pesquisa.

21 Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Tatiana Ghedine Orientador: Henrique Freitas 11 de março de 2004

22 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados  Perspectiva de utilização da EADI Total de citações Sim, no próximo ano18 Sim, em um período de um ano32 Sim, em um período de cinco anos10 Não13 Não responderam3 76

23 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 3 – Estudo exploratório  Duas empresas Uma com Universidade Corporativa – situada em POA/RS, pertencente ao setor varejista Uma com Centro de treinamento –situada em Curitiba/PR, pertencente ao setor automobilístico  Entrevistas semi-estruturadas Gravadas e transcritas na integra pela pesquisadora

24 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Etapa 5 – Validação do instrumento de pesquisa  Validação de conteúdo por dois especialistas Um acadêmico Um empresário da área de EADI  Todas as sugestões quanto ao formato e ao conteúdo foram acatadas

25 Dissertação de Mestrado Tatiana Ghedine Principais Resultados – múltiplos casos N o de empresas* Técnicos11 Pessoal da área operacional10 Gerentes10 Diretores9 Vendedores7  Público alvo dos cursos de EADI N o de empresas* Soft skills11 Treinamentos de aplicações para PCs10  Abrangência dos temas dos cursos * Resposta múltipla. Total de respondentes 12.


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