A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico."— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico

2 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Conteúdo Programático desta aula  Analisar a crise dos grandes modelos explicativos a partir, especialmente, dos anos 1970;  Definir o o chamado “giro linguístico”;  Destacar seus impactos para o trabalho dos historiadores.

3 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA A época dos grandes paradigmas. Anos 1930-70/80: grandes avanços no aperfeiçoamento da História como disciplina.. Aproximação de outras ciências sociais, desenvolvimento de inovadoras correntes do marxismo, incremento da história quantitativa.. Anos 70: situação de perda de segurança em relação aos grandes paradigmas e ascensão de novas formas de interpretação da sociedade, da cultura e da história.

4 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Anos 1970/80 O objeto da história desloca-se das grandes estruturas e dos mecanismos que regulam as relações sociais para as racionalidades e estratégias executadas por comunidades, famílias, indivíduos. Há um deslocamento de olhar das regras para os usos inventivos. Com a crítica aos grandes paradigmas, particularmente ao marxismo e ao estruturalismo, apagava-se, ainda que provisoriamente, o projeto de uma síntese de saberes sobre as sociedades. Maio de 68: emergência de novos atores sociais; politização do cotidiano, o progresso deixa de ser uma certeza. Maio de 68 na França.

5 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA O historiador e o campo da linguagem O campo da linguagem se descortina para o historiador a partir desse momento. Consequências para o trabalho do historiar tanto no que se refere à forma como ele lida com as fontes, quanto para a forma como percebe o passado e o seu próprio trabalho. O chamado “giro linguístico”. Publicação do livro “Metahistória” de Hayden White. “Metahistória”, de Hayden White

6 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA “Em linhas gerais, por giro linguístico entende-se aquela direção da filosofia orientada para uma atenção primordial com a linguagem, quer dizer, orientada para o entendimento e proposição radical de que todos os problemas filosóficos podem ser reduzidos, transferidos, ao problema central da existência, estrutura e uso da linguagem; que falar do mundo é falar e compreender melhor os termos pelos quais falamos dele” (ARÓSTEGUI, Julio. A Pesquisa Histórica. Teoria e método. p.183.) Alguns significados disso: 1.O documento não é reflexo do acontecimento 2.Os historiadores passam a atentar para o discurso, para a forma como um objeto histórico é construído discursivamente e para a própria narrativa que constroem e produzem. 3.Escrever é um ato ficcional, é buscar palavras para explicar uma experiência, mas não é “a” experiência (White)

7 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Michel de Certeau e a “operação historiográfica” TCC A operação historiográfica Lugar social Práticas/ procedimentos de análise Escrita/ texto

8 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA “ Crise” da história e das ciências sociais e o aparecimento de propostas renovadoras “A crise dos grandes paradigmas da época de esplendor não significou nenhum enfraquecimento da produção historiográfica, começando por seu próprio volume e nem mesmo um movimento de introspecção da disciplina, mas, muito pelo contrário, as coisas ocorreram no sentido da expansão, da busca, ao menos, de novos campos temáticos e também de certa dispersão e fragmentação das práticas. (ARÓSTEGUI, Julio. A Pesquisa Histórica. Teoria e método. p.208.)

9 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Síntese – o que vimos na aula de hoje - Analisamos os elementos que explicam a crise dos grandes modelos explicativos a partir dos anos 1970; -Buscamos definir o chamado “giro linguístico”; - Destacamos o impacto dos estudos no campo da linguagem para o o trabalho dos historiadores.

10 A DERROCADA DOS MACRO MODELOS E A PROPOSTA DO GIRO LINGUÍSTICO – AULA 4 PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Para saber mais:.Texto de Hayden White – “Teoria Literária e Escrita da história”, disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/articl e/view/1978/1117


Carregar ppt "PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google